Por muito tempo vista como uma carne "de segunda", a moela de frango está ganhando um novo status nas cozinhas brasileiras, e com razão. Rica em proteínas, acessível e super versátil, ela tem conquistado espaço nas receitas do dia a dia de quem busca mais saúde e energia.
E sabe o que é mais curioso? Ela é ignorada por famosos como Xuxa, Junior Lima, Bruna Marquezine, Gisele Bündchen e Angélica, que preferem seguir dietas sem carne animal, ou priorizando proteínas magras, como o peixe e partes estratégicas do frango e pato. Mas, quem consome moela, pode saber que está fazendo um favor para a saúde.
De acordo com a nutricionista e colunista do jornal o Globo, Priscilla Primi, esse preconceito com a moela está ficando no passado: "Muitas pessoas ainda torcem o nariz porque associam a moela a um alimento popular ou de baixo custo. Mas ela é extremamente nutritiva e tem um ótimo custo-benefício", explica.
Vinda de décadas de rejeição, a moela de frango chama atenção por seu baixo custo. Atualmente com valor aproximado de R$ 7,50 a R$ 10,90 por quilo nos supermercados, muitas pessoas não sabem que ela chega a dar um 'samba' nos níveis de proteína do ovo, um dos alimentos mais consumidos na atualidade.
Para quem quer turbinar o consumo de proteínas, a moela é uma opção surpreendente. 100 gramas dessa carne têm cerca de 28 gramas de proteína, o que é mais do que o equivalente a quatro ovos. Isso a torna uma aliada poderosa para quem pratica atividade física ou deseja manter a massa muscular.
Além disso, a moela é naturalmente pobre em gordura saturada, o que ajuda a proteger o coração e reduzir o acúmulo de gordura corporal, especialmente nas artérias. Fácil de encontrar e com preço acessível, a moela também tem uma versatilidade única, bem como as outras partes do frango. Dá para preparar cozida, refogada, grelhada ou até assada.
A especialista Priscilla Primi ensina um truque simples para deixar o prato macio e saboroso: "Como é uma carne mais firme, o ideal é usar a panela de pressão. Depois, dá pra refogar com cebola, alho, um pouco de molho de tomate e água. Fica deliciosa".
Além dos níveis satisfatórios de proteínas, a moela também é rica em vitaminas A, C, E e nas do complexo B, além de minerais como zinco, ferro e fósforo, fundamentais para a imunidade e para o bom funcionamento do organismo.