Para que servem os alimentos termogênicos? Nutri explica!
Publicado em 11 de setembro de 2020 17:22
Por Marina Couto
Ter um corpo saudável vai muito além de passar horas se exercitando. Também está relacionado a uma boa alimentação, principalmente em consumir ingredientes que nutrem e auxiliam no bom funcionamento do organismo. Entre eles, estão os alimentos termogênicos, que dão mais energia e auxiliam na perda de peso. Confira dicas de expert para saber mais sobre seus benefícios e quais são as melhores opções para incluir nas refeições.
O que são alimentos termogênicos e quais são os benefícios? Nutri responde!
Todos os alimentos são termogênicos, mas alguns são mais potentes do que outros
Especiarias como pimenta e canela são poderosos termogênicos
Os alimentos termogênicos dão energia extra para o corpo e facilitam a digestão
Alguns alimentos termogênicos também auxiliam na perda de peso
O extrato de chá verde é concentrado e acelera o metabolismo
Aposte no gengibre para auxiliar na queima de gordura
Antes de incluir os alimentos termogênicos na rotina, certifique-se com um profissional de que eles são adequados para você
Veja + após o anúncio

Uma boa alimentação faz toda a diferença na busca por um corpo mais saudável. Mas se engana quem pensa que é só comer uma saladinha que está tudo certo. Pelo contrário; é importante variar o cardápio, incluindo os nutrientes necessários para uma boa digestão e o correto funcionamento do organismo. Nessa lista, estão incluídos os alimentos termogênicos. Você sabe quais são eles? Quais são os benefícios? A nutricionista Erica Schattka traz mais detalhes!

O que são alimentos termogênicos? Para que servem?

Antes de abastecer a despensa, é importante saber que todos os alimentos são termogênicos. A diferença é que alguns são mais potentes do que outros, já que oferecem energia extra para que o corpo faça a digestão. "Os alimentos mais termogênicos consomem mais energia do nosso corpo para serem digeridos, por isso, quando comemos esses alimentos, o nosso corpo usa as reservas de energia, glicogênio e gordura, para digeri-los", explica a nutri.

O óleo de coco é termogênico e pode ser usado como fonte de gordura

O óleo de coco é muito versátil. Pode ser usado no cabelo, na rotina de skincare e, claro, como um termogênico na alimentação. "Os ácidos graxos presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico".

Gengibre, pimenta e canela são poderosos e até auxiliam na perda de peso

Você também pode se beneficiar dos temperos para acelerar o metabolismo e ter mais energia. "A pimenta possui uma substância chamada Capsaicina, que aumenta a produção de calor no organismo, e, consequentemente, a transpiração. Esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam na perda de peso". Outra opção é a canela, ótima para controlar o açúcar no sangue. Já o gengibre tem os mesmos componentes da pimenta. "Você pode consumir o gengibre em pedacinhos na sua água, fazendo uma água saborizada e termogênica", indica Erica.

Pimenta, gengibre e canela são importantes alimentos termogênicos © Pexels/Pok Rie

Saiba como incluir o extrato de chá verde na alimentação

O chá verde já é rico em benefícios, mas o seu extrato é ainda mais potente para quem precisa de um boost na rotina, já que tem cafeína e ajuda a queimar gordura. "Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia", orienta a expert.

Não deixe de lado as leguminosas!

Por fim, alimentos como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico, também conhecidos como leguminosas, também atuam como termogênicos no organismo. Isso porque eles são constituídos por proteínas, com fibras e amido que são mais resistentes à digestão e fazem o corpo gastar mais energia de forma duradoura. Mas vale reforçar que é importante consultar um profissional que vai adequar esses alimentos de acordo com a sua necessidade, combinado?

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Dieta Saúde Beleza Boa forma
Sobre o mesmo tema
Mudança no corpo de Bruna Biancardi após gravidez choca e modelo comemora: 'Quando as roupas voltam a servir'
Mudança no corpo de Bruna Biancardi após gravidez choca e modelo comemora: 'Quando as roupas voltam a servir'
8 de janeiro de 2024
Onda de hate e perda de seguidores: como Davi foi de preferido absoluto a acumulador de polêmicas pós-'BBB 24'? Especialista explica!
Onda de hate e perda de seguidores: como Davi foi de preferido absoluto a acumulador de polêmicas pós-'BBB 24'? Especialista explica!
25 de abril de 2024
Notícias similares
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
17 de novembro de 2023
O perfume brasileiro de 80 reais que vai te deixar com o mesmo cheiro que a fragrância da Taylor Swift
O perfume brasileiro de 80 reais que vai te deixar com o mesmo cheiro que a fragrância da Taylor Swift
21 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias