O restaurante Jamile, que tem Henrique Fogaça, jurado do programa “MasterChef”, como criador do cardápio, sofreu com o desabamento do teto no início da tarde desta quarta-feira (08). As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros. O estabalecimento, fundado em 2015, está localizado em Bela Vista, bairro do centro de São Paulo conhecido pela tradição culinária.
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado por volta do meio-dia. A causa do acidente ainda não foi confirmada. A primeira hipótese foi a explosão de gás, que teria resultado na ruína da estrutura do teto. A tese, no entanto, já está descartada. Não houve explosão e funcionários testemunharam apenas o colapso estrutural.
Três funcionários ficaram soterrados nos escombros. Um foi retirado ainda nos primeiros minutos e outros dois permanecem presos por horas. Segundo informações do UOL, uma mulher morreu. A identidade e a profissão não foram reveladas. Os socorristas fizeram de tudo para salvá-la, declarou a tenente Olívia Perrone, do Corpo de Bombeiros.
Segundo informações reveladas pelo “Jornal Hoje”, da TV Globo, quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas ainda nas primeiras horas; uma delas deixou o restaurante com uma tala no braço. O jornal Folha de São Paulo informa que uma foi encaminhada ao Pronto-Socorro e outras duas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de bairros próximos. A última pessoa foi socorrida pelo Samu. Ainda não há mais detalhes sobre o estado de saúde, mas a corporação afirma que estão todos conscientes.
Em depoimento à Folha, o dono do estacionamento vizinho ao restaurante relatou ter ouvido um barulho forte e diz que ainda não havia clientes porque o desabamento ocorreu minutos antes do meio-dia, hora de abertura do estabelecimento.
Em nota divulgada horas após o incidente, Fogaça "lamenta profundamente o ocorrido", mas esclarece que não tem "envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento". Leia nota na íntegra abaixo:
O chef Henrique Fogaça lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde de hoje, 8 de outubro, no restaurante Jamile, localizado na Bela Vista, que resultou em danos estruturais e ferimentos em três colaboradores, um deles já encaminhado ao hospital e dois ainda recebendo atendimento das equipes de resgate.
Fogaça manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária.
Embora esteja fora do país, o chef mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes.
É importante esclarecer que Henrique Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante Jamile, como erroneamente vem sendo dito em alguns canais de comunicação. Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento.