Novidade de beauté! Dermato conta benefícios do ácido tranexâmico
Publicado em 16 de outubro de 2020 18:44
Por Marina Couto
Tem novidade no universo de skincare! É o ácido tranexâmico, um ativo que ajuda a clarear manchas na pele. Quer saber mais sobre o tratamento? Quais são os principais benefícios? De que forma ele pode ser usado? A dermatologista Fernanda Nichelle contou detalhes para o Purepeople. Confira!
O ácido tranexâmico é um ativo que ajuda a clarear manchas na pele
O ácido tranexâmico reduz manchas provocadas pela exposição solar
Quem tem pele negra precisa ter cuidado ao usar ácido tranexâmico
O ácido tranexâmico inibe enzimas na pele que podem escurecer a região
Antes de usar o ácido tranexâmico, procure um profissional de confiança
O ácido tranexâmico pode ser usado de forma tópica, oral ou injetável
As sessões variam de acordo com cada paciente e as respectivas manchas
Depois de usar o ácido tranexâmico, é importante evitar exposição solar e usar muito filtro!
Veja + após o anúncio

Sol, acne, melasma... tudo isso pode provocar incômodas manchas na pele. E sabe o que pode te ajudar a minimizar essas marcas? O ácido tranexâmico! O ativo é um queridinho no universo do skincare por conta da sua ação clareadora rápida e eficiente. Quem conta mais detalhes é a dermatologista Fernanda Nichelle, que falou tudo sobre o tratamento, seus benefícios e os cuidados antes e depois do uso. Saiba mais!

O que é e quais são os benefícios do ácido tranexâmico

Se você ouviu falar em ácido tranexâmico, mas não sabe bem do que se trata, a gente te ajuda. "O ácido tranexâmico é um ativo que tem como função impedir o escurecimento da pele e clarear as manchas escurecidas como melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória (por acne, por exemplo) e manchas solares", explica a dermato. Além disso, ele pode ser usado de forma tópica, em dermocosméticos, oral ou injetável.

Saiba como funciona o tratamento com ácido tranexâmico

De acordo com Fernanda, o ácido funciona da seguinte maneira na pele: ele reduz a atividade da tirosinase, uma enzima-chave da síntese de melanina, assim como inibe a conversão do plasminogênio em plasmina, uma substância que é liberada sempre que a pele sofre uma agressão, como exposição solar, inflamação da acne ou um machucado. Em termos práticos, o tratamento tem função clareadora, eliminando manchas e marcas aparentes na pele. Vale reforçar, no entanto, que um acompanhamento é essencial para garantir o efeito esperado e evitar problemas futuros. "Seu uso sistêmico prolongado eleva o risco de fenômenos tromboembólicos, sendo contraindicado em trombopatias agudas e usado com cautela em pacientes com tendência conhecida para trombos".

O ácido tranexâmico pode ser usado em pele negra?

Também é importante ter cuidado no uso do ácido em quem tem pele negra. Isso porque, conforme a médica, quanto mais escura for a pele, mais tendência tem de manchar. Porém, em alguns casos, o tratamento com ácido tranexâmico pode ser usado sem riscos. Por isso, a consulta com um profissional de confiança é a melhor solução antes de sair passando seus cremes sem prescrição.

Os cuidados antes e depois do ácido tranexâmico

Entre as vantagens do ácido tranexâmico, além de seus efeitos na pele, é que a substância, quando injetável, não exige preparação prévia. Se usado de forma oral, alguns exames são necessários para checar a coagulação. "Após o uso, a pele pode ficar mais sensível. É preciso evitar exposição solar e usar muito filtro!". A dermato também explica que a quantidade de sessões varia de acordo com as manchas, pois as mais tardias demandam mais tempo.

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Pele Estética Beleza & Estética
Sobre o mesmo tema
Wanessa Camargo falida? No 'BBB 24', cantora surpreende com revelações sobre vida financeira: 'Como vou pagar as contas?'
Wanessa Camargo falida? No 'BBB 24', cantora surpreende com revelações sobre vida financeira: 'Como vou pagar as contas?'
13 de janeiro de 2024
Calça vermelha é fashion sim! Novidade invade mundo da moda e nós escolhemos 4 modelos para você comprar
Calça vermelha é fashion sim! Novidade invade mundo da moda e nós escolhemos 4 modelos para você comprar
14:50
Notícias similares
Cleansing oil: 5 opções para limpar a pele suavemente antes de dormir!
Cleansing oil: 5 opções para limpar a pele suavemente antes de dormir!
7 de dezembro de 2023
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
11 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias