Preta Gil morreu no último dia 20 de julho, nos Estados Unidos, e foi velada sob forte comoção de amigos, parentes e grandes admiradores na última sexta-feira (25), no Rio de Janeiro.
Além de continuar recebendo várias homenagens de pessoas queridas para manter vivo o seu legado, outro fator que desperta a curiosidade do público trata sobre a herança da famosa. Ela teve um único filho, Francisco Gil (30 anos), fruto do relacionamento com Otávio Müller, o Sardinha de "Vale Tudo" (1988).
Sobre o patrimônio da filha de Gilberto Gil, existe uma estimativa de que ele esteja em cerca de R$ 20 milhões. Muitos questionamentos surgiram na web, com relação à partilha dos bens da cantora. Algumas pessoas levantaram dúvidas, inclusive, se a neta Sol de Maria (09 anos), filha de Francisco, seria abarcada pela lei, e até mesmo o ex-marido, Rodrigo Godoy.
Preta teve papel fundamental na música, e tinha participação na agência de marketing de influência Mynd. De acordo com a advogada Mérces da Silva Nunes à imprensa, a divisão dos bens geralmente ocorre sem transtornos, já que Preta teve apenas um filho:
"Ele é o herdeiro direto e exclusivo. Isso torna o processo mais simples, porque não há outros herdeiros para dividir o patrimônio", ressaltou a especialista em Direito de Família, Heranças e Negócios Familiares. No que diz respeito ao inventário, ele pode ser providenciado em caráter extrajudicial, no cartório, sendo mais ágil e menos burocrático.
Com relação ao prazo, cita que pode demorar cerca de 30 dias para ocorrer a finalização do processo. Agora, falando sobre a situação de Sol de Maria, neta da famosa já mencionada em sua biografia, segundo a Lei, ela não seria herdeira direta:
"A neta só recebe se o pai vier a óbito. O que pode ter acontecido é da Preta Gil ter contemplado a neta no testamento, do qual não temos acesso, mas não como herdeira direita, e sim como legatária", afirmou a expert.
Mais uma dúvida surgiu na internet, desta vez, com relação à possibilidade do antigo companheiro de Preta, envolvido em polêmica de traição à cantora, ter direito aos bens. A advogada salienta: "Se a Preta Gil se divorciou legalmente, os ex-maridos (Otavio Müller e Rodrigo Godoy), não têm direito à herança", explicou a Dra. Mérces ao Purepeople.
No caso da filha de Sandra Gadelha, ocorreu a formalização do divórcio: "No caso dela, o divórcio foi formalizado (em 2023). O vínculo do casamento foi dissolvido, e com ele todos os seus efeitos. Isso significa que, legalmente, ela era divorciada, e o ex não é mais considerado herdeiro", citou.
Para complementar, a sócia do Silva Nunes Advogados ainda falou sobre o tempo de separação, alegando que se for menor que dois anos, ele teria acesso aos bens. Todavia, após esse período, ele perde: "No caso, o divórcio de Rodrigo chegou a 2 anos e ele não tem direito", falou a advogada.
Por fim, sobre o caso de traição e abandono, que a própria famosa disse ter vivenciado, a especialista comenta que nenhuma dessas ocorrências seria um impedimento para acesso à herança, caso o divórcio não tivesse sido decretado.