Doença de Simone Mendes causou surto em São Paulo neste ano e provoca diarréia, febre e mais sintomas; médica explica
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 10:04
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Simone Mendes foi parar no hospital na última segunda-feira (29) por conta de uma crise de gastroenterite.
Veja + após o anúncio

Simone Mendes foi parar no hospital na última segunda-feira (29) por conta de um quadro de gastroenterite. Trata-se de uma inflamação do trato gastrointestinal que pode afetar tanto o estômago quanto os intestinos. Diarreia, vômitos, dor abdominal e cólicas, febre, náuseas, mal-estar geral e perda de apetite são os principais sintomas.

“Vou falar um negócio para vocês: essa madrugada não foi normal não, eu estou aqui à base de soro e vou agora ao hospital tomar um soro pra ver se dá uma melhorada. Eu juro para vocês, essa noite eu não fui menos de 40 vezes ao banheiro”, expôs Simone, vista recentemente com um vestido de decote profundo em um casamento.

No começo dos anos 2000, a atriz Ana Paula Arósio também foi internada pela mesma enfermidade. Neymar foi afetado pela condição em 2014, quando atuava pelo Barcelona. Simone é mais um dos muitos casos da doença registrados em 2025.

Veja + após o anúncio

Em janeiro, o litoral paulista enfrentou um aumento de gastroenterite e a prefeitura do Guarujá chegou a declarar situação de surto. Foram mais de 8,5 mil diagnósticos em um período de, aproximadamente, 15 dias.

“O diagnóstico geralmente é clínico, mas exames de fezes podem ser realizados para identificar o agente causador. Exames de sangue também podem ser solicitados para avaliar possíveis complicações, como desidratação”, comenta a médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia, Priscilla Yoshiko Sawada.

Veja também
Médica tira dúvidas sobre doença sem cura que afeta Ivete Sangalo: ‘Diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações’
O QUE PODE CAUSAR A GASTROENTERITE?

A gastroenterite pode ser transmitida através do contato direto com pessoas infectadas, consumo de alimentos ou água contaminados ou toque em superfícies contaminadas sem higienização adequada das mãos.

Veja + após o anúncio

A gastroenterite pode ser viral ou bacteriana. No primeiro caso, dura de um a três dias; no outro, pode chegar a uma semana. Nos casos mais graves, pode haver sinais de desidratação, como boca seca, tontura, letargia e redução na frequência urinária.

"Durante o quadro da doença, evite alimentos gordurosos, condimentados, doces, laticínios e bebidas cafeinadas, gaseificadas ou alcoólicas. Mantenha-se hidratado com água, soro oral ou bebidas esportivas”, completa a infectologista.

Higienização frequente das mãos, preparo e armazenamento correto de alimentos, consumo de água potável e vacinação para as crianças, muito afetadas pela enfermidade, são as principais formas de prevenção.

Veja + após o anúncio

É importante buscar ajuda médica para não confundir com intoxicação alimentar. Segundo a doutora, a gastroenterite é uma inflamação do trato digestivo que pode ter causas infecciosas ou não, enquanto o outro problema é provocado pela ingestão de alimentos ou água contaminados com bactérias, toxinas, vírus, parasitas ou substâncias tóxicas produzidas por esses microrganismos.

Para gastroenterites bacterianas confirmadas por exames, o recomendado é a ingestão de antibiótico. Já para combater a gastroenterite viral, o tratamento é baseado em suporte, com foco na hidratação através de soro de reidratação oral. A internação é necessária em casos graves de desidratação, para que haja reposição intravenosa de líquidos.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana