Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
BBB21
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão 2020

Acne solar: você sabe o que é? Dermatologista explica espinhas causadas pelo sol

Você já ouviu falar na acne solar? Com o verão chegando a todo vapor, é bom fica atento: são espinhas relacionadas à exposição solar e ao calor. Enquanto a acne comum é uma característica das peles oleosas e mistas, a acne solar pode surgir até mesmo em quem tem a pele normal, em áreas que ficam expostas ao sol, como ombros, colo, costas e rosto. O Purepeople entrevistou a dermatologista Sara Bragança, que explicou como prevenir o problema na estação mais quente do ano!

Espinhas são um dos problemas mais temidos por quem tem a pele oleosa ou mista. Apesar de existirem sabonetes específicos para a acne ou receitinhas caseiras como o uso do óleo de melaleuca para controlar a oleosidade da pele, a acne solar pode surgir até mesmo com todos esses cuidados. Basta se expor ao sol excessivamente, sem proteção solar. "O sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, piorando a acne. É a acne relacionada ao verão, à exposição solar, ao calor. O sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, piorando a acne", explica a dermatologista Sara Bragança, que deu dicas de como cuidar e evitar o problema. Confira!

Como diferenciar a acne comum e a acne solar

O aspecto da acne solar é um pouco diferente da acne comum: enquanto essa é avermelhada e com sebo no interior, a solar não possui o aspecto esbranquiçado. "Se apresentam como espinhas em forma de pequenas bolinhas avermelhadas e duras", explicou a especialista. Geralmente, elas aparecerem nas áreas do corpo mais oleosas e que ficam facilmente expostas ao sol, como face, ombro, costas e colo.

Como evitar o surgimento da acne solar no verão

O protetor solar é o verdadeiro aliado no verão por vários motivos: além de proteger a pele de manchas, queimaduras solares e câncer de pele, ele também evita que a pele descasque de sol e, claro, evita a temida acne solar. "O uso de protetor solar é fundamental, porem, só devem ser usados os que são livres de óleo, como séruns, gel-creme e toque seco", indica a dermatologista. Outro cuidado que pode evitar esse tipo de espinha é o uso de cremes com textura densa. "O uso de hidratantes 'pegajosos' ou oleosos pode desencadear a acne solar nas peles normais", alertou Sara Bragança.

Como tratar a acne solar?

Percebeu que está com a acne solar? O primeiro passo é evitar se expor ao sol sem filtro solar e, depois, apostar no tratamento dermatológico. "O tratamento é igual ao da acne vulvar, com uso de esfoliantes e gel tópico com antibiótico, no caso das lesões inflamadas", indica a especialista.

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.