Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre os dias que sucederam a morte de Preta Gil, vítima de câncer aos 50 anos de idade. "Estamos tristes, naturalmente tristes, ainda tendo que nos acostumar com a falta", lamentou o cantor ao "Fantástico" deste domingo (10), quando se comemorou o Dia dos Pais.
Gil lembrou que antes já havia passado pela perda de outro filho, Pedro, vítima de um acidente de carro aos 19 anos. "Na época eu me pronunciei muito enfaticamente a respeito disso, quase que como uma queixa. 'Puxa vida, os filhos nascem pra enterrar a gente. Fica esquisito a gente ter que enterrá-los'", contou.
O artista afirmou que, no caso de Preta, por causa da doença, foi um pouco diferente: "A gente teve tempo pra, de uma certa forma, irmos nos acostumando com a ideia [da morte]. O diagnóstico dela foi muito duro, as expectativas em relação a possibilidade dela se curar eram pequenas".
Gilberto Gil revelou que foi Preta quem decidiu o destino das cinzas de seu corpo: "Entre os vários pedidos que ela tinha pra isso e para aquilo, um deles era de que o corpo dela fosse cremado e que as cinzas fossem distribuídas entre as pessoas da famílias, dos amigos".
E entregou que as cinzas da artista terão destinos diferentes. "Hoje eu estava vendo a caixinha que veio com as cinzas dela. Tem gente que quer usar as cinzas dela pra fazer uma espécie de joia. Tem gente que quer ter, quem sabe, um tiquinho das cinzas dela em casa, talvez seja o caso da família. Jogar um pouquinho nos jardins de uma das casas, na beira do mar da casa lá da Bahia", enumerou.
Bastante emocionado, Gil lembrou a última vez que esteve com Preta no palco, em um show em São Paulo, e declarou sobre a filha: "Uma menina que nos ensinou muito".
E nesta mesma linha, afirmou que a decisão de seguir com sua turnê vem da força que a filha sempre lhe deu para continuar: "Ela era cantora. Em vários momentos da doença ela dizia: 'vai cantar, pai. Vamos embora'. Ela tinha esse lado então é um respeito também a esse caráter profundo da personalidade dela, voltar a cantar por aí".
Gil afirmou ainda não ter decidido se o show será o mesmo ou se terá alguma homenagem especial à filha. "Às vezes eu fico tentado a inventar alguma coisa diferente para levar [pro palco]. Outras vezes eu digo: 'não precisa'. Acho que a gente vai continuar fazendo esse show que felizmente foi muito bem recebido e eventualmente num ímpeto qualquer assim terá um pedacinho de alguma coisa diferente que a gente possa fazer como homenagem especial pra ela", avisou.