Conheça 7 benefícios do café na saúde, na estética e aprenda receitas caseiras!
Publicado em 14 de abril de 2018 07:01
Por Purepeople
Famoso mundialmente, o café é homenageado e comemorado neste sábado, 14 de abril. Pensando nisso, o Purepeople mostra a utilização da bebida e da borra após o preparo em tratamentos com princípios ativos para a aparência e como ingrediente para ajudar no combate e prevenção de algumas doenças. Estudos e pesquisas feitos por instituições atestam as funcionalidades
No Dia Mundial do Café, conheça alguns dos benefícios do produto para a saúde e para estética. O pó pode ser utilizado para atenuar as olheiras e para esfoliação da pele
Com a borra do café, é possível prepara uma mistura com óleo ou hidratante para esfoliar a pele e para clarear manchas e olheiras
Misturado com azeite ou mel, o pó do café pode ser utilizado como esfoliante e diminui a vermelhidão em caso de acnes
A cafeína pode ser usada de maneira antidepressiva e prevenir de doenças cardiovasculares
Eliminando a gordura das células de maneira natural e acelerada, o café pode ajudar a combater as celulites
Ajudando na consolidação da memória, a bebida pode precaver do Alzheimer, mas não é capaz de recuperar a memória
Só o cheiro do café pode ajudar a combater o estresse
Aumentando a taxa metabólica em 11%, a cafeína pode auxiliar na queima de gordura
Veja + após o anúncio

Você sabia que o café tem superpoderes? Pegando carona no Dia Mundial do Café, celebrado neste sábado (14), o Purepeople reúne 10 benefícios da bebida que tem fãs no mundo inteiro - Meghan Markle não sabe o que está perdendo! - e que funciona muito mais que um produto para consumo. Na onda dos truques caseiros para procedimentos estéticos, o pó e a borra, rica em fitoquinonas (antioxidantes específicos), podem ter várias finalidades antes e após o preparo. Confira a lista a seguir e aproveite a leitura enquanto degusta o seu expresso de cada dia!

1- Função estimulante e poder de concentração

Proibido na dieta do Fast Mimicking, o café estimula o corpo e reduz a sensação de cansaço ao acelerar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, a cafeína fabrica substâncias químicas produzidas pelos neurônios, agindo como antidepressivo e ainda ajuda na queima de gordura ao elevar em 11% a taxa metabólica do organismo. Ainda graças a cafeína, a bebida, em quantidades moderadas, proporciona melhora no poder de concentração e por este motivo ajuda na capacidade de aprendizado. Auxiliando na digestão e no processo de respiração, a substância pode atenuar o estresse só pelo cheiro e age de maneira eficaz contra enxaquecas.

2 - Prevenção do Alzheimer e mais doenças

A cafeína pode agir de maneira preventiva em doenças graves como o câncer de fígado, Alzheimer, Parkinson e diabetes tipo 2. Os efeitos da alimentação na funcionalidade do organismo, precavendo de alguma disfunção, já foram comprovados como na análise feita pelo hospital Maria Pia, que confirmou a diminuição do risco de prosperar problemas cardíacos com a substância. Contribuindo positivamente para a solidificação da memória, duas xícaras de café por dia podem ajudar a inibir o Alzheimer, mas, conforme a pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, não conseguem recuperar a memória já perdida.

3 - Massagem com borra de café ajuda no combate da celulite

Além de ser repleta de antioxidantes, defendendo o sistema imunológico, e ser responsável por preservar diversas partes do corpo, a bebida tem uma função muito importante para a beleza, podendo ser utilizada como esfoliante ou máscara contra o envelhecimento, como o açaí. Se o assunto é combate à celulite, as massagens circulares nas regiões mais afetadas, com óleo à base de borra de café ou misturando a borra ao óleo de amêndoas doces, costuma ser eficazes. Misturar a borra de café com um hidrante corporal também funciona! Ao final do procedimento, é importante enxaguar bem o local para retirar os resíduos.

4 - Compressas ajuda na redução das olheiras

A borra de café também é eficaz no combate às olheiras! Por ativar a circulação sanguínea e ser rica em cafeína, boa fonte de rejuvenescimento, costuma ter bons resultados no clareamento das manchinhas escuras debaixo dos olhos. A receita? Faça compressas e aplique debaixo dos olhos por alguns minutos, o procedimento vai contribuir para descongestionar essa região da pele. O ideal é aplicar pelo menos duas vezes por semana. Muitos cosméticos já são comercializados tendo a cafeína ou o extrato de chá verde como base.

5 - Esfoliante natural para o corpo e para o rosto

O pó do café, misturado com mel, azeite, óleo de amêndoas ou hidratante, também serve como esfoliante para o corpo e para o rosto. Ao massagear a pele com a mistura, as células mortas são eliminadas. O prepao uma máscara caseira usando o café se faz misturando duas colheres de iogurte natural, uma de açúcar mascavo e uma de café moído. Aplique de forma ascendente e circular sobre a pele, deixe atuar entre 15 a 20 minutos e retire com água morna. Depois não esqueça de umedecer com qualquer creme que deseje, seja nutritivo ou hidratante, caseiro ou também comprado.

6 - Ajuda a combater cravos e espinhas

A borra de café pura ou misturada a algum óleo específico para o rosto pode ser usada como um remédio natural para quem deseja se livrar de cravos e espinhas. Pessoas que têm a pele oleosa podem recorrer a esse tipo de procedimento para controlar e prevenir as acnes. Isso porque a esfoliação ajuda na regeneração da célula e no rejuvenescimento da pele, graças ao estímulo da corrente sanguínea. O produto ajuda a clarear a vermelhidão da pele ocasionada pela acne.

7 - Cafeína estimula o crescimento do cabelos, afirma pesquisa

Segundo estudo realizado na Universidade Lübeck, na Alemanha, os cabelos podem crescer em até 25% quando o café é aplicado diretamente no couro cabeludo. Porém, a cafeína usada na ocasião foi a Anidra, uma versão sintética, pura e sem água na composição, diferente do café vendido no mercado. Segundo dados da pesquisa, por ser um estimulante natural, a substância estimula o crescimento na região capilar por aumentar a circulação do sangue. Em outro estudo realizado e publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, na Inglaterra, foi concluído que a cafeína bloqueia o DHT, um hormônio que age dentro dos folículos capilares e responsável pela calvície, já que ocasiona a morte das células que produzem os fios. Tratados com a cafeína, rica em antioxidantes - que combatem os radicais livres -, os folículos melhoraram em 46% o seu crescimento. Para conseguir os resultados desejados, o ideal é recorrer a profissionais para realizar tratamentos específicos para os fios ou comprar em lojas de cosméticos produtos que tenham a cafeína como base.

(Por Fernanda Casagrande)

Palavras-chave
Lifestyle Bem-estar Beleza Beleza & Estilo Estética Beleza & Estética Saúde
Sobre o mesmo tema
Ana Hickmann mostra lado pouco conhecido do público e Edu Guedes vira assunto nos comentários: 'Aprendeu com Edu'
Ana Hickmann mostra lado pouco conhecido do público e Edu Guedes vira assunto nos comentários: 'Aprendeu com Edu'
22 de janeiro de 2024
'BBB 24': Com 21 anos, Davi já sofreu 3 infartos, teve saúde comprometida pela fome e vive em casa com risco de deslizamento
'BBB 24': Com 21 anos, Davi já sofreu 3 infartos, teve saúde comprometida pela fome e vive em casa com risco de deslizamento
7 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Esses são os presentes que TODA mulher de touro gostaria de ganhar!
Esses são os presentes que TODA mulher de touro gostaria de ganhar!
9 de abril de 2024
Laura Pausini: quais são os segredos de beleza da cantora italiana, prestes a fazer 50 anos, para ter uma pele incrível?
Laura Pausini: quais são os segredos de beleza da cantora italiana, prestes a fazer 50 anos, para ter uma pele incrível?
22 de março de 2024
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias