Com alto teor de fibras, antioxidantes e gorduras boas, as sementes de chia já são queridinhas na alimentação saudável de Gisele Bündchen e renderam à modelo brasileira receitas versáteis e nutritivas que aparecem pelo livro "Nutrir: Receitas simples para corpo e alma".
Exemplo disso, a sobremesa pudim de chia com coco, uma opção leve, naturalmente sem glúten e sem lactose, perfeita para sobremesas, cafés da manhã ou lanches rápidos.
"A variedade de benefícios para a saúde proporcionada pelas sementes de chia não é nenhuma novidade. E quando tiro um desses pudins ricos e cremosos da geladeira fico muito feliz por saber que alimentos nutritivos como esse são tão fáceis de preparar e deliciosos!", disse a loira, dona de cabelos dourados e ondulados inspiração das fashionistas.
A textura cremosa do pudim se forma após o descanso na geladeira durante a noite, transformando poucos ingredientes em uma mistura saborosa, prática e funcional. Adoçado suavemente com mel ou xarope de bordo e aromatizado com baunilha, o preparo ainda permite inúmeras combinações:
"Ficam ótimos acompanhados de banana, bem como com um pouco de iogurte de coco, um fiozinho de mel e algumas lascas de coco". "Embora eu tente não misturar frutas ácidas com outros alimentos a fim de melhorar a digestão, gosto de cobri-los com frutas vermelhas de vez em quando — busco ser cuidadosa com minhas escolhas alimentares, mas a rigidez só produz estresse", acrescenta a defensora do auto-cuidado.
Além da facilidade no preparo, que pode ser feito com antecedência e armazenado por até três dias, o pudim também se adapta à rotina. Pode ser dividido em porções individuais para facilitar o consumo no dia a dia ou servido em um recipiente maior para ser compartilhado.
- 1 lata (400 ml) de leite de coco integral orgânico, ou 1 ¾ xícaras do Leite de coco
- 2 colheres (sopa) de mel ou xarope de bordo e mais para regar
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- ½ xícara de sementes de chia
- Coberturas opcionais Mirtilos, framboesas ou morangos frescos ou congelados Fatias de banana ou manga
- 1 colher de iogurte de coco fermentado e lascas de coco
De acordo com a receita de Gisele Bündchen em seu livro, em uma tigela média, misture o leite de coco, o mel e a baunilha. Adicione as sementes de chia e bata até incorporar bem.
Divida o pudim entre 4 a 6 ramequins ou potes de 300 ml (caso deseje que o pudim já fique dividido em porções e/ou pronto para levar como lanche) ou em uma jarra ou recipiente de vidro de 1 litro.
"Em seguida, cubra ou feche com tampa e leve à geladeira de um dia para o outro ou por até 3 dias (quanto mais tempo ficar na geladeira, mais vai engrossar). Coma diretamente dos ramequins ou coloque uma colher do recipiente grande em tigelas individuais para servir. Regue com mel ou xarope de bordo ou adicione outras coberturas, se desejar", finaliza.