Reverter queda de cabelo com massagem no couro cabeludo? Dermatologista explica
Publicado em 31 de março de 2019 08:30
Por Purepeople
Você sabia que uma simples massagem no couro cabeludo pode estimular o crescimento dos fios? Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo temporária, principalmente no outono. A boa notícia é que essa perda dos fios pode ser revertida apenas com uma massagem no couro cabeludo para estimular a circulação periférica. O dermatologista Guilhermo Loda comenta essa e mais outras dicas para estimular o crescimento de forma saudável
Dermatologista dá dicas de como recuperar os fios durante uma queda de cabelo temporária
Queda de cabelo temporária: mesoterapia, massagem no couro cabeludo, dermatologista dá dicas de como recuperar os fios
Muitas mulheres sofrem de queda de cabelo temporária, dermatologista Guilherme Loda dá dicas de como reverter esse quadro
Uma simples massagem no couro cabeludo pode estimular o crescimento do cabelo
Mesoterapia pode resolver uma queda de cabelo temporária, já que injeta substâncias que estimulam o crescimento dos fios direto no couro cabeludo
Cuidado ao trançar os cabelos. O penteado recorrente pode causar alopecia por tração
Dermatologista Guilherme Loda dá dicas de como reverter uma queda de cabelo temporária
Massagem diária, dermocosméticos, manipulados, dermatologista dá dicas de como reverter uma queda de cabelo temporária
Veja + após o anúncio

Um cabelo bonito e brilhoso é sinônimo de autoestima boa e muitos cuidados diários. É muito comum nessa época do ano as pessoas cuidarem mais do cabelo para recuperar os danos causados pelo Verão, e para recuperar os fios por conta da mudança de cor do cabelo para seguir as tendências capilares da meia-estação. Para isso, as mulheres lançam mão decuidados básicos no dia a dia e até fazemreceitas caseiras para manter o cabelo bonito. Mas e quando os fios vão perdendo o brilho e diminuindo o volume? E quando as madeixas começam a cair e você se dá conta que é uma perda significativa? É hora de ligar o alerta e perceber que algo em você não está bem e precisa ser tratado.

Queda de cabelo temporária

De acordo com o dermatologista Guilhemo Loda, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a queda de cabelo, ou alopecia, é causada por vários fatores que somente um exame de sangue é capaz de identificar o que desencadeou a perda significativa dos fios. Existem dois tipos de alopecia: a cicatricial, que é mais grave, e a não cicatricial, que é a mais comum e pode ser revertida com algum medicamento e cuidados em casa. É que muita das vezes o hábito de não se alimentar de forma saudável impacta diretamente na saúde dos seus fios. Além disso, alterações hormonais e até o simples fato de puxar demais o cabelo desencadeiam em uma queda. Veja algumas dicas indicadas pelo dermatologista para reverter essa de queda de cabelo temporária.

Tenha uma alimentação saudável

Na maioria das vezes a correria do dia a dia atrapalha a alimentação das pessoas. Principalmente quem come em restaurantes self-service ou em fast food. Toda pessoa deve ter uma alimentação balanceada, com nutrientes e rica em fibras. Quando o organismo não recebe as vitaminas e nutrientes necessários, o corpo emite sinais e a queda de cabelo é um aviso de que algo não vai bem e precisa ser ajustado. "Ter uma alimentação rica em fibras é muito importante principalmente nesse momento de queda de cabelo temporária".

Use cosméticos que estimulem a circulação do couro cabeludo

Vários dermatologistas receitam cosméticos ou comprimidos que tenham componentes que estimulem a circulação periférica do couro cabeludo. Guilhermo Loda comenta que o mais importante é que o dermocosmético tenha um complexo de vitamina B, como pantenol e a biotina, além dos aminoácidos essenciais para manter a estrutura do fio forte e saudável. "Um dos mais comuns é a manipulação com minoxidil, que pode ser formulado de 2 a 5% em sua composição. Ele promove uma vasodilatação potente e de longa duração que estimula o crescimento do cabelo de forma eficiente".

Mesoterapia capilar

A mesoterapia capilar é um procedimento minimamente invasivo realizado em consultórios por meio de injeções com agulhas bem finas que injetam no couro cabeludo substâncias como vitamina B, minoxidil, aminoácido essenciais e outras substâncias que promovem o crescimento dos fios.

Massageie o couro cabeludo ao lavar os cabelos

Talvez você não saiba, mas um ato muito simples que pode resolver a queda capilar (depois que for feito um exame para investigar a causa da perda dos fios) é a massagem no couro cabeludo ao lavar a cabeça. "Sim, uma simples massagem de alguns minutos no couro cabeludo pode estimular a circulação periférica e assim melhorar a chance do crescimento do cabelo na região afetada", explica Loda.

Colírio para estimular o crescimento dos fios?

Muitas pessoas não sabem, mas o latanoprosta é um colírio indicado para pessoas que possuem glaucoma, para reduzir a pressão intraocular. Mas o que o latanoprosta tem a ver com isso? Guilheremo Loda explica que que o uso resultou em um efeito colateral em que foi notado o aumento do número, comprimento e espessura dos cílios. E, por isso, passou a ser indicado também para o crescimento dos fios no couro cabeludo. Basta aplicar a solução no local indicado, massageando o couro cabeludo para estimular a circulação periférica.

Não trançar os cabelos com força

"Para muitos, principalmente para os afro-descendentes, trançar o cabelo é um hábito cultural, mas o problema começa quando o fio é puxado com muita força, causando uma tração muito forte. Essa tração provoca uma queda significativa dos fios, pois afeta a raiz. Apesar de ser um hábito cultural, é muito importante ter cuidado na hora de trançar os fios, para que não ocorra danos ao couro cabeludo por tração", finaliza o professor do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, da Santa Casa de Misericórdia do Rio..

(Por Bianca Lobianco)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Principais notícias Cabelo Beleza Saúde Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Maiara explica mensagem para Fernando Zor durante show. Confira!
Maiara explica mensagem para Fernando Zor durante show. Confira!
4 de janeiro de 2024
Preta Gil faz desabafo e explica uso da bolsa de ileostomia na rotina: 'Dificuldades existem'
Preta Gil faz desabafo e explica uso da bolsa de ileostomia na rotina: 'Dificuldades existem'
4 de outubro de 2023
Notícias similares
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
29 de dezembro de 2023
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Gnomos atentos! Pitel e Lucas 'Buda' analisam alvos ao Paredão durante Festa da Líder no 'BBB 24': 'Organizar e não dar mole'
Gnomos atentos! Pitel e Lucas 'Buda' analisam alvos ao Paredão durante Festa da Líder no 'BBB 24': 'Organizar e não dar mole'
03:43
Sem medo do Boninho! Fernanda reclama de conversa com psicóloga no 'BBB 24': 'Catei um sinal que eu não gostei'
Sem medo do Boninho! Fernanda reclama de conversa com psicóloga no 'BBB 24': 'Catei um sinal que eu não gostei'
02:58
Últimas Notícias