Virgínia Fonseca e Zé Felipe pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem na terça-feira (27) o fim do casamento. Após cinco anos juntos e três filhos, o casal usou o Instagram para comunicar que está seguindo caminhos diferentes.
Mas, apesar do fim da relação, há algo que ainda os une de maneira muito particular: ambos compartilham o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, conforme explica a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Ele se caracteriza por sintomas como desatenção, inquietação e impulsividade e costuma se manifestar ainda na infância, podendo acompanhar o indivíduo até a vida adulta.
Virgínia revelou seu diagnóstico publicamente em 2024, durante a terceira gravidez. O momento da revelação foi leve, em um vídeo divertido publicado nos stories de Zé Felipe. Na ocasião, o cantor perguntou: "Quem foi ao médico e descobriu que tem TDAH também?" ao que Virgínia respondeu com bom humor: "Sim, fui diagnosticada com TDAH e hiperatividade. Acho que essa parte todo mundo sabia, né?!".
Pouco tempo depois, ela comentou que vinha tendo dificuldades de concentração, o que a motivou a procurar ajuda médica. O transtorno, além de afetar a atenção, também pode influenciar o humor, o foco e até o desempenho nas atividades diárias — algo especialmente desafiador durante uma gravidez.
Leia também sobre Virgínia e Zé Felipe:
- Antes e depois de Virgínia: fotos da influenciadora antes da fama surpreendem;
- Confira o comunicado que anunciou a separação do ex-casal;
- Qual é fortuna de Virgínia? Influenciadora cobra alto para anunciar na web;
- Comunhão parcial de bens: entenda como os bens do ex-casal eram divididos.
Zé Felipe já havia falado sobre o diagnóstico em momentos anteriores. Em resposta a um seguidor no Instagram no ano passado, o cantor contou que descobriu o transtorno ainda na infância, aos 9 anos, antes mesmo de entrar na escola. "Não parava quieto, né, tinha agitação, era disperso. Comecei a fazer um tratamento, fui ao médico, claro, e aí controlo", explicou ele.
O filho do sertanejo Leonardo ainda destacou que segue se medicando até hoje e que, para ele, o tratamento é para a vida toda: "Se parar de tomar o remedinho, volta tudo!".
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), cerca de 60% das crianças com TDAH continuam apresentando sintomas na vida adulta, embora com menor intensidade. Nos adultos, o transtorno pode se manifestar como dificuldade para organizar tarefas, tomar decisões, manter a concentração ou finalizar projetos. Esses desafios podem afetar diretamente o trabalho, os relacionamentos e até a autoestima.De acordo com a ABDA, a prevalência do TDAH no mundo gira entre 5% e 8% da população, sendo que entre 3% e 5% das crianças apresentam o transtorno.
player2
player2