Uma nova novela de Rosane Svartman chega na tela da Globo a partir de segunda-feira, 28 de abril. A autora de sucessos como ‘Vai na Fé’ e ‘Totalmente Demais’ emplaca um novo projeto no horário das sete. ‘Dona de Mim’ substitui a bem-sucedida ‘Volta por Cima’, de Claudia Souto, com a intenção de manter os bons números de audiência da faixa.
Com uma trama centrada em temas como superação, maternidade, saúde mental, limitações físicas e preconceito, 'Dona de Mim' marca a estreia de Clara Moneke como protagonista de novela. O elenco ainda conta com grandes nomes, como Tony Ramos, que lidera o time de veteranos, e Claudia Abreu, que retorna às novelas após nove anos longe da telinha.
Quer saber tudo sobre 'Dona de Mim'? O Purepeople conta as principais curiosidades sobre a nova novela das sete. Confira!
A nova novela das sete tem como ponto de partida a dor da perda de um filho vivida por Leona, personagem de Clara Moneke.
Estudante de publicidade, a jovem viu sua vida perdida no momento em que estava prestes a se casar com Marlon (Humberto Morais). Grávida de seis meses de Sophia, ela precisou lidar com o aborto, e, a partir disso, teve sua vida transformada, como largar o sonho de cursar a faculdade de publicidade.
Sete anos depois, Leo consegue um emprego como babá na mansão da família Boaz, donos da tradicional marca de lingerie de fabricação própria que ela costumava revender. Nesse meio familiar, Leo conhece Sofia (Elis Cabral), filha de oito anos de Abel (Tony Ramos).
No passado, Abel registrou a criança como sua filha após uma cobrança de dívida que tinha com sua ex-funcionária, Ellen, papel que caberá a Camila Pitanga em participação especial.
Além disso, Leona vai impactar a vida de Samuel (Juan Paiva) e Davi (Rafa Vitti), além de Ayla (Bel Lima). A partir daí, a protagonista começa a viver novas experiências e traçar novos projetos.
Abel (Tony Ramos) - Herdeiro e atual presidente da fábrica de lingerie Boaz, filho de Rosa (Suely Franco), tem quatro filhos: Samuel (Juan Paiva), Davi (Rafa Vitti) e Ayla (Bel Lima), frutos do seu primeiro casamento, e a pequena Sofia (Elis Cabral), registrada como filha após a cobrança de uma dívida de vida que tinha com Ellen (Camila Pitanga), antiga funcionária da Boaz. É casado com Filipa (Cláudia Abreu).
Leona/Leo (Clara Moneke) - Determinada e divertida, Leona, ou apenas Leo, é uma jovem que está sempre atrás de trabalho, fazendo rifas ou arranjando bicos para ajudar a família.
Filipa (Claudia Abreu) - Sensível e emocionalmente instável, tenta encontrar o seu lugar como mulher e mãe em meio a lembranças de um passado livre como artista. Ela se apaixonou por Abel num rompante, e foi tudo muito rápido: o namoro, o casamento e a decepção.
Jacques (Marcello Novaes) - Homem experiente e sedutor, ele é diretor da fábrica e conselheiro de Filipa (Cláudia Abreu). Quer tirar o poder do irmão Abel.
Tânia (Aline Borges) - Mulher de Jacques que o ajuda a planejar golpes contra Abel.
Ricardo (Marcos Pasquim) - Ele é um advogado pouco ético que ajuda Jacques nas falcatruas no setor financeiro.
Marlon (Humberto Morais) - Idealista, Marlon sonha em se tornar policial militar por acreditar que pode contribuir para um mundo melhor. No passado, era apaixonado por Leona. É firme em seus princípios éticos e morais, e chega a ser inflexível.
Stephany (Nikolly Fernandes) - Estudante que cresceu à sombra de sua irmã Leona, sempre incrível e exuberante aos seus olhos. Há sete anos, quando Leo sofreu uma perda gestacional, viu a vida dela virar de cabeça para baixo.
Yara (Cyda Moreno) - Avó de Leona e Stephany, criou as meninas como pôde depois de os pais delas morrerem. Costureira aposentada da fábrica Boaz, mal consegue pagar as contas com o que ganha.
Kamila/Kami (Giovanna Lancellotti) - Inconsequente, e inimiga do fim, tem uma alegria contagiante. Mãe solo do pequeno Dedé (Lorenzo Reis), Kami faz o que estiver ao seu alcance para que o filho tenha a melhor vida possível. Precisou passar pela maternidade sozinha quando Ryan (L7nnon), seu namorado na época, foi preso.
Ryan (L7nnon) - Foi uma estrela do rap na Batalha de Criação e um dia acreditou que a arte poderia ser uma saída para sua trajetória, mas entrou para o crime e acabou sendo preso justamente quando ia tentar outros rumos. Nunca conheceu o filho pessoalmente. Seu foco é sair da cadeia.
Pamela/Pam (Haonê Thinar) - Alegre e batalhadora, Pam teve que amputar a perna ainda criança por causa de um tumor no fêmur. Tem uma relação complicada com Danilo (Felipe Simas), seu quase namorado da adolescência.
Dara (Cecília Chancez) - Irmã de Marlon (Humberto Morais) e filha de Jussara (Vilma Melo) e Luisão (Adélio Lima), é uma jovem engajada e que vive pensando em rimas.
Jussara (Vilma Melo) - Mãe de Marlon (Humberto Morais) e Dara (Cecília Chancez), casada com Luisão (Adélio Lima) e vizinha de Yara (Cyda Moreno), com quem vive entre fofocas e tretas.
Luisão (Adélio Lima) - Marido de Jussara e pai de Marlon e Dara. Trabalha como segurança na fábrica Boaz e é músico nas horas vagas. É apaixonado por Jussara e um paizão, sempre ao lado dos filhos.
Danilo (Felipe Simas) - Filho de seu Manuel (Ernani Moraes) e irmão de Peter (Pedro Fernandes). Teve um relacionamento conturbado com Pam no passado. Ele guarda um grande ressentimento pela falta de oportunidade profissional.
Peter (Pedro Fernandes) - Divertido, bem-humorado, gosta de inventar histórias sobre sua mãe, que foi embora quando ele ainda era criança. Encara com leveza sua paralisia cerebral e trabalha com o pai, seu Manuel (Ernani Moraes).
Seu Manuel (Ernani Moraes) - Simpático dono de uma padaria, o pai de Danilo e Peter é superprotetor. Foi casado com uma mulher mais nova do que ele, a mãe dos seus dois filhos, mas ela abandonou a família, fato pelo qual ele se culpa até hoje.
Caco (Pedro Alves) - Estudou Marketing com Leona no passado. Boêmio, sensível e nada confiável, é extremamente divertido e está sempre pronto para curtir uma balada, mas também sabe arrumar confusão.
Barbara (Giovana Cordeiro) - Namorada de Marlon, é uma lutadora de kickboxing muito dedicada e a maior apoiadora do amado no esporte.
Nina (Flora Camolese) - Reativa e irônica desde pequena, é filha do primeiro casamento de Filipa. Foi uma criança carente, e, depois, uma adolescente rebelde. Mora com a avó, Isabela (Sylvia Bandeira), em Portugal.
Sofia (Elis Cabral)- Filha de Ellen e registrada por Abel, a pequena Sofia deixa todo mundo na mansão Boaz de cabelo em pé.
Samuel (Juan Paiva) - Apesar de ser filho adotivo, é o mais parecido com o pai, Abel. Ele é responsável e só dá um próximo passo com a certeza de que é seguro.
Davi (Rafa Vitti) - Hedonista e sedutor, sempre teve tudo que desejou. É do tipo carismático, magnético e fácil de lidar, e, por isso, consegue a simpatia alheia e desperta paixões sem muito esforço.
Ayla (Bel Lima) - Inteligente e um pouco ingênua, é uma moça de boas intenções. Trabalha na Boaz, assim como os irmãos, coordenando o setor de vendas da empresa.
Gisele (Luana Tanaka) - Namorada de Ayla, é tradutora e trabalha de casa traduzindo textos do inglês para o português.
Rosa (Suely Franco) - Matriarca da família, é uma mulher que fala o que pensa, muitas vezes de forma dura, e sente que não deve nada a ninguém. Abel sempre foi seu filho predileto.
Ellen (Camila Pitanga) - Mãe biológica de Sofia, trabalhava na contabilidade da empresa Boaz e salvou a vida de Abel quando ele enfrentava um momento difícil.
Vanderson (Armando Babaioff) - Ex-marido de Ellen, foi realmente apaixonado por ela, mas nunca deixou de ser mau-caráter.
‘Dona de Mim’ tem autoria de Rosane Svartman com colaboração de Carolina Santos, Jaqueline Vargas, Juan Jullian, Mário Viana, Michel Carvalho e Renata Sofia. A obra tem direção artística de Allan Fiterman.
Nascida nos Estados Unidos e radicada no Brasil, Rosane Svartman é formada em cinema com especialidade em comunicação Além da TV, ela já atuou como roteirista, diretora e produtora de filmes e peças teatrais.
A novelista estreou nos anos 90 na equipe de direção dos humorísticos 'Casseta & Planeta Urgente' e 'Garotas do Programa'. Ela assinou 'Malhação: como a Vida, 'entre 2012 e 2013 e 'Malhação: Sonhos’, entre 2014 e 2015.
No horário das sete, ela criou 'Totalmente Demais', um dos trabalhos mais lembrados pelo público. Em 2019, destacou-se com 'Bom Sucesso'. Quatro anos depois teve sua estreia solo em 'Vai na Fé', conquistando média de 23,4 pinos na Grande São Paulo.
‘Dona de Mim' é composta por um trio de vilões: Jacques (Marcello Novaes), Tânia (Aline Borges) e Ricardo (Marcos Pasquim).
Irmão caçula de Abel (Tony Ramos), Jacques é um homem orgulhoso que tem ressentimento por não ter sido escolhido pelo pai para assumir a presidência da fábrica de lingeries Boaz, que carrega o nome da família. O crápula conta com a ajuda de Tânia para conquistar a empresa. Além disso, Ricardo é o parceiro ideal, um advogado pouco ético que ajuda o patrão nas falcatruas no setor financeiro. O trio está armado!
A festa de lançamento de ‘Dona de Mim’ agitou o Rio de Janeiro na noite de 16 de abril. O evento que marcou a apresentação da nova novela das sete ocorreu no Museu de Arte do Rio, no centro da cidade. Entre entrevistas e muita diversão, o elenco assistiu à apresentação de L7nnon, que recebeu a missão de animar os convidados. Além disso, um jogo de rimas ferveu com rappers apresentando suas versatilidades.
Claudia Abreu e Tony Ramos foram alguns dos mais ovacionados da noite. Já Clara Moneke, protagonista da trama, demorou a chegar ao evento e demonstrou pouca disposição para interagir com a imprensa. Ao contrário, Juan Paiva, Rafael Vitti e Giovana Cordeiro foram extremamente simpáticos e receptivos.