O cabelo está caindo demais? Confira dicas para fortalecer os fios
Publicado em 14 de outubro de 2020 17:53
Por Marina Couto
O cabelo pode cair por diferentes motivos, mas, se você tem notado que os fios estão mais fracos e a queda está além do normal, melhor investigar as causas e saber o que fazer para fortalecer as madeixas. O Purepeople reuniu dicas que podem te ajudar a saber o que está acontecendo e o que fazer. Saiba mais!
Saiba o que fazer para prevenir a queda de cabelo
É normal que caiam de 100 a 150 fios diariamente
A queda de cabelo é diferente da quebra, em que os fios estão mais ressecados e frágeis
A queda de cabelo pode ter origem em diferentes fatores
Questões emocionais e hormonais podem provocar a queda de cabelo
A má alimentação e o estilo de vida também influenciam na queda de cabelo
Procure incluir mais alimentos saudáveis em sua alimentação e evite industrializados
A hidratação é ideal para fortalecer os cabelos e evitar a queda de cabelo
Você pode investir em tratamentos mais profundos e, em alguns casos, é importante procurar um profissional
Veja + após o anúncio

Ao longo do dia, é comum perder entre 100 a 150 fios diariamente. No entanto, se a sua queda de cabelo está mais acentuada do que o normal, é melhor investigar mais a fundo. Isso porque os cabelos podem cair por diferentes motivos e, em alguns casos, cuidados e mudanças de hábitos já ajudam a deixar os fios mais fortes e saudáveis. Confira as possíveis causas, dicas de tratamento e o que fazer para acabar com a queda de cabelo.

Queda de cabelo é diferente de cabelos quebrados

Antes de mais nada, é importante diferenciar a queda da quebra de cabelo. Isso porque, quando o cabelo está quebrado, é possível que ele esteja poroso, mais ressecado e, por isso, está partindo ao meio. Já na queda de cabelo, os fios caem diretamente do couro cabeludo e existem inúmeras causas que podem estar provocando esse enfraquecimento mais severo.

Quais são as causas da queda de cabelo?

O seu cabelo pode estar caindo por diferentes motivos. O normal é cair, em média, de 100 a 150 fios por dia, mas, se você percebeu que está caindo bem mais do que isso, alguns fatores podem estar contribuindo. Questões hormonais, emocionais e hereditárias podem ser causas da queda de cabelo e, nesses casos, um profissional especializado saberá indicar os tratamentos necessários. Porém, maus hábitos do dia a dia também contribuem para a queda acentuada dos cabelos, como alimentação desequilibrada, estresse e falta de hidratação.

Uma boa alimentação evita a queda de cabelo

Uma alimentação pobre em nutrientes afeta diretamente a saúde capilar. "A base dos fios dos cabelos é composta por queratina, uma importante proteína, e de alguns minerais como ferro. A saúde não só dos cabelos, mas como um todo precisa de cuidados com alimentos ricos em nutrientes", reforça a nutricionista Ana Carolina Netto. Para a nutri Vanessa Almeida, uma alimentação rica em proteínas, ferro, zinco, selênio e boas gorduras mantém o couro cabeludo e os fios saudáveis. Além disso, ela aconselha evitar alimentos industrializados.

Mantenha os cuidados com os cabelos sempre em dia

Vale reforçar ainda que cuidar dos cabelos diariamente também previne uma possível queda, desde a forma como você lava os fios até tratamentos mais profundos. O ideal é manter um intervalo entre lavagens, mas a higienização vai depender do seu tipo de cabelo. Também é bom evitar prender os cabelos e, sempre que possível, usar acessórios de tecido para não machucar o couro cabeludo e nem enfraquecer as madeiras. Não se esqueça ainda de que a hidratação é fundamental para evitar ressecamento e manter os fios macios e saudáveis.

Tratamento com argila preta pode ajudar

Para quem busca um tratamento natural e mais intenso, a argila preta é uma ótima aliada. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o produto tem ação ativadora no couro cabeludo. "Ela tem função adstringente e favorece na ajuda do controle da queda, principalmente aquelas ligadas ao envelhecimento", afirma. Para usar, dilua o pó em água termal, água filtrada ou algum líquido da mesma marca, seguindo as orientações do fabricante. "Para retirar, devemos deixar a água cair em abundância e só depois usar shampoo e condicionadores voltados para o seu tipo de cabelo", conclui.

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Cabelo Beleza Beleza & Estilo Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
10 de janeiro de 2024
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
Tendências de cortes de cabelo para o verão e dicas essenciais de cuidados
11 de novembro de 2023
Notícias similares
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias