
Dois dias depois da morte que pegou o mundo de surpresa, o velório do Papa Francisco está acontecendo a partir desta quarta-feira (23) na Basílica de São Pedro, no Vaticano [veja fotos emocionantes aqui]. Mas os detalhes do funeral do pontífice também já estão decididos e foram divulgados pelo Vaticano.
Como manda a tradição da Igreja Católica antes da realização de um novo Conclave, o corpo do Papa Francisco ficará exposto por alguns dias para o último adeus dos fiéis e lideranças de todo o mundo. No entanto, Papa Francisco mudou alguns detalhes importantes que envolvem o material do seu caixão e até mesmo o local onde será sepultado.
A seguir, o Purepeople te conta todos os detalhes do sepultamento do Papa Francisco.

Na manhã desta quarta-feira (23), às 06h pelo horário de Brasília, o corpo do Papa Francisco foi transferido para a Basílica de São Pedro em uma procissão que partiu da Capela de Santa Marta, onde líderes religiosos e membros restritos se despediram em particular em uma cerimônia prévia.
Na Basílica, Papa Francisco será velado até as 20 horas (15h em Brasília) da sexta-feira (25), quando o caixão é fechado. A pedido do pontífice, suas vestes incluem casula vermelha e mitra branca, enquanto ele segura um rosário. Já segundo informações da multidão presente no Vaticano, as filas estão demorando cerca de 5 horas.
O funeral do Papa Francisco acontece no próximo sábado (26), a partir das 5 horas da manhã (horário de Brasília). A cerimônia tem início com a Missa das Exéquias, que marca o início do luro de 9 dias e orações pelo Papa Francisco, e em seguida são realizadas as despedidas solenes Última Commendatio e Valedictio.

O fim do funeral será o sepultamento do Papa Francisco, que voltará para dentro da Basílica de São Pedro e, de lá, será transferido para a Basílica Santa Maria Maggiore, conhecida como Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice será sepultado ainda no sábado, conforme pedido pelo próprio.
Antes de morrer, Papa Francisco deixou um testamento pedindo para que seu corpo fosse enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, lugar em que costumava frequentar para fazer sua orações. Tradicionalmente, os Papas costumam ser enterrados na própria Basílica de São Pedro, onde acontece o velório.
"Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo deve ser enterrado; simples, sem decoração especial e com a única inscrição: Franciscus", disse em seus escritos.

Em toda a história, mais de 90 papas estão sepultados na Basílica de São Pedro. Francisco será apenas o oitavo a ser enterrado na Igreja de Santa Maria Maior, cujo último pontífice sepultado lá foi Clemente IX, em 1669. O último Papa enterrado fora da tradicional Basílica de São Pedro foi Leão XIII, em 1903.
Antes mesmo do Vaticano anunciar data, hora e detalhes do funeral do Papa Francisco, vários líderes mundiais já haviam confirmado presença. A solenidade, que sempre conta com presenças marcantes, terá Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, Lula e sua esposa, Janja, além do presidente da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Até mesmo Javier Milei, o presidente da Argentina - país de origem de Francisco - anunciou que comparecerá ao local. Segundo a agência russa Tass, Vladimir Putin não deve comparecer ao funeral do Papa Francisco e será substituído pelo porta-voz Dmitry Peskov.