Já em sua reta final, o reality show culinário 'Chef de Alto Nível' foi a aposta da Globo para bater de frente com o 'MasterChef Brasil', da Band. Embora perca entre a preferência do público nas redes sociais, a estratégia foi certeira, já que o programa apresentado por Ana Maria Braga é um verdadeiro fenômeno de audiência.
E, apesar de muitos acharem que a comandante do 'Mais Você' está 'apagada' durante o 'Chef de Alto Nível', o que quase ninguém imagina é a bolada que Ana Maria Braga ganhou para comandar o reality show na TV Globo. De acordo com o jornalista André Romano, do site Observatório da TV, a emissora não economizou no salário da veterana.
Segundo uma publicação do colunista, baseada em informações de mercado, Ana Maria Braga recebe um salário fixo na Globo de cerca de R$ 900 mil por mês. Esta é uma pequena parte de seus ganhos na emissora, já que ela também recebe por participação em campanhas publicitárias e contratos de merchandising.
Desta forma, estima-se que o seu faturamento ultrapasse os R$ 5 milhões por mês, incluindo os ganhos com o 'Chef de Alto Nível' e o 'Mais Você'. E o sucesso é tanto que a Globo confirmou uma segunda temporada do reality show, prevista para estrear no segundo semestre de 2026, também sob o comando de Ana Maria Braga.
Desde que estreou, o 'Chef de Alto Nível', que segue os moldes do 'Next Level Chef', vem sendo alvo de críticas e apontamento na web. A disputa é dividida entre cozinheiros amadores, cozinheiros da internet e chefs de cozinha, que batalham em três andares diferentes de uma torre, cada uma com um nível de sofisticação e recursos superior.
Mas, para muitas pessoas, a presença de Ana Maria Braga no reality show não está à altura do seu nome. Isso porque a apresentadora, considerada uma das maiores da história da TV brasileira, tem pouco espaço de tela em uma edição corrida e ainda seria 'dispensável', já que a apresentação na maior parte é feita pelos chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
No X, muitos internautas opinaram sobre o assunto: "O que ela faz ali não é nada diferente dos chefs. Não tô entendendo o objetivo de colocar a Ana Maria nesse programa", disparou uma pessoa. "Ela tá ali só pra justificar o patrocínio. Sem função real no formato", apontou outra. "Ana Maria virou figurante de luxo. Aparece, dá uma volta e some", criticou uma terceira.