Após polêmica, Igreja volta atrás e libera Cristo em filme com Wagner Moura
Publicado em 21 de julho de 2014 20:28
Por Purepeople
A Arquidiocese do Rio de Janeiro voltou atrás na decisão de barrar a utilização da imagem do Cristo Redentor no filme "Rio, Eu Te Amo". Nesta segunda-feira (21), a Cúria enviou um comunicado aos produtores do longa-metragem informando que não irá se opor ao uso do monumento religioso em "Inútil Paisagem", curta dirigido por José Padilha e protagonizado por Wagner Moura, que integra o projeto cinematográfico em homenagem à capital fluminense. Procurada por Purepeople, a Arquidiocese do Rio de Janeiro informa que sua posição foi reavaliada após as alegações feitas pelos produtores. A Cúria aceitou a versão de que não há um atentado à fé católica no curta-metragem protagonizado por Wagner Moura uma vez que a história acontece dentro de um contexto e que a imagem do Cristo Redentor não é tratada de forma religiosa na produção. Na história dirigida por José Padilha, Moura interpreta um homem em crise existencial que, durante um voo de asa-delta, conversa com o monumento sobre os pensamentos
Arquidiocese do Rio libera imagem do Cristo Redentor em filme com Wagner Moura (21 de julho de 2014)
Em 'Inútil Paisagem', o ator Wagner Moura sobrevoa o Rio de Janeiro em uma asa-delta e dialoga com o Cristo Redentor
Wagner Moura chegou a ser cortado de cartaz de 'Rio Eu Te Amo', após veto a Cristo Redentor
Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer também integram o elenco da produção 'Rio, Eu Te Amo'
Fernanda Montenegro está no elenco de 'Rio, Eu Te Amo' ao lado de Eduardo Sterblitch. A atriz foi dirigida pelo genro, Andrucha Waddington
Fernanda Montenegro e Regina Casé contracenam em 'Rio, Eu Te Amo'
Roberta Rodrigues participa do mesmo curta que Tonico Pereira em 'Rio, Eu Te Amo'
A dupla formada por Tonico Pereira e Roberta Rodrigues foi dirigida pelo diretor sul-coreano Im Sang-Soo
Marcelo Serrado e Ryan Kwanten, do seriado 'True Blood', filmaram no Pão de Açúcar
Em 'Rio, Eu Te Amo', a atriz Cláudia Abreu protagoniza o curta dirigido por Vicente Amorim
Veja + após o anúncio

A Arquidiocese do Rio de Janeiro voltou atrás na decisão de barrar a utilização da imagem do Cristo Redentor no filme "Rio, Eu Te Amo". Nesta segunda-feira (21), a Cúria enviou um comunicado aos produtores do longa-metragem informando que não irá se opor ao uso do monumento religioso em "Inútil Paisagem", curta dirigido por José Padilha e protagonizado por Wagner Moura, que integra o projeto cinematográfico em homenagem à capital fluminense.

Procurada por Purepeople, a Arquidiocese do Rio de Janeiro informa que sua posição foi reavaliada após as alegações feitas pelos produtores. A Cúria aceitou a versão de que não há um atentado à fé católica no curta-metragem protagonizado por Wagner Moura uma vez que a história acontece dentro de um contexto e que a imagem do Cristo Redentor não é tratada de forma religiosa na produção.

Na história dirigida por José Padilha, Moura interpreta um homem em crise existencial que, durante um voo de asa-delta, conversa com o monumento sobre os pensamentos que o atormentam.

Por causa do veto anterior da Arquidiocese, "Inútil Paisagem" ficou de fora da versão final de "Rio, Eu Te Amo" para o exterior. Como a produção já vai estrear no mês que vem em países como Grécia e Polônia, o filme teve que ser entregue aos distribuidores internacionais com apenas nove curtas, e não dez.

No Brasil, "Rio, Eu Te Amo" só entrará em cartaz em 11 de setembro. "Apesar do prazo muito apertado, os produtores vão trabalhar intensamente e esperam poder incluir o episódio na versão para os cinemas brasileiros", informam os produtores em comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira, após a nova decisão da Igreja.

Polêmica

Detentora dos direitos patrimoniais do Cristo Redentor, a Arquidiocese inicialmente proibiu o uso de sua imagem na produção por considerar o conteúdo de "Inútil Paisagem" como ofensivo. "O monumento não é só um símbolo da cidade do Rio e do Brasil, mas um santuário que comporta, dentro da imagem, uma capela", explicou a Igreja em nota, na época de sua primeira decisão.

"As cenas produzidas atentariam contra a fé católica, caracterizando inclusive o crime de vilipêndio (desrespeito), razão pela qual recomendou fortemente a exclusão da cena", continuou. "A arquidiocese ressalta que a decisão de não autorizar a veiculação das imagens não é uma forma de cerceamento à liberdade de expressão, mas, sim, um meio hábil de garantia da preservação da imagem religiosa e da fé".

A decisão, no entanto, criou revolta na classe artística e grande polêmica no meio cultural. Por causa da decisão, o cartaz de "Rio, Eu Te Amo" chegou a ser divulgado sem os nomes de Wagner Moura e do cineasta José Padilha ("Tropa de Elite").

"Rio, Eu Te Amo" faz parte da franquia internacional "Cities of Love", que já produziu "Paris, Je T´Aime" (2006) e "New York, I Love You" (2008). Além do curta de José Padilha, o episódio brasileiro conta com produções dirigidas por nomes como Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), o italiano Paolo Sorrentino ("A Grande Beleza") e o mexicano Guillermo Arriaga ("Babel").

Entre os atores que protagonizam as histórias do filme estão Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro, Vanessa Paradis, Vicent Cassel, Cláudia Abreu, Márcio Garcia, Bruna Linzmeyer, Roberta Rodrigues e Marcelo Serrado.

Sobre
Wagner Moura
Wagner Moura
Wagner Moura critica PM do Rio e Bolsonaro, e aponta entrave para lançar 'Marighella'
2 de novembro de 2021 15:34
Wagner Moura grava novo filme e exibe corpo sarado em praia do Rio. Fotos!
31 de julho de 2018 13:36
Publicidade de Wagner Moura como Pablo Escobar em 'Narcos' é vetada em Madri
15 de dezembro de 2016 20:13
Todos os itens
Palavras-chave
Cinema Polêmica Famosos brasileiros Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Não sustentou! Kayky Brito volta atrás após decisão drástica em relação com Tamara Dalcanale
Não sustentou! Kayky Brito volta atrás após decisão drástica em relação com Tamara Dalcanale
25 de outubro de 2023
Vivi Noronha é atacada após reatar com MC Poze e afirma ser 'muito pior'; casal confirmou volta do namoro após flagra
Vivi Noronha é atacada após reatar com MC Poze e afirma ser 'muito pior'; casal confirmou volta do namoro após flagra
28 de março de 2024
Notícias similares
Maiara, após surgir muito magra de biquíni e ter o corpo criticado, reage a comentários e causa polêmica na web. Veja!
Maiara, após surgir muito magra de biquíni e ter o corpo criticado, reage a comentários e causa polêmica na web. Veja!
25 de março de 2024
Nem a família escapou do calote? Cunhada de Alexandre Correa aciona Justiça para cobrar dívida milionária
Nem a família escapou do calote? Cunhada de Alexandre Correa aciona Justiça para cobrar dívida milionária
12 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias