Como funciona o conclave? Tudo sobre o processo que vai eleger o sucessor de Papa Francisco
Publicado em 21 de abril de 2025 às 11:06
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
O conclave deve ter início duas semanas depois da morte do Papa Francisco.
Como funciona o conclave? Tudo sobre o processo que vai eleger o sucessor de Papa Francisco Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21) Papa Francisco enfrentava problemas respiratórios graves nos últimos meses Papa Francisco passou 38 dias internado, entre fevereiro e março Papa Francisco foi acometido por uma pneumonia bilateral
Veja + após o anúncio

Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos. Além do velório do pontífice, cujos protocolos foram simplificados a pedido do próprio, o mundo também volta suas atenções para a escolha do sucessor. O novo líder da Igreja Católica será definido em um processo conhecido como conclave.

A reunião de cardeais eleitores só deve ter início daqui 15 a 20 dias, pois é preciso esperar que todos eles cheguem até Roma. Eles ficarão hospedados na Casa de Santa Marta, mas a eleição acontece na Capela Sistina desde o século XV.

Estima-se que, atualmente, 138 cardeais votem na eleição do novo papa. A regra é que os votantes tenham menos de 80 anos até o dia 21 de abril de 2025, data da morte de Francisco. Todos eles podem ser votados, mas não podem votar em si mesmos.

Veja + após o anúncio

O conclave começa com a missa “Pro Eligendo Papa”, na Basílica de São Pedro. Não é certeza, mas a primeira rodada de votação pode acontecer ainda no primeiro dia. Nos outros dias, duas rodadas de votação acontecem na manhã e mais duas, durante a tarde. Há pausas durante o processo: a primeira acontece depois de três dias e a suspensão dura até 24 horas.

Todos os eleitores recebem cédulas com a frase “Elejo como sumo pontífice” ("Eligo in Summum Pontificem"). Antes de iniciar a votação, os cardeais repetem em voz alta, em latim, a promessa de votar em quem considera mais capacitado para assumir o papado.

Três cardeais são eleitos como escrutinadores, ou seja, os responsáveis por apurar os votos. O primeiro abre todas as células, copia o nome de cada um dos votados e passa para o segundo escrutinador, que verifica os votos. Até aqui, todo o processo acontece no mais absoluto silêncio. Cabe ao terceiro pronunciar em voz alta os nomes que constam em todas as células.

Veja + após o anúncio

O último escrutinador passa uma agulha com linha em cada célula. No final da contagem, todos os votos estão presos em um círculo com as pontas amarradas. As cédulas com os votos são incineradas duas vezes ao dia. 

Há dois fornos durante o conclave: uma para queimar as cédulas e outro para criar a fumaça que comunica o mundo do resultado - ou da falta dele. Se a fumaça for escura, é sinal de que não formou-se maioria e ainda não se tem um novo papa.

No dia 12º dia e após 34 rodadas de votação, o candidato que obtiver 2/3 dos votos será eleito o novo papa. No entanto, caso não haja este quórum, abre-se uma nova votação com os dois favoritos. Novamente, é necessário que 2/3 escolham um dos candidatos para que este se torne papa.

Veja + após o anúncio

Quando dois terços entram neste consenso, cabe ao camerlengo da Igreja Católica se dirgir ao vencedor e perguntar: "Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?". Ele deve responder “accepto” para se tornar o novo papa.

Nesse momento, é a fumaça branca que anuncia aos fieis que há um novo papa. É no balcão da Basílica de São Pedro que o cardeal protodiácono anuncia: "Habemus Papam". O nome de batismo do eleito é anunciado em latim e, logo em seguida, o mundo descobre o nome que ele escolheu para ser chamado. A primeira mensagem do papa aos fieis acontece dentro da basílica.

Dos oito cardeais brasileiros, sete estão aptos a votar no conclave. São eles: Dom Sérgio da Rocha, Dom Jaime Spengler, Dom Odilo Scherer, Dom Orani Tempesta, Dom Paulo Cezar Costa, Dom João Braz de Aviz e Dom Leonardo Ulrich Steiner. 

Sobre
Palavras-chave
Famosos Internacionais Principais notícias Entretenimento Morte
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias