
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro estão a todo vapor. Nesta segunda, 03, acontece o 2º dia do evento, composto por quatro escolas, conforme a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa).
Unidos da Tijuca, Beija-flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel abrem a noite de desfiles, em mais um dia quente na capital fluminense, ultrapassando os 30 graus.
Em tom de despedida, Neguinho da Beija-Flor deixa o posto de intérprete após 50 anos com a azul e branca, em ano que homenageia Laíla, um dos maiores nomes do carnaval. Já para a última noite de desfiles: Mocinha Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela encerram a festa na Marquês da Sapucaí.

Neste ano, outra despedida marca a festa no Rio. Paolla Oliveira se aposenta do posto de rainha de bateria da Grande Rio. Ainda em março, a atriz será vista no remake de 'Vale Tudo' como Heleninha Roitman. O folhetim da Globo estreia dia 31 no lugar de 'Mania de Você'.
Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Unidos a Viradouro (campeã de 2024) e Mangueira agitaram a noite de domingo dos foliões. Nesta 53ª edição, o Estandarte de Ouro, premiação que celebra o carnaval carioca, homenageia os que desempenham seu melhor papel.
Em cada um dos três dias de desfiles do Grupo Especial haverá uma escola finalista, que conta com júri oficial e sete convidados. Logo, a Imperatriz é a primeira finalista para o prêmio de melhor escola.

Campeã nove vezes, a mais recente em 2023, a verde e branca apresentou o enredo "Ómi Tútu ao Olúfon - Água fresca para o senhor de Ifón". Em 2023, a agremiação dispensou Rafa Kalimann após polêmica, incluindo Maria Mariá como a nova rainha de bateria.
Embora o carnaval deste ano contou com algumas novidades, como os três dias de desfiles e o júri para o Estandarte de Ouro, o dia da apuração segue a mesma.
Ela se realizará, ao vivo, na tarde de Quarta-feira de Cinzas após o Jornal Hoje. A leitura dos envelopes com as notas dos jurados acontecerá na Praça da Apoteose, na região central da capital fluminense.