






No 23º dia de internação, o Papa Francisco apresenta evolução positiva no quadro de saúde, segundo o Vaticano neste sábado (8). Internado no Hospital Gemelli, em Roma, Itália, Jorge Mario Bergoglio já apresentou grave crise de asma, problema renal e insuficiência respiratória, sendo submetido ainda a transfusão de sangue, no último dia 23.
Aos 88 anos e há cinco dias de completar 12 anos à frente do trono de Pedro, o líder da Igreja Católica foi internado por conta de bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla. "Há uma melhora gradual e leve", informou a Santa Sé. Francisco segue sem febre, tem melhora na troca gasosa, porém a equipe médica ainda classifica a situação como "reservada".
Argentino, jesuíta, com dotes para a cozinha e primeiro papa não europeu desde o ano 741, Francisco foi internado no último dia 14 de fevereiro. Por conta da internação, não participou dos ritos da abertura da Quaresma, o período de 40 dias que antecedem a Páscoa, que pode ganhar data fixa a partir de 2026.
+ após grave acusação, Jorge Mario Bergoglio desistiu de conclave em 2005
Leia na íntegra o boletim médico emitido pela Santa Sé.
"A condição clínica do Santo Padre nos últimos dias tem se mantido estável e, consequentemente, mostra uma boa resposta ao tratamento. Portanto, há uma melhora gradual e leve.
O Santo Padre permaneceu sempre sem febre. A troca gasosa melhorou; os exames hematoquímicos e hemogramas estão estáveis. Os médicos, a fim de registrar essas melhorias iniciais também nos próximos dias, prudentemente mantêm o prognóstico ainda reservado.
Hoje de manhã, depois de receber a Eucaristia, o Santo Padre se reuniu em oração na capela de seu apartamento particular, enquanto à tarde alternou repouso e atividades de trabalho"