O novo episódio do "Chef de Alto Nível", exibido nesta quarta-feira (24), marcou a estreia da Fase de Times e, com ela, o início real da tensão no maior reality culinário da Globo. Mas o que deveria ser apenas uma disputa técnica entre cozinheiros virou assunto nas redes sociais por um motivo específico: o surto do chef Alex Atala, que já matou uma galinha ao vivo, diante de sua equipe, com direito a gritos, xingamentos e broncas públicas que dividiram o público.
Na estreia da nova fase, os participantes foram divididos em três equipes lideradas pelos mentores Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto. O desafio do dia exigia que cada time montasse um menu exclusivo para o Outback, com cinco itens obrigatórios: um aperitivo, a costela ribs, dois acompanhamentos e um molho. O cardápio campeão seria incluído no menu real da rede de restaurantes no Brasil.
Durante a execução do prato do Time Atala, o participante Gilmar foi encarregado de preparar uma das batatas que compunham o acompanhamento da costela e acabou errando o ponto do cozimento, apesar dos inúmeros alertas do mentor. "Eu quero essas batatinhas na perfeição. Esse é um clássico do clássico... presta atenção, pelo amor de Deus. Você precisa ser mais rápido. Dá uma checada primeiro para ver se não vai queimar", avisou Atala.
Mas o aviso veio tarde. Gilmar não conseguiu entregar o preparo como o esperado. "Não! Não!", gritou Atala, ao perceber o erro. "Cara, perdemos esse prato", completou, impedindo o participante de mandar o prato ao elevador. Gilmar, visivelmente abalado, compartilhou o momento com o público: "Ele não deixou eu colocar o prato. Foi decepcionante".
E não parou por aí! Em outro momento tenso, o chef explodiu com o mesmo participante ao perceber que um item fundamental do cardápio não estava pronto. "Eu comecei falando que eu queria uma maionese. Cadê a p*rra da maionese? Eu não estou brincando, eu não vim para perder, eu não sei perder. Cozinha é temperatura. Você trabalhou para nada! Não vai mais acontecer isso. Quero você seguro trabalhando. Arranca esse cozinheiro daí de dentro e põe para fora!", disparou Atala.
A sequência de broncas repercutiu fortemente nas redes sociais. No X (ex-Twitter), o nome de Atala virou trending topic. "Se eu levo um chapisco desse do Atala eu ia chorar 3 dias seguidos", comentou uma usuária. "Atala faltou só fazer a batata e o cara ainda errou kkkkk", ironizou outro. "Esse Alex Atala é um escr*to. Se fala assim nas câmeras, imagina na cozinha dele", criticou um internauta. "Atala surtando é o meu entretenimento", opinou outro.
Após a vitória do Time Vanzetto, os mentores perdedores precisaram indicar membros de suas equipes para a prova de eliminação. Jefferson Rueda escolheu Lucas, enquanto Alex Atala indicou justamente Gilmar, protagonista de uma das broncas mais tensas da noite. Apesar do tom agressivo, Atala garantiu que confiava no potencial do participante.
Na prova, os dois indicados tiveram 30 minutos para preparar um prato com a berinjela como estrela. O julgamento foi feito às cegas, com os mentores provando os pratos sem saber quem os havia preparado. O veredito final revelaria quem deixaria a competição. A sorte sorriu para Lucas e o "póbi" do Gilmar deixou o reality... Que dia para ele, hein!?