Ícone mundial da moda e símbolo de bem-estar, Gisele Bündchen há anos adota uma alimentação equilibrada e consciente, baseada em ingredientes orgânicos, refeições naturais e práticas regulares de desintoxicação. Em entrevista à Vogue Paris, a supermodelo revelou, ao lado de Allen Campbell, chef e nutricionista da família, as seis regras alimentares que sustentam seu estilo de vida saudável.
Para Gisele, começar o dia com vitalidade é essencial. “Por volta das 6h, enfrentamos o dia de frente com um copo de água morna e suco de limão espremido para equilibrar os níveis alcalinos do corpo e estimular o sistema digestivo”, explica.
Em seguida, a família consome um suco de ervas revitalizante e um smoothie com frutas orgânicas. O brunch, feito um pouco mais tarde, inclui frutas frescas, ovos, abacates, pão sem glúten e manteiga de coco. “Nos fins de semana, Tom gosta de se deliciar com panquecas de aveia e meu filho, Benny, adora”, completa.
A base da alimentação de Gisele inclui uma variedade colorida de frutas da estação. “Ela prepara bandejas com pequenas porções de frutas diferentes para garantir o máximo de vitaminas possível”, explica Allen. Os ingredientes vêm, em grande parte, da horta orgânica da própria modelo, com destaque para morangos, framboesas, amoras, mirtilos e kiwis.
Cerca de 80% da dieta da família Bündchen é composta por vegetais orgânicos e grãos integrais como arroz integral, quinoa, painço e feijão, preparados com óleo de coco. Açúcar refinado e farinha branca são totalmente evitados.
“Hoje, adoro o princípio de que 'o corpo é como um templo' e que, ao amar e nutrir nossos corpos, podemos melhorar a forma como nos sentimos. Minha receita caseira favorita é um prato dividido em sete porções, com couve, brócolis, quinoa, abacate, beterraba, batata-doce e tomate-cereja. Funciona tão bem para o almoço quanto para o almoço ou para uma noite agitada”, conta Gisele.
Gisele e sua família reduziram drasticamente o consumo de carne vermelha. “Não comemos nem de longe tanta carne vermelha quanto antes; talvez uma vez por mês agora. Comemos principalmente frutas, vegetais, grãos, sementes, nozes, peixe e frango orgânico”, revela. Quando optam por carne, escolhem cortes magros e orgânicos, como bife, pato e frango. Para os peixes, o salmão selvagem é o mais preparado.
O hábito de jantar entre 17h30 e 18h é uma regra de ouro para a modelo. Isso permite que o corpo tenha tempo suficiente para digerir os alimentos antes de dormir. “Dessa forma, seu corpo estará leve e limpo durante as primeiras horas da manhã”, destaca.
Com a troca de estações, Gisele realiza limpezas detox, que incluem também o bem-estar emocional. “Tento combinar minha cura detox com um retiro silencioso, pois é a maneira perfeita de descansar o corpo e a mente por um fim de semana. Sinto que essa desintoxicação física e mental até ajuda a fortalecer meu sistema imunológico, já que nunca mais fico doente”, afirma.