Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Para que servem os alimentos termogênicos? Nutri explica!

Ter um corpo saudável vai muito além de passar horas se exercitando. Também está relacionado a uma boa alimentação, principalmente em consumir ingredientes que nutrem e auxiliam no bom funcionamento do organismo. Entre eles, estão os alimentos termogênicos, que dão mais energia e auxiliam na perda de peso. Confira dicas de expert para saber mais sobre seus benefícios e quais são as melhores opções para incluir nas refeições.

Uma boa alimentação faz toda a diferença na busca por um corpo mais saudável. Mas se engana quem pensa que é só comer uma saladinha que está tudo certo. Pelo contrário; é importante variar o cardápio, incluindo os nutrientes necessários para uma boa digestão e o correto funcionamento do organismo. Nessa lista, estão incluídos os alimentos termogênicos. Você sabe quais são eles? Quais são os benefícios? A nutricionista Erica Schattka traz mais detalhes!

O que são alimentos termogênicos? Para que servem?

Antes de abastecer a despensa, é importante saber que todos os alimentos são termogênicos. A diferença é que alguns são mais potentes do que outros, já que oferecem energia extra para que o corpo faça a digestão. "Os alimentos mais termogênicos consomem mais energia do nosso corpo para serem digeridos, por isso, quando comemos esses alimentos, o nosso corpo usa as reservas de energia, glicogênio e gordura, para digeri-los", explica a nutri.

O óleo de coco é termogênico e pode ser usado como fonte de gordura

O óleo de coco é muito versátil. Pode ser usado no cabelo, na rotina de skincare e, claro, como um termogênico na alimentação. "Os ácidos graxos presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico".

Gengibre, pimenta e canela são poderosos e até auxiliam na perda de peso

Você também pode se beneficiar dos temperos para acelerar o metabolismo e ter mais energia. "A pimenta possui uma substância chamada Capsaicina, que aumenta a produção de calor no organismo, e, consequentemente, a transpiração. Esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam na perda de peso". Outra opção é a canela, ótima para controlar o açúcar no sangue. Já o gengibre tem os mesmos componentes da pimenta. "Você pode consumir o gengibre em pedacinhos na sua água, fazendo uma água saborizada e termogênica", indica Erica.

Pimenta, gengibre e canela são importantes alimentos termogênicos
Pimenta, gengibre e canela são importantes alimentos termogênicos

Saiba como incluir o extrato de chá verde na alimentação

O chá verde já é rico em benefícios, mas o seu extrato é ainda mais potente para quem precisa de um boost na rotina, já que tem cafeína e ajuda a queimar gordura. "Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia", orienta a expert.

Não deixe de lado as leguminosas!

Por fim, alimentos como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico, também conhecidos como leguminosas, também atuam como termogênicos no organismo. Isso porque eles são constituídos por proteínas, com fibras e amido que são mais resistentes à digestão e fazem o corpo gastar mais energia de forma duradoura. Mas vale reforçar que é importante consultar um profissional que vai adequar esses alimentos de acordo com a sua necessidade, combinado?

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.