






O Carnaval 2025 do Rio de Janeiro terá algo inédito em relação aos desfiles das escolas de samba: neste ano, serão três dias de apresentações (do domingo, 2, à terça, 4) com quatro escolas em cada noite. A apuração segue na tarde da Quarta-feira de Cinzas. Na Sapucaí, Neguinho da Beija-Flor faz sua despedida dos desfiles após 50 anos com a azul e branca homenageando o carnavalesco Laíla, um de seus maiores nomes e cujo espírito tem sido visto na Cidade do Samba.
Outra despedida é para Paolla Oliveira, que se aposenta do posto de rainha de bateria da Grande Rio. A tricolor, aliás, já busca a sucessora da atriz. E a Sapucaí ainda receberá um time de famosas pela primeira vez irá desfilar como musas, e Lorena Raíssa, à frente dos ritmistas da Beija-Flor, que vai cruzar a Avenida grávida pela primeira vez.
E se você quer saber a ordem dos desfiles, os horários de cada uma das 12 escolas, os famosos que irão desfilar, quem são as rainhas de bateria do Grupo Especial.... o Purepeople te conta!
Domingo de Carnaval terá Unidos de Padre Miguel, Imperatriz e Viradouro e Mangueira na Sapucaí. Veja abaixo a ordem e horário dos desfiles
Campeã da Série Ouro em 2024, a vermelha e branca pela primeira vez vai desfilar no Grupo Especial desde a inauguração do Sambódromo, em 1984. O enredo "Egbé Iya Nassô" vai falar da africana Iyá Nassô e do emblemático Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho.A
A rainha de bateria, Andressa Marinho, 22 anos, viu no carnaval a saída para um estado de depressão e estreia no cobiçado posto. A Padre Miguel abre os desfiles às 22h e terá o reforço de um time de famosos.
Jéssica Ellen, a ministra Anielle Franco, os cantores Pepita e Hud Burk, as deputadas federais Érika Hilton e Duda Salabert e a deputada estadual Dani Balbi, e a vereadora Amanda Paschoal estarão no desfile, assim como os ex-BBBs Jaqueline e Fred Nicácio.
Campeã nove vezes, a mais recente em 2023, a verde e branca entra na Sapucaí entre 23h30 e 23h40 para apresentar o enredo "Ómi Tútu ao Olúfon - Água fresca para o senhor de Ifón".
A agremiação que dispensou Rafa Kalimann após polêmica contará a viagem de Oxalá para visitar Xangô no reino de Oyó. Maria Mariá é a rainha de bateria, cargo que ocupa desde 2023.
Atrás do quarto título, a atual campeã inicia seu desfile entre 0h50 e 1h10, já da segunda-feira. Lore Improta é a musa da escola de Niterói e Erika Januza, a rainha de bateria pelo quarto ano consecutivo.
Herói do século 19 e líder do Quilombo do Catucá, Pernambuco, Malunguinho terá sua história narrada no enredo "Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos".
Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio começa seu desfile entre 2h e 2h30 para tentar o título que não vem desde 2019. O enredo é "À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões", que tem como missão falar da historicidade preta.
Para isso, a verde e rosa vai aliar passado e presente através da vivência do dia a dia. Cria da comunidade, Evelyn Bastos segue à frente da bateria.
Sem poder contar com Lexa na frente da bateria - a funkeira perdeu a filha recém-nascida poucos dias após o parto - a azul e amarela é outra escola a apostar em enredo afro, com "Logun-Edé - Santo menino que velho respeita". O Orixá é filho de Oxóssi e Oxum.
A escola abre os desfiles da segunda noite às 22h para buscar uma melhor colocação do que o 11º lugar em 2024 - a Tijuca tem quatro títulos no Grupo Especial. Juliana Alves é um dos destaques.
Laíla é o enredo da "Deusa da Passarela" quatro anos após sua morte por complicações da Covid-19, em "Laila de Todos os Santos". Com Laíla na escola, seja como carnavalesco ou diretor de carnaval, a Beija-Flor conquistou 13 dos seus 14 títulos.
No desfile previsto para começar entre 23h30 e 23h40, Sergio Aguiar, 50 anos e sósia do homenageado, vai lhe representar. Lorena Raíssa, rainha da bateria, e Brunna Gonçalves, mulher de Ludmilla e musa da escola, vão desfilar grávidas. Samuel de Assis e Giovanna Lancellotti também são destaques.
Viviane Araújo é novamente a rainha de bateria da vermelha e branca, que larga para desfilar entre 0h50 e 1h10. Sem ser campeã desde 2009, a escola da Tijuca aposta no enredo "Salgueiro de Corpo Fechado".
A ideia é apresentar como as mais variadas culturas criaram seus rituais de proteção, como por exemplo, as práticas indígenas e as crenças vindas das África, além da cultura popular carioca. O Salgueiro terá um time imenso de famosos como destaques: Flávia Alessandra, Deborah Secco, Tereza Seiblitz, Giovanna Cordeiro, Bárbara Reis, Isadora Cruz e Cacau Protásio.
A elas se juntam Edmundo, Ailton Graça, , Tati Barbieri, Renata Pugliesi, Ferrugem, Thais Vasconcellos, Xande de Pilares (acompanhado da mulher, Mikimbeth), MC Rebecca, Thelminha, e Beatriz Reis, ex-"BBB".
Com desfile previsto entre 2h10 e 2h40, Paulo Barros assina o enredo "Quanto Mais eu Rezo, mais Asombração me Aparece". Sabrina Sato estará mais um ano como rainha de bateria.
Amaury Lorenzo, José Loreto, Gabi Martins e Rodrigo Santana serão destaques. E, claro, Martinho da Vila, figura icônica da azul e branca já campeã três vezes (a última em 2013).
A verde e branca inicia seu desfile às 22h com o enredo "Voltando para o Futuro, não há Limites para Sonhar", de Renato Lage em parceria com a mulher, Márcia Lage, que morreu em janeiro por complicações do câncer.
A rainha de bateria é Fabíola Andrade, enquanto Gi Alparone, da trupe de Luccas Neto, um dos destaques. Erika Scheineder, Carolina Arjonas, Gabriela Mendes (que foi rainha do carnaval) e Tati Minerato também serão vistas na agremiação campeã pela última vez em 2017.
Atrás do primeiro título no Grupo Especial e com seu desfile previsto para entre 23h30 e 23h40, a azul e amarela tem Mayara Lima como rainha de bateria.
O enredo lembra a primeira travesti do Brasil em "Quem tem medo de Xica Manicongo?"
As atenções estarão voltadas para a rainha de bateria Paolla Oliveira no desfile que começa entre 0h50 e 1h10. A tricolor vai fazer uma homenagem ao Pará no enredo "Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós".
A escola lembra a lenda de três princesas turcas que se transformavam cada uma em um animal diferente (onça, cobra e arara). As ex-BBBs Isabelle Nogueira e Alane Dias serão destaques ao lado de Patricia Poeta, Dira Paes e Fafá de Belém. Naieme, Mell Muzzilo, Xamã, Mulher Melão e Mileide Mihaile também estarão no desfile.
Assim como Rayssa Bratillieri, Luciene Santinha, o ex-RBD Christian Chávez, Karne Lopes, Adriana Bombom, Thainá de Oliveira, Mariana Goldfarb e da apresentadora Gardênia Cavalcanti.
Uma homenagem a Milton Nascimento marca o desfile da maior campeã do Carnaval do Rio (21 títulos). "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol" é o enredo da azul e branca.
A escola entra na pista entre 2h10 e 2h40 com Bianca Monteiro como rainha de bateria. Uma curiosidade: desde 1970, a Portela não vence o carnaval sozinha. De lá para cá, dividiu os campeonatos de 1980, 1984 e 2017.
Veja abaixo a lista, em ordem de desfile, das rainhas de bateria de cada uma das agremiações cariocas!
- Unidos de Padre Miguel: Andressa Marinho
- Imperatriz Leopoldinense: Maria Mariá
- Unidos de Viradouro: Érika Januza
- Mangueira: Evelyn Bastos
- Unidos da Tijuca: sem rainha após saída de Lexa
- Beija-Flor: Lorena Raíssa
- Salgueiro: Viviane Araújo
- Unidos de Vila Isabel: Sabrina Sato
- Mocidade Independente de Padre Miguel: Fabiola Andrade
- Paraíso do Tuiuti: Mayara Lima
- Grande Rio: Paolla Oliveira
- Portela: Bianca Monteiro