Marielle Franco e mais personalidades: saiba tudo sobre o especial 'Falas Negras'
Publicado em 9 de novembro de 2020 17:12
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Globo homenageia personalidades como Marielle Franco, Martin Luther King e James Baldwin no especial 'Falas Negras', que reúne, entre outros, Taís Araujo e Babu Santana
Taís Araújo será a vereadora Marielle Franco no especial 'Falas Negras'
Babu Santana dará vida ao pugilista Muhammad Ali no especial 'Falas Negras'
Nelson Mandela será interpretado por Bukassa Kabengele no especial 'Falas Negras'
A morte de George Floyd será lembrada por Tulanih Pereira na série 'Falas Negras'
No especial 'Falas Negras', Mariana Nunes será Lelia Gonzalez
Malcolm X (Samuel Melo) é mais um nome a ser lembrado no especial 'Falas Negras', que a Globo exibe dia 20 de novembro de 2020
Ailton Graça será Milton Santos no especial 'Falas Negras'
'Falas Negras': Heloisa Jorge será Nzinga Mbandi
'Falas Negras': Martin Luther King será vivido por Guilherme Silva
No especial 'Falas Negras', Angela Davis é o papel de Naruna Costa
'Falas Negras' lembra a morte do adolescente João Pedro com Silvio Guindane vivendo o pai do rapaz
Morte do menino Miguel após cair de prédio de luxo também será lembrado com Tatiana Tiburcio vivendo a mãe dele, Mirtes
Especial 'Falas Negras' recorda também ex-escravo Mahommah G. Baquaqua, com Reinaldo Junior
Especial 'Falas Negras' tem ainda lembrança ao escritor Olaudah Equiano (Fabrício Boliveira)
'Falas Negras': especial da Globo recorda Luiza Bairros (Valdineia Soriano), ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia
No especial 'Falas Negras', Olivia Araujo será Harriet Tubman
Especial 'Falas Negras' recorda também a socióloga Virginia Bicudo (Aline Deluna)
'Falas Negras': Nina Simone (Ivy Souza) é outra personalidade a ser lembrada
No especial 'Falas Negras', Luiz Gama será vivido por Flávio Bauraqui
Especial da Globo 'Falas Negras' recorda também Toussaint Louverture, com Izak Dahora
James Baldwin será vivido por Angelo Flavio no especial 'Falas Negras'
'Falas Negras': Rosa Parks será vivida por Barbara Reis
Veja + após o anúncio

Depoimentos ou registros históricos de 22 pessoas engajadas na luta contra o preconceito racial. Esse é o ponto de partida do especial "Falas Negras" que a Globo exibe no próximo dia 20 após "A Força do Querer" no Dia da Consciência Negra, com criação de Manuela Dias, autora de "Amor de Mãe", e direção de Lázaro Ramos. Atores e atrizes darão vida a personalidades como o defensor dos direitos afro-americanos Malcom X, Marielle Franco - vereadora assassinada em 2018 -, Martin Luther King Jr., Mirtes Souza, mãe de Miguel, o menino que caiu de prédio de luxo em Pernambuco causando pedidos de justiça entre famosos e anônimos, e Neilton Matos Pinto, pai de João Pedro, o jovem morto no Salgueiro e que foi homenageado por Ludmilla em live.

Para esses papéis foram escalados nomes como Fabricio Boliveira, Babu Santana - que estará no elenco da segunda temporada de "Salve-se Quem Puder" -, Taís Araujo, Barbara Reis, Silvio Guindane, Bukassa Kabengele e Aílton Graça. "O projeto nasceu durante três semanas de episódios tão simbólicos. Teve o assassinato do João Pedro, do George Floyd, e depois teve a morte do Miguel, um assassinato indireto que evidencia de forma quase caricatural a nossa chaga histórica. Isso tudo me mobilizou (...). Sugeri abrir espaço para essas aspas para mostrar a inconformidade com o que a gente vem vivendo há mais de 500 anos", explicou a autora.

"Procuramos atores que fossem bons contadores de história, porque o projeto, na verdade, é isso. Ele não tem grandes movimentos de câmera e mudanças de cenários, aposta na capacidade de os atores contarem bem essa história, que é o que vai fazer com que o espectador se envolva com ela", reforçou Lázaro. "Falas Negras" tem cenografia assinada por Mauro Vicente Ferreira e figurino de Tereza Nabuco. "O grande destaque nesse projeto são as palavras que saem da boca desses heróis. Se hoje estamos aqui contando essa história para um canal aberto, é porque eles deram muitos passos nessa direção, abriram caminhos", frisou a profissional.

Veja quem será homenageado no especial 'Falas Negras' da Globo

Uma das personalidades lembrada no programa será Marielle Franco, vivida por Taís Araujo. Morta no Rio de Janeiro, o assassinato gerou protesto ao redor do mundo e as causas do crime seguem em apuração após quase dois anos e oito meses. Na época, Marielle era vereadora e defendia causas de negros, mulheres, de moradores da periferia e LGBTs. Ainda no campo político, Bukassa Kabengele será Nelson Mandela (1918-2013), que esteve preso entre 1964 e 1990 por liderar o "apartheid", e depois se elegeu presidente da África do Sul.

Já Izak Dahora dará vida ao líder da Revolução do Haiti Toussaint Louverture (1743-1803), que até os 30 anos era escravo. Ao tomar à frente da batalha viu os africanos que eram escravos vencerem os seus colonizadores, os franceses. Em 1802 acabou preso. Morta em 2016, Luiza Bairros foi um dos nomes mais importantes do Movimento Negro Unificado (MNU) além de ter sido secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil. Na TV será interpretada por Valdineia Soriano.

Heloisa Jorge será a rainha do Reino do Dongo e Matamba, Nzinga Mbandi (1583-1663). Ela liderou o exército até os seus 73 anos e teve papel fundamental na resistência da África em relação à comercialização e colonização de escravos. E Fabrício Boliveira vai interpretar o escritor Olaudah Equiano (1745-1797), nascido na Nigéria e que foi alvo de sequestro e escravidão. Na Inglaterra foi figura importante no movimento contra o fim da escravidão. E Olivia Araujo será Harriet Tubman, que integrou a Guerra Civil Americana para conseguir informações e, dessa forma, ajudar na liberdade de vários escravos.

Outras figuras negras também serão lembradas no especial da Globo

O "Falas Negras" também recordará a história do ex-escravo Mahommah G. Baquaqua (1820-1857), interpretado por Reinaldo Junior e que escreveu um livro no qual detalha o sofrimento pelo qual passou enquanto foi escravizado. A socióloga Virgínia Leone Bicudo (1910-2003) será representada por Aline Deluna, e o abolicionista Luiz Gama (1830-1882) por Flavio Bauraqui.

Barbara Reis será Rosa Parks (1913-2005), que atuou como ativista dos Direitos Civis nos EUA, país que elegeu no final de semana a primeira mulher como vice-presidente. O dramaturgo e escritor James Baldwin (1924-1987) será lembrado por Angelo Flavio. E Samuel Melo será o ativista Malcom X (1925-1965). Já Ailton Graça vai incorporar o jornalista Milton Santos (1926-2001), considerado um dos maiores geógrafos do Brasil. O pastor e ativista Martin Luther King (1929-1968) será interpretado por Guilherme Silva.

Muhammad Ali é outro ícone negro lembrado no especial

Mariana Nunes é a historiadora Lélia Gonzalez (1935-2003), criadora dos termos "amefricanidade" e "pretuguês", Ivy Souza, a cantora nina Simone (1933-2003), que retratou em música os conflitos raciais existentes nos EUA, e Naruna Costa, Angela Davis, presa e condenada sem provas e após a prisão, referência como professora de História.

Eleito o "Desportista do Século" e maior lutador de boxe da História, Muhammad Ali (1942-2016) será lembrado por Babu Santana. Por se recusar a lutar na Guerra do Vietnã, Cassius Clay, seu vredadeiro nome, perdeu o título ganho nos ringues. A mãe de Miguel Otávio será vivida por Tatiana Tiburcio e o pai de João Pedro, por Silvio Guindane. E Tulanih Pereira vai recordar os atores anti-racismo após a morte de George Floyd.

(por Guilherme Guidorizzi)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros TV Fotos de famosos Séries Elenco
Sobre o mesmo tema
Arthur Aguiar ignorado? Primo Rico bancou festa de 1 milhão? Saiba tudo sobre o aniversário da filha de Maíra Cardi
Arthur Aguiar ignorado? Primo Rico bancou festa de 1 milhão? Saiba tudo sobre o aniversário da filha de Maíra Cardi
23 de outubro de 2023
'Ele está quebrando esse acordo co...': Igor Camargo fala pela 1ª vez sobre polêmica entre Graciele Lacerda e Amabylle e 'raiva' sobre para Zezé Di Camargo
'Ele está quebrando esse acordo co...': Igor Camargo fala pela 1ª vez sobre polêmica entre Graciele Lacerda e Amabylle e 'raiva' sobre para Zezé Di Camargo
1 de novembro de 2023
Notícias similares
Foto de Mingau no hospital é exibida na TV pela primeira vez após baixista do Ultraje a Rigor levar tiro na cabeça
Foto de Mingau no hospital é exibida na TV pela primeira vez após baixista do Ultraje a Rigor levar tiro na cabeça
16 de novembro de 2023
Fim do mistério! Saiba quem é o campeão do 'The Masked Singer Brasil 2024' e quem são Bode, Preguiça, Sereia Iara e MC Porquinha
Fim do mistério! Saiba quem é o campeão do 'The Masked Singer Brasil 2024' e quem são Bode, Preguiça, Sereia Iara e MC Porquinha
20 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias