Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela Gênesis
Novela Pega Pega
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida Melhor
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
The Masked Singer
Masterchef Brasil
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gabi Martins
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta

Dia da Visibilidade Lésbica: o amor de casais lésbicos de novelas e séries para lembrar!

No Dia Visibilidade Lésbica, o Purepeople relembra casais lésbicos que fizeram história nas novelas e séries. As relações amorosas entre mulheres foram retratadas em diversos momentos e contextos na teledramaturgia. Você se lembra? Confira!

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado nacionalmente em 29 de agosto e não é por acaso. Essa data, celebrada 10 dias depois do Dia do Orgulho Lésbico, foi um marco importante após a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) no ano de 1996 no Rio de Janeiro e tem como objetivo garantir maior visibilidade às demandas da comunidade de mulheres lésbicas e bissexuais na sociedade, com igualdade de direitos e respeito.

O caminho até aqui foi longo e ainda há muita luta pela frente, mas vale destacar que a teledramaturgia teve um papel relevante nesse processo de dar visibilidade às relações lésbicas na TV. O Purepeople relembra alguns casais que conquistaram o público na TV brasileira, muitas em horário nobre, e que repercutiram fora da ficção antes mesmo do surgimento das redes sociais.

Entre adolescentes, mulheres adultas e representantes da terceira idade, o amor de personagens retratados na ficção é uma caracterização de relacionamentos reais e inspiradores.

Primeiro beijo: mais cedo que você imagina

Não há um consenso em relação a qual casal foi o primeiro a se beijar na teledramaturgia. Na extinta TV Tupi, dois nomes surgem como os mais prováveis: Karen Wright (Vida Alves) e Martha Dobie (Geórgia Gomide), de "Calúnia" (1963), um teleteatro. No mesmo ano e com o formato semelhante, surgiu ainda a personagem lésbica Inês (Laura Cardoso), que tenta seduzir Florence, um papel secundário na história "Entre Quatro Paredes".

A imprecisão em relação a quem de fato protagonizou o primeiro beijo lésbico da TV brasileira pode estar relacionada à ausência da internet. Com o avanço da tecnologia, no entanto, o registro na memória popular mudou de figura, porque a conversa e o debate tornou-se menos preso ao ambiente privado e começou a engatinhar para ser um assunto de interesse público.

'Mulheres Apaixonadas', em 2003, apresenta o casal Rafaela e Clara

Elas, definitivamente, não foram o primeiro casal lésbico a surgir na televisão, mas Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) deixaram a própria marca na memória de todo público que assiste novela. As duas trocaram apenas um selinho em uma peça fictícia encenada dentro da trama, em que ambas interpretavam Romeu e Julieta. Na época, a história abordou ainda a reação da família, uma vez que ambas eram menores de idade.

Clara e Rafaela deram apenas um selinho na novela 'Mulheres Apaixonadas', de 2003
Clara e Rafaela deram apenas um selinho na novela 'Mulheres Apaixonadas', de 2003

'Em Família', de 2014, mostra amor maduro e paixão pela fotografia

Marina (Tainá Müller) trabalha como fotógrafa e se destaca na sua carreira. Clara (Giovanna Antonelli) é casada com Cadu (Reynaldo Gianecchini), com quem tem um filho. O relacionamento dos dois desanda quando o shipper "Clarina" toma forma dentro e fora das telas. O público torceu pelo romance e, no fim da trama, as duas acabam se casando, com direito a vestido de noiva igual e tudo. O padrinho? O próprio ex de Clara, Cadu. Mais maturidade que isso impossível!

Clara e Marina se casam com o mesmo vestido no fim da novela 'Em Família'
Clara e Marina se casam com o mesmo vestido no fim da novela 'Em Família'

'Malhação - Viva a Diferença', em 2017, dá destaque para a descoberta

Enquanto em "Mulheres Apaixonadas" as adolescentes estavam em horário nobre, dessa vez, Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) se apresentam em uma série voltada para os jovens. Lica, uma das personagens principais da trama, tem problemas familiares pipocando em sua vida, e passa por altos e baixos até conhecer Samantha, com quem decide viajar no final da temporada. A novela fez tanto sucesso que acabou concorrendo - e ganhando - o Emmy Internacional Kids 2018.

Samatha e Lica acabam juntas no fim de 'Malhação - Viva a diferença'
Samatha e Lica acabam juntas no fim de 'Malhação - Viva a diferença'

'Babilônia' (2015) mostra o amor livre na terceira idade

Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) viveram muitos relacionamentos no decorrer da vida antes de se encontrarem. Quando, enfim, acontece, elas passam mais de 30 anos juntas. As duas têm uma importância especial porque mostraram ao público como um casal homoafetivo era igualmente capaz de criar um filho. As personagens criaram o neto de uma delas, órfão, e o menino chamava as duas de "mãe".

A trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes estreou com cena de beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg antes do primeiro intervalo. Com manifestações do público contra e a favor da cena nas redes sociais, Estela e Teresa trocaram muitos beijos no decorrer da trama e também oficializaram a união, com a naturalidade que qualquer relação amorosa merece ter e ser celebrada.

Estela e Teresa formalizam a união no fim da trama de 'Babilônia'
Estela e Teresa formalizam a união no fim da trama de 'Babilônia'
Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.