A morte de Ronald Golias completa 20 anos neste sábado (27). O icônico humorista veio a óbito por insuficiência múltipla de órgãos, após enfrentar uma série de complicações de saúde nos meses anteriores. Um desses problemas foi revelado ao vivo - e sem querer - durante um programa de televisão.
Em março de 2004, Golias fez uma participação no programa “Hebe”. Na ocasião, ele estava prestes a estrear a sitcom “Meu Cunhado”, com Moacyr Franco, que também estava sentado no sofá da rainha da televisão. O humorístico ficou engavetado por um longo período e, finalmente, seria exibido ao público.
Segundo informações do Estadão, Hebe Camargo, Moacyr e Carlos Alberto de Nóbrega bajularam bastante Golias durante a participação, em uma forma discreta de manifestar torcida pela cirurgia que ele realizaria no dia seguinte. Eles não revelaram detalhes ao público.
No entanto, Sonia Abrão, que também estava no programa, abriu a boca e revelou tudo: Golias colocaria um marcapasso. Os demais convidados ficaram constrangidos com a revelação e a jornalista soltou: "Ih, não era pra contar?".
Cerca de um mês depois, Golias precisou passar por uma operação devido a um coágulo no cérebro. O humorista sofreu diversas quedas por conta do estado de saúde debilitado. Ele ainda estava em processo de recuperação do procedimento do marcapasso quando foi internado novamente.
Em setembro de 2005, Golias foi internado na UTI de um hospital de São Paulo por conta de uma infecção pulmonar que se tornou generalizada. Ele passou a respirar por ajuda de aparelhos. Apesar da gravidade do estado, no dia 13 daquele mês, os médicos ainda tinham perspectiva de melhora. No entanto, 14 dias depois, o comediante faleceu.
“Era um homem compenetrado em suas tarefas. Estudava detalhe por detalhe a cena que traria a explosão do riso. É difícil tentar definir Ronald Golias. O melhor é rir de novo com a lembrança desse homem, cujo dom era criar momentos de felicidade", disse Hebe em nota divulgada à imprensa após a morte do amigo.
player2