






A mais longa internação do Papa Francisco completa 15 dias nesta sexta-feira (28). Aos 88 anos, o pontífice está a 13 dias de completar 12 anos à frente da Igreja Católica após substituir Bento XVI. No momento, a situação de Jorge Mario Bergoglio é considerada complexa, porém o Vaticano não usa mais o termo "estado crítico" após o religioso se submeter a transfusão de sangue.
Apesar da melhora, Francisco não irá celebrar a missa que abre o período da quaresma para a Páscoa na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5. Ao mesmo tempo, uma forte previsão de vidente preocupa os fiéis em relação a uma possível ligação entre a saúde do papa e o alinhamento dos planetas.
O líder dos católicos foi internado no dia 14 no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, e está em um quarto reservado aos pontífices. Enquanto isso, os fiéis rezam por sua recuperação e sua imagem foi projetada no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Veja a evolução do estado de saúde do Papa Francisco, dia a dia.
14 de fevereiro - O Papa é internado para tratar um quadro de bronquite após uma piora nos dias anteriores. Na ocasião, apresentava febre baixa e estava estável.
17 de fevereiro - O quadro de infecção polimicrobiana é detectado no líder dos católicos, que na juventude retirou parte do pulmão direito.
18 de fevereiro - Segundo o Vaticano, Francisco está com pneumonia nos dois pulmões.
19 de fevereiro - Perto de completar sete dias no hospital, o Papa mantinha o bom humor - gosta de piadas envolvendo padres -, respirando sem auxílio de aparelhos, além de apresentar melhora no estado geral.
21 de fevereiro - completando uma semana de internação, o Papa se alimentou bem pela manhã e deixou a cama hospitalar.
22 de fevereiro - uma reviravolta no estado de saúde do Papa é revelada. O pontífice apresentou longa crise asmática e recebeu oxigênio. Por causa de anemia, uma transfusão de sangue também ocorreu.
23 de fevereiro - outro problema de saúde foi diagnosticado: insuficiência renal leve. Por outro lado, a crise respiratória foi controlada.
25 de fevereiro - a saúde do Papa ainda é tida como "crítica" com quadro de pneumonia bilateral. O argentino voltou a cumprir parte da agenda com o Vaticano.
26 de fevereiro - após quatro dias em estado crítico, a saúde do Papa apresenta melhora, sem a insuficiência renal. Jorge Mario continua passando por exames laboratoriais e de imagens.
28 de fevereiro - o Papa completa duas semanas no hospital. O boletim médico bem resumido é revelado falando da boa noite de sono do argentino, e o Vaticano descarta presença do pontífice na missa de abertura da Quaresma.