Prisão, morte, baby boom e um mistério vão marcar os últimos capítulos da novela "Orgulho e Paixão". A trama das seis chega ao fim nesta segunda-feira (24) reservando desfechos bem diferentes para seus três principais vilões: Josephine (Christine Fernandes), Lady Margareth (Natália do Vale) e Xavier (Ricardo Tozzi). Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro. A mãe de Rômulo (Marcos Pitombo) vai ser a responsável pelo enigma se sobreviveu a queda de um precipício após tentar matar a nora, Cecília (Anajú Dorigon), já que seu corpo não será achado. O vulto da vilã vai surgir para o marido, Tibúrcio (Oscar Magrini), na mansão da família. "Não... De novo, não!", pede, aflito, ao ver a mulher sorridente, envolvido em um cobertor e com a barba para fazer. Nunca, nunca vou me livrar de você?! Onde você escondeu seu corpo, desgraçada?!", acrescenta ele, demonstrando estar louco depois que vê Josephine subindo as escadas do casarão. Veja a seguir outros finais!
A filha de Ofélia (Vera Holtz) vai ter um ato heroico também nesses últimos capítulos. A jornalista impede que Lady Margareth consiga colocar em prática o seu plano: provocar uma explosão na inauguração da ferrovia pelo sobrinho, Darcy (Thiago Lacerda). A mocinha acha a bomba entre os vagões e se arrisca para jogar o artefato para longe. Depois, com a ajuda do marido e de Ernesto (Rodrigo Simas) freia a locomotiva antes dela se chocar com a estação. Xavier é quem coloca o explosivo na composição e acaba preso após uma luta corporal com Brandão (Malvino Salvador). "Com todos os processos contra o senhor e agora mais isso, acho que o senhor passará muitos e muitos anos na cadeia. O senhor e seus cúmplices", avisa Baltazar (Well Aguiar). "Virgílio (Giordano Becheleni) e os capangas até acredito. Mas e Lady Margareth? Vai conseguir prender a inglesa?", enfrenta ele.
Por falar na tia de Darcy, a megera é surpreendida pelo sobrinho, pela filha, Briana (Bruna Spínola), e outros personagens quando achar que seu plano deu certo. "Surpresa em nos ver vivos, Lady Margareth? Saiba que além de nós, crianças e idosos também sobreviveram à sua tentativa cruel e assassina de causar uma tragédia no Vale. E tudo isso pra nada! Xavier já está atrás das grades", avisa o irmão de Charlotte (Isabella Santoni). "A senhora sabia que eu estava naquele trem", completa Briana, que desmascarou a mãe em relação à falsa loucura. "Meu fim já havia sido decretado quando você voltou, filha ingrata. Agora, nada mais importa. Essa foi minha última cartada, meu desfecho, minha apoteose. Sei que fui mais longe do que os padrões morais que uma ralé como vocês se se permitiria. Então, pensam que eu esperaria aqui sentada para sofrer as consequências? Prefiro a morte!", diz antes de cometer o suicídio. "Esse licor aprimorado com pitadas de sono eterno é uma dádiva dos deuses! Saúde pra vocês que ficam nesse país horrível!", acrescenta ao beber licor misturado com veneno.
Antes de perder a vida, a irmã de Lorde Williamson (Tarcísio Meira), morto em consequência de maus-tratos a mando da irmã, roga uma praga contra a própria família ao ouvir de Darcy que Rômulo deve ser chamado. "O veneno age rapidamente, tolo. Quando não dependo de incompetentes, eu não falho. Serei eficiente também em assombrar Briana, Darcy e Elisabeta com a terrível lembrança desse momento. Deixo agora a vida para morar na culpa e no remorso dos senhores, para a eternidade. E que os Williamson bastardos que vocês carregam em seus ventres nasçam amaldiçoados!", dispara em suas últimas palavras.
Após um salto no tempo, Elisabeta e Ema (Agatha Moreira) vão aparecer no Velho Continente. A filha de Ofélia ao lado do marido e do filho estará morando na Inglaterra e vai estudar o retorno para o Vale para divulgar seu livro. Já a melhor amiga ficará um tempo na Europa sozinha tocando sua profissão. No Brasil, estarão o marido dela, novo prefeito do vilarejo, que ficará cuidando dos dois filhos. Por falar em herdeiros, Lídia (Bruna Griphao) estará esperando o segundo bebê, enquanto Mariana (Chandelly Braz) e Brandão terão um menino. Já o filho adotivo de Cecília e Rômulo vai demonstrar interesse nos mistérios que rondam a Mansão do Parque.
Após abandonar o luto e se casar com Aurélio (Marcelo Faria), a mãe de Camilo (Maurício Destri) vai herdar o título de patrona do Vale após a morte do Barão (Ary Fontoura). "Hoje faz cinco anos da morte de meu pai. Ele teria ficado orgulhoso do tamanho que o café Três Mosqueteiros alcançou, mesmo com Camilo fazendo tudo praticamente sozinho", diz o marido da Rainha do Café. "Mas ele sempre lembra das lições que aprendeu com seu pai. Aliás, o senhor Barão Afrânio Cavalcante está sempre muito presente em tudo. Até na reunião que terei com o prefeito agora. Seu pai me disse que eu deveria assumir o papel de patrona do Vale do Café como ele fez antes de mim", completa Julieta. "Bela razão para me deixar. Boa sorte, amor", completa o pai de Ema.
Pai de dois filhos, o italiano assume a prefeitura. "Só falta o senhor aprovar o projeto e começamos a construção!", inicia Julieta. "Ora, já vi e está mais que aprovado! Espero desde menino um hospital no Vale. Agora ainda mais com nossa população crescente!", responde o italiano. "É uma sorte termos você na prefeitura, Ernesto! Como está a saudade de Ema?", continua a mãe de Camilo. "Se desse pra mandar pavimentar meu coração esburacado, como fiz com as estradas do Vale", retruca o novo prefeito, sendo surpreendido pela chegada dos filhos. "Ei, Afrânio, Catarina! Não podem chegar assim, seus bagunceiros!", diz antes de pegar as crianças no colo.
Outros que ganham final feliz são Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller). Os namorados se tornam vizinhos e decidem usar uma porta secreta para se verem sem despertar suspeitas na vizinhança. Além do militar e do mecânico, o desfecho do folhetim das seis é positivo para Petúlia (Grace Gianoukas), que conquista um milionário e humilha a patroa, Susana (Alessandra Negrini).
Leia também sobre a novela "Segundo Sol": Ícaro é flagrado com Rosa por Valentim e o drama de Rochelle
(Por Guilhereme Guidorizzi)