Angela Fernandez, psicóloga: 'Às vezes, a parte mais difícil não é processar o término, mas ficar com perguntas sem resposta.'
Publicado em 8 de janeiro de 2026 às 18:28
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Como lidar com o fim de um relacionamento? Psicóloga explica o que falta para ambas as partes seguirem bem sem dores emocionais
Veja + após o anúncio

O fim de um relacionamento nem sempre é fácil, mas o que, na maioria das situações deixa a sensação de amargura, é quando um dos indivíduos não recebe as respostas sólidas para lidar com o término. 

Na novela 'Êta Mundo Melhor’, Estela (Larissa Manoela) caiu na real e abandonou Celso (Rainer Cadete) porque se dizia apaixonada por Túlio (Cadu Libonati). E o público aprovou a troca! 

Na ocasião, a enfermeira, após perder a memória e ser resgatada pelo médico, se apaixonou por ele e, mesmo quando recuperou as lembranças, a relação com Celso se desgastou devido ao preconceito dele sobre o passado dela, levando-a a se entregar ao novo amor.

Veja + após o anúncio

E na vida real? Segundo a psicóloga Ângela Fernandes, conhecida em sua conta no Tik Tok como 'pursuit.psicología', “às vezes, a parte mais difícil não é processar o término ou aceitar que o relacionamento acabou. Às vezes, a parte mais difícil é ficar com muitas perguntas sem resposta.

Veja também
Os 4 sinais de que um relacionamento está totalmente acabado, segundo a psicologia
Como lidar com o fim de um relacionamento?

A especialista reflete sobre o desfecho que não tem uma explicação convincente. “O silêncio também comunica, porque nos diz que a pessoa não tem maturidade emocional, responsabilidade emocional ou coragem para falar com clareza quando necessário.”, comenta. 

Nesses casos, Fernanda acredita que a pessoa que não recebe explicações, precisa achar uma forma de lidar com a situação. “O primeiro é aceitar que você não vai obter todas as respostas que gostaria. O segundo é parar de buscar explicações na pessoa que decidiu não dá-las.”

Veja + após o anúncio

Por fim, a profissional de saúde mental indica que o ser humano precisa saber escrever seu próprio final, 'encerrando o capítulo por conta própria': "E não porque alguém lhe explique como será, mas porque você merece um final digno e merece paz", conclui ela.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana