Embora apenas um em cada vinte narcisistas seja diagnosticado, estima-se que existam muitos mais, como mostram relatos nas redes sociais, inclusive, de celebridades. Alguns especialistas falam em uma pandemia de narcisismo e, como explica Ramani Durvasula, psicóloga clínica e professora de psicologia na Universidade Estadual da Califórnia, pode existir "um problema de saúde pública".
Se você tiver o azar de conviver com um narcisista, seja no trabalho ou na vida pessoal, existe uma técnica comprovada psicológica e cientificamente para lidar com um deles: não reaja.
A psicóloga Ainhoa Vila, conhecida nas redes sociais como Ainhowinss, viralizou no TikTok com suas explicações sobre o narcisismo. Ela aponta que é necessário lidar com o comportamento narcisista "sem gritar, chorar ou perder a paciência".
A especialista propõe não reagir quando o narcisista provoca e manter o que ela chama de neutralidade cirúrgica. "Não se justifique nem dê explicações", afirma, "porque o narcisista se alimenta das suas reações."
Do ponto de vista psicológico, essa ação é chamada de extinção comportamental. Segundo os especialistas da VeryWellMind, extinção se refere ao "enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta na diminuição ou desaparecimento do comportamento".
Em outras palavras, é uma ação que, com o tempo, leva ao fim do comportamento, exatamente o que queremos que aconteça com um narcisista. O que Ainhoa explica é que, ao não reagirmos, removemos o elemento mais importante que reforça esse comportamento: sua explicação, sua justificativa, sua presença constante.
Segundo psicólogos da plataforma Open Minds, “todos os narcisistas compartilham certas necessidades subjacentes que motivam seu comportamento”, e uma delas é a busca constante por atenção. Eles precisam ser o centro das atenções, então, se não cedermos às suas provocações, o sistema deles entra em colapso. Eles não recebem o que buscam e isso “os machucará mais do que qualquer outra interação”, explica Ainhoa.
É importante ressaltar que não se trata de causar danos sem motivo ou justificativa, como esclarece a especialista, mas sim de garantir que nossas ações não incentivem a continuidade desse comportamento.
Isso não resolve todos os comportamentos narcisistas, mas trata-se de uma técnica valiosa de defesa. "Você pode parar de reforçar essa persona assim que parar de agir como ela", conta Ainhoa. Vale sempre lembrar que para tratar e melhorar o quadro, é necessário um tratamento personalizado, algo que você não encontra em um vídeo do TikTok, mas, sim, em uma consulta psicológica.