Óleos essenciais no cabelo! Especialista ensina truques para recuperar fios ressecados
Publicado em 30 de dezembro de 2018 06:09
Por Purepeople
Com a proximidade da estação mais quente do ano, é natural que as preocupações com os cabelos aumentem. Apesar da temporada de verão estar oficialmente aberta - e ser uma delícia -, não dá para negar que os cuidados devem ser redobrados! Para o excesso de pontas duplas, o couro cabeludo oleoso e os fios bem ressecados, tem jeito sim! Aprenda a usar os óleos essenciais a seu favor!
Você sabia que os óleos essenciais são bons aliados na hora de cuidar dos cabelos?
Os óleos essenciais preservam a umidade natural dos fios, são hidratantes, nutritivos, reconstrutores e antioxidantes, além de protegerem contra agressões externas como o vento e a poluição
A proporção é usar 3 gotas de óleo essencial no total para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal, que pode ser de coco ou de oliva, por exemplo
O óleo essencial de alecrim, por exemplo, pode ser utilizado para deixar os cabelos mais fortes e diminuir as pontas duplas
'A proporção é usar 3 gotas de óleo essencial no total para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal (de coco ou oliva, por exemplo). Já a quantidade de óleo vegetal vai variar de acordo com o comprimento do cabelo', explica a aromaterapeuta, frisando que para fios curtos basta 1 colher de óleo vegetal e até 4 colheres para os mais longos.
Os óleos essenciais são obtidos de plantas aromáticas. Normalmente são necessários centenas de quilos de plantas para a obtenção de 1Kg de óleo essencial, portanto são altamente concentrados
Outra planta que promete bons resultados aos cabelos é a lavanda! Ela ajuda a controlar a oleosidade no cabelo!
Para deixar os cabelos mais fortes e compridos, o óleo essencial de alecrim é uma boa opção graças aos seus ativos que estimulam a microcirculação do couro cabeludo, nutrindo e estimulando o crescimento dos fios. 'Misture 3 gotas do óleo essencial de alecrim e 4 gotas do óleo essencial de manjericão em 100ml de xampu neutro', ensina a aromaterapeuta
Veja + após o anúncio

Quem não gosta de exibir os cabelos sempre macios, brilhantes e saudáveis? Apesar de parecer difícil, dá, sim, para manter os cuidados em casa usando apenas os óleos essenciais! E no verão vale a pena reforçar os cuidados. Hoje em dia encontramos frascos em farmácias de manipulação e até em mercados. Eles estão disponíveis em formulações concentradas e até misturados em cremes e condicionadores. Esses óleos preservam a umidade natural dos fios, são hidratantes, nutritivos, reconstrutores e antioxidantes, além de protegerem contra agressões externas como o vento e a poluição. Entrevistamos a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato e ela deu várias dicas!

'São 3 gotas de óleo essencial para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal'

Os óleos essenciais são obtidos de plantas aromáticas, como a lavanda, por exemplo. Normalmente são necessários centenas de quilos de plantas para a obtenção de 1Kg de óleo essencial, portanto são altamente concentrados e devem ser sempre diluídos. "A proporção é usar 3 gotas de óleo essencial no total para até 4 colheres de sopa de óleo vegetal (de coco ou oliva, por exemplo). Já a quantidade de óleo vegetal vai variar de acordo com o comprimento do cabelo", explica ela, frisando que para fios curtos basta 1 colher de óleo vegetal e até 4 colheres para os mais longos.

Você pode substituir o óleo vegetal por máscara capilar

A aplicação começa com uma massagem no couro cabeludo com um pouco da mistura dos óleos, depois vai puxando o óleo para as pontas em movimento suave até umectar todo o cabelo, aguarde de 15 a 20 minutos e lave como de costume", alerta a aromaterapeuta. "Quando a intenção for apenas brilho e hidratação, é possível substituir o óleo vegetal por um creme próprio para máscara capilar ou até usar metade de óleo vegetal e metade de creme. Neste caso, basta colocar as 3 gotas de óleo essencial na porção de creme recomendada pelo fabricante e aplicar ao longo dos fios."

Cabelos com muitas pontas duplas e sem brilho

Para um cabelo sem vida e com pontas duplas, o óleo essencial de alecrim misturado com o essencial de gerânio é muito recomendado. "Eles possuem ativos que proporcionam o brilho que o cabelo precisa! A dica é: "Em um frasco de 300 ml de argan, coloque 3 gotas de alecrim e 3 gotas de gerânio. Pingue algumas gotas da mistura na mão e espalhe nas pontas do cabelo. O uso deve ser diário!", explica Márcia. O alecrim, quando encontrado no formato de óleo essencial, possui uma série de propriedades terapêuticas que, além de ajudar na saúde, é excelente também para cuidar da pele. Não perca a oportunidade de incluir essas dicas na lista de cuidados com os fios nesse período de temperaturas mais altas.

Óleo de alecrim para conquistar fios longos e fortes

Para deixar os fios fortes e compridas, o óleo essencial de alecrim é uma boa opção. "Graças aos seus ativos que estimulam a microcirculação do couro cabeludo estimulando a nutrição e o crescimento. Misture 3 gotas desse óleo e 4 gotas do óleo essencial de manjericão, que ajuda no crescimento, em 100ml de xampu neutro", ensina, citando ainda o óleo de rícino: "Ele tem uma boa capacidade de dissolver ceras e excesso de gordura, por isso, pode ser útil para o crescimento dos cabelos quando o problema estiver relacionado com a formação de pequenas placas de ceras no bulbo capilar ou excesso de oleosidade." Ela ensina uma receita para quem tem cabelos oleosos e sofre com queda e dificuldade de crescimento: "Aplicar 2 gotas de óleo essencial de alecrim, 1 gota de óleo essencial de limão siciliano e de 1 a 4 colheres de óleo de rícino ou jojoba e realizar uma massagem no couro cabeludo."

Adeus a oleosidade: 'Óleo essencial de hortelã é um ótimo ingrediente'

Se você sofre com o problema de oleosidade, precisa ler essa dica: o óleo essencial de hortelã, rico em minerais e ácidos graxos, é um ótimo ingrediente para te ajudar se livrar desse mal. "As propriedades antissépticas e antimicrobianas deste óleo facilitam na hora de manter o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade. Já o óleo essencial de lavanda ajuda a equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo e o óleo essencial de cedro equilibra o pH. A dica é misturar 100 ml de xampu neutro com 4 gotas de óleo de lavanda, 3 gotas de cedro e 4 gotas de hortelã-pimenta. Os resultados já são evidentes na primeira semana de uso".

(Por Martina Orlandini)

Palavras-chave
Lifestyle Cabelo Beleza & Estilo Beleza Principais notícias Primavera/Verão
Sobre o mesmo tema
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Andressa Urach fala sobre fim da carreira erótica e ensina truque para sexo diário. Saiba!
Andressa Urach fala sobre fim da carreira erótica e ensina truque para sexo diário. Saiba!
14 de janeiro de 2024
Notícias similares
Óleo de amêndoas: 3 produtinhos com esse óleo poderoso e nutritivo para a pele e cabelo!
Óleo de amêndoas: 3 produtinhos com esse óleo poderoso e nutritivo para a pele e cabelo!
18 de dezembro de 2023
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
29 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias