O 13º episódio do "MasterChef Brasil 2025", exibido nesta terça-feira (19), prometia emoção e entregou (até mais do que pedimos). Logo de cara, o público foi surpreendido pelo retorno de duas campeãs da franquia: Elisa Fernandes e Dayse Paparoto. As vencedoras voltaram à cozinha para reforçar os times na primeira prova da noite, que tinha uma missão nada simples... cozinhar para um grupo de críticos gastronômicos exigentes.
Os competidores foram divididos em duas equipes. No time laranja, sob o comando de Glória, ficaram também Daniela, Felipe B. e Elisa. Do outro lado, o time azul tinha Rodrigo como capitão, além de Dayse, Guilherme e Leonela.
Com cardápios diferentes (o laranja apostou na elegância francesa, enquanto o azul tentou conquistar pelo sabor), a disputa terminou com vitória esmagadora da equipe de Glória por 13 a 2. Resultado: Rodrigo, Guilherme e Leonela foram direto para a prova de eliminação!
E foi aí que a tensão aumentou. O confeiteiro Diego Lozano, conhecido como um dos maiores nomes da confeitaria brasileira, apareceu para propor um desafio de respeito: replicar um entremet, doce francês de várias camadas que exige técnica e precisão. A missão parecia impossível, mas os três surpreenderam. Lozano chegou a elogiar os competidores!
“Surpreendente”, disse o chef exigente sobre o trabalho de Leonela. “Acho que nasceu um confeiteiro”, elogiou Rodrigo. “Para quem fez a primeira vez, sua Torre de Pisa está boa”, percebeu ainda Guilherme, tentando descontrair o clima tenso.
Até os jurados ficaram boquiabertos. “Essa prova não é para amadores, é para quem já é profissional”, declarou Erick Jacquin, que detonou o morango do amor recentemente, ressaltando a complexidade do desafio. Já Helena Rizzo confessou que se emocionou com as sobremesas. “Vocês entraram amadores e estão saindo profissionais. Estou orgulhosa de vocês”, expressou ela, que mal sabia que teria ainda mais lágrimas para chorar...
Apesar dos elogios, alguém precisava sair. E o resultado foi doloroso: Guilherme e Leonela foram eliminados. O baque foi tão forte que até Helena chorou ao se despedir da dupla.
O erro de Guilherme foi técnico. Sua mousse ficou líquida. “Foi um erro besta. Podia ter feito mais”, lamentou em entrevista ao site oficial da Band. O jovem, no entanto, já projeta o futuro. “É muito provável que eu siga na gastronomia, faça faculdade na área e viaje o mundo pesquisando. Meu sonho é ter um restaurante estrelado”, expressou.
Leonela também não escondeu a frustração: “Queria muito chegar na final, trabalhei muito para isso, mas o melhor trabalho vence. É duro sair tão perto”. Ainda assim, a baiana destacou sua trajetória. “Meu tempero marcou, e isso ninguém tira de mim”, disse, ressaltando também a força de sua personalidade: “Chegar até aqui sendo fiel a quem eu sou é muito importante. O MasterChef me transformou em outra pessoa”.
Com a eliminação dupla, o programa chega à semifinal com um quarteto diverso e querido pelo público:
- Daniela, 49 anos, advogada de Petrópolis (RJ)
- Felipe B., 33 anos, barista do Rio de Janeiro (RJ)
- Glória, 66 anos, professora de idiomas de Hong Kong
- Rodrigo, 35 anos, comerciante de Volta Redonda (RJ)
Como sempre, a internet acompanhou cada detalhe e reagiu em peso no X (antigo Twitter). A saída de Leonela deixou muitos fãs inconsoláveis. “Eu tô desolado com a minha fav indo embora”, lamentou um. “Tô devastada, Leonelaaaaa!!! O MasterChef 12 não será mais o mesmo sem teus comentários precisos e teu talento imenso”, reagiu outra.
Houve também quem comemorasse o resultado parcial! “Triste pela Leonela e soltando fogos pelo Guilherme saindo”, disparou uma internauta. Já outros preferiram destacar o saldo positivo... “Triste com a saída da Leo, mas feliz que os quatro que ficaram são maravilhosos. Torcendo pela final Glória e Dani”, escreveu um fã.
Aliás, essas duas estão dando o que falar... será que uma delas leva o grande prêmio? Para quem vai a sua torcida?