





Rita Lee foi uma das atrações da sexta edição do festival Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, em 1995. Além da apresentação histórica da brasileira no Maracanã, o evento se tornou um marco por ter sido a primeira apresentação dos Rolling Stones no país.
No documentário “Ritas”, que chega ao cinema no próximo dia 22, a artista relembra histórias deste show. Empolgada com a vinda de Mick Jagger, a quem chama carinhosamente de “velho safado”, a rainha do rock preparou um show todo especial. Uma das surpresas, no entanto, causou bastante polêmica.
Rita surgiu vestida com um manto azul e coroa, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Ela recitou a oração Ave Maria diante do público que lotava o Maracanã. As imagens raríssimas são exibidas no documentário e mostram que, além da reza, a estrela fez um apelo ao presidente recém-empossado Fernando Henrique Cardoso.
“Padroeira do Brasil, ajude o nosso presidente, o presidente do nosso país, a fazer do povo brasileiro um povo mais feliz. Evocando o poder feminino de Deus, nossa nave-mãe Terra, a que carrega os filhos no ventre, a que os alimenta, a santa, a puta, todas as mulheres do mundo. Nós queremos ser felizes. Minha tia, minha mãe, minha sobrinha, minha neta. E eu!”, diz ela.
No dia seguinte à apresentação, a Arquidiocese do Rio de Janeiro anunciou a excomunhão de Rita. “A música pauleira lá atrás e eu: ‘Ave Maria cheia de graça…’. Aconteceu o seguinte: me excomungaram. Hello!”, relembra a rockeira no novo documentário.
A TV Globo exibiu trechos da apresentação de Rita, mas ocultou o momento em que ela se veste de Nossa Senhora; segundo ela, foi um pedido do próprio Roberto Marinho.
Outro momento do show descrito como “uma homenagem a Mick Jagger” é a participação de uma modelo no clássico “Miss Brasil”. Valéria Mendonça entrava no palco com uma capa e mais nada por baixo. Em dado momento, a carioca abre rapidamente a única peça de roupa e exibe o corpo totalmente nu. Diga-se de passagem, outra imagem rara exibida no novo documentário "Ritas".
Rita conta em seu livro autobiográfico que Mick espiou de perto o momento do show e até tentou dar uma investida na modelo, que resistiu. “Quando atacamos ‘Miss Brasil 2000’, vejo uma figura na coxia quase entrando no palco: Jagger filmando a gostosona à espera do momento ‘you snooze, you lose’ [‘piscou, perdeu’, em tradução livre] do abrir e fechar da capa, que, dessa vez, em vez de dois, durou cinco segundos. Ao contrário da outra, Valéria deu uma bela esnobada nas segundas intenções do cara”, lembra.