
A TV Globo sofreu duras críticas nas redes sociais no fim da noite desta terça-feira (04). O motivo? Na transmissão do último dia de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a emissora cortou o discurso da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que aconteceu durante o esquenta da Paraíso do Tuiuti.
Erika fazia um discurso sobre a história de Xica Manicongo, grande homenageada do enredo da agremiação, e em defesa da comunidade LGBTQIA+. No entanto, a emissora interrompeu a transmissão para mostrar detalhes de um carro alegórico. A decisão causou revolta entre usuários do X, antigo Twitter.
“A transfobia da Globo colocando a repórter pra falar sem parar bem na hora do discurso histórico da Erika Hilton”, acusou um internauta. “Que vergonha a Globo cortando o discurso da Erika Hilton na abertura do desfile da Paraíso do Tuiuti. Repórteres falando amenidades por cima, obviamente instruídos. Não acredito em coincidência”, apontou um usuário. “A Globo não tem o menor respeito pelo tema da Tuiuti. Não deixou a gente ouvir o recado importantíssimo da Erika Hilton”, lamentou mais um perfil. “A Globo boicotou o discurso da Erika Hilton”, disparou outra pessoa.

Com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo”, a Paraíso do Tuiuti propõe reflexão sobre respeito e tolerância através da história da primeira mulher trans documentada no Brasil, uma escravizada vinda da África.
Polêmica à parte, Erika ganhou outra missão importantíssima no desfile da Tuiuti: participar da comissão de frente. Assim como aconteceu com José Loreto na Vila Isabel, a deputada pegou os admiradores de surpresa, já que a presença na ala que abre os trabalhos foi mantida em surpresa.
Erika viveu uma maratona cansativa - e secreta! - para conciliar os ensaios com a rotina em Brasília.
"Eu vinha direto de Brasília pra cá. Chegava, ia pro hotel, ficava lá porque ninguém podia me encontrar no barracão da escola porque eu precisava ensaiar com a comissão e era segredo até ontem. Então, só podia ensaiar depois da meia-noite, uma da manhã. Teve dia que eu saí cinco da manhã do barracão, ensaiando. E aí, no dia seguinte, vida normal, voltava pra São Paulo pra deixar as roupas de Brasília. Aí volta pra Brasília. Foi um caos, mas foi um caos maravilhoso. Que eu faria tudo de novo", expôs Erika em conversa com o portal Gshow.