Aniversariante da semana e prestes a tirar uma atração histórica do baú, o SBT lançou há quase 37 anos, em outubro de 1988, o "TV Animal", com Gugu Liberato. Foi o terceiro programa que o apresentador comandou nas tardes de domingo dentro do "Programa Silvio Santos" após o "Passa ou Repassa" e o "Cidade Contra Cidade".
Como o título indicava, o mundo dos mamíferos e ovíparos era o mote da atração, que recebia três convidados por semana. A trinca respondia a uma série de questões feitas por Gugu, que interagia com a macaquinha Chuca, que morreria de forma trágica anos mais tarde. No palco havia também brincadeiras envolvendo ratinhos de laboratório e a famosa "Mão no Bicho", onde os famosos precisavam colocar a mão no buraco de uma parede cenográfica para adivinharem o animal que estavam tocando.
Ironicamente, o "TV Animal" acabou gerando multa e problemas para o SBT justamente por causa dos animais no estúdio e praticamente na mesma época em que a Globo ficou na mira de protetores dos bichinhos por conta de abertura de novela. O Purepeople volta mais de três décadas no tempo para te contar.
Pouco mais de um ano e seis meses após a estreia da "TV Animal" veio a notícia de que o SBT e a Procuradoria Geral da República fizeram um acordo avaliado em 1 milhão de dólares, valor este que seria pago pela emissora para produzir uma campanha publicitária em favor da preservação ambiental ao longo de 75 dias.
O "Jornal do Brasil" de 9 de maio de 1990 dizia que a atração de Gugu contava com a "presença de bichos engaiolados no palco sob tórridos holofotes". "("TV Animal") costumava expor araras e outros animais ameaçados de extinção dentro de gaiolas, iluminadas de perto pelos potentes holofotes de televisão", prosseguiu a publicação.
A pena só não foi maior porque a 19ª Vara Cível impediu a retirada do ar da "TV Animal" e do "Tudo por Dinheiro", que reunia um jogo onde caranguejos faziam uma luta em mesa colocada no centro do auditório de Silvio Santos, cuja morte completou um ano há quatro dias. Após o acordo foi determinada a exibição de um minuto de "pregação ecológica obrigatória" no programa de Gugu, em palavras utilizadas pelo "JB".
A "TV Animal" chegaria ao fim em 1992, mas retornaria à programação em 1995, dessa vez com Angélica. Nos anos 2000, uma nova versão foi produzida, porém durou pouco tempo.
player2