6 dicas de expert para fazer um detox de fim de ano no corpo e reduzir medidas
Publicado em 26 de dezembro de 2018 17:56
Por Purepeople
Fim de ano é aquela época em que é difícil resistir as comidinhas de Natal, ao churrasco de amigo-oculto ou àquela cerveja ou drink para refrescar o corpo no verão, né? Só que depois disso, vem a sensação de corpo pesado e inchado, e nada como um bom detox para perder as medidas e deixar o corpo em forma novamente! Para isso, a nutricionista Luciana Harfenist listou 6 dicas de alimentação detox para você investir no comecinho do ano!
Exagerou na alimentação nas festas de fim de ano? Saiba como fazer um detox no corpo!
Nutricionista lista 6 passos para fazer um detox no corpo depois das festas de fim de ano
Uma das dicas da nutricionista para um detox no corpo é consumir 3 frutas orgânicas por dia, sempre in natura
Para fazer um detox no corpo, vale consumir frutas orgânicas da estação, como o abacaxi
Na fase de detox, a alimentação deve incluir vegetais e hortaliças, como repolho roxo, brócolis, couve flor, couve de bruxelas e couve manteiga
Chás potencializam o detox e reduzem o inchaço: algumas opções são o chá de hibisco com alcachofra e dente de leão, além do suchá de maçã com chá verde e canela
Para evitar a farinha refinada, o pão do café da manhã pode ser substituído por ovos com ervas e especiarias
Leguminosas como o cogumelo também são boas dicas para um detox
Veja + após o anúncio

Para quem não conseguiu se manter saudável durante as festas de fim de ano ou ceia de Natal, keep calm: com algumas mudanças no cardápio, dá para apostar na detoxificação do corpo para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. As dicas são da nutricionista Luciana Harfenist, especializada em Nutrição Funcional Esportiva, que ainda listou algumas receitinhas de chás detox para você fazer em casa. Confira!

1 - Evite a farinha refinada

Segundo a nutricionista, a farinha refinada, que é encontrada em doces, pães e massas, deve ser abolida do cardápio. "Opte por farinhas integrais sem glúten ou farinhas especiais como as de amêndoas, castanhas e coco. O pão do café da manhã pode ser substituído por uma fruta e ovo mexido com ervas e especiarias", sugere.

2 - Reduza o consumo de carnes vermelhas

Outra dica é substituir as carnes vermelhas por ovos orgânicos e peixes grelhados ou assados, mas ainda com ressalvas. "Prefira os menos gordurosos e, consequentemente, menos calóricos, como tilápia, linguado, badejo, pescada, merluza e namorado, e evite os mais gordurosos, como salmão, sardinha, atum, bagre, anchova e cavala".

3 - Capriche na salada!

Na fase de detox, a alimentação deve incluir vegetais e hortaliças. "Principalmente as ricas em glicosinolatos, sulforafano e indol-3-carbinol, que são compostos bioativos presentes nas brássicas, como repolho roxo, brócolis, couve flor, couve de bruxelas e couve manteiga, e auxiliam na detoxificação hepática", indica a nutricionista. E atenção: a dica é que esses alimentos sejam orgânicos, já que os agrotóxicos podem intoxicar o organismo com substâncias nocivas.

4 - Coma 3 tipos de frutas diferentes por dia

Para fazer o detox e manter o corpo saudável, a dica é consumir 3 frutas orgânicas por dia, sempre in natura e sem exagero nas quantidades! "As fibras são importantes para a saúde intestinal, além de promover saciedade prolongada e reduzir o impacto glicêmico da frutose". Segundo ela, as frutas da época, como abacaxi, melancia, melão, manga e pêssego, possuem maior quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

5 - Adicione proteínas vegetais ao cardápio

Uma alimentação vegana é fundamental para o período de detox. "Quando consumidos de forma equilibrada, os cereais, as leguminosas e os cogumelos garantem as necessidades do organismo", afirma a nutricionista. "São bem-vindos no cardápio a lentilha, o feijão preto, a quinoa, o cogumelo shitake, o amendoim, o queijo tofu e a alga spirulina", recomenda.

6 - Use e abuse de água e chás

Por último, mas não menos importante, hidratar-se é essencial para melhorar a retenção de líquidos, que provoca desconforto e a distensão abdominal, além de facilitar a excreção dos resíduos produzidos na detoxificação hepática. "Para calcular a quantidade necessária de água, multiplique seu peso por 40mL. Para reforçar a hidratação, invista também em chás e infusões indicados pelo seu nutricionista, que vão potencializar o detox e reduzir o inchaço". Algumas opções de chás, segundo Luciana, são o chá de hibisco, alcachofra e dente de leão; suchá de maçã com chá verde e canela; e suchá de morango com chá de hortelã.

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Bem-estar Réveillon Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Bebê milionária! Valor que Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, tem na conta bancária com 6 meses de vida vai fazer o seu queixo cair. Confira!
Bebê milionária! Valor que Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, tem na conta bancária com 6 meses de vida vai fazer o seu queixo cair. Confira!
17 de outubro de 2023
Preta Gil faz revelação surpreendente sobre descobrir traição só após fim do casamento: 'Justifica muita coisa que estava ruim'
Preta Gil faz revelação surpreendente sobre descobrir traição só após fim do casamento: 'Justifica muita coisa que estava ruim'
6 de outubro de 2023
Notícias similares
Paolla Oliveira destaca silhueta definida e muita beleza natural durante viagem para Dubai com Diogo Nogueira. Veja álbum de fotos!
Paolla Oliveira destaca silhueta definida e muita beleza natural durante viagem para Dubai com Diogo Nogueira. Veja álbum de fotos!
22 de fevereiro de 2024
Camila Pitanga dança só de biquíni ao som de Beyoncé e corpo real rende elogios na web: 'Um monumento'. Veja!
Camila Pitanga dança só de biquíni ao som de Beyoncé e corpo real rende elogios na web: 'Um monumento'. Veja!
9 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias