Quando pensamos em fortalecer os músculos ou trabalhar o abdômen, muitas vezes não associamos a ioga a esse objetivo, já que essa prática é frequentemente ligada apenas ao relaxamento.
Gisele Bündchen, renomada modelo e adepta dedicada do yoga, é um exemplo vivo dos benefícios que essa prática traz, tanto para o corpo quanto para a mente. Ela frequentemente compartilha que a ioga é fundamental para sua rotina de cuidados com o corpo, ajudando-a a manter a força, o equilíbrio e o bem-estar mental.
No entanto, existem posturas específicas, como a navasana, também conhecida como postura do barco, que são ideais para trabalhar áreas específicas do corpo, ajudando a tonificar a barriga sem a necessidade de se cansar com os tradicionais abdominais.
Sharath Jois, renomado especialista mundial em Ashtanga Yoga, declarou em um vídeo no canal Sonima no YouTube que "25 respirações em navasana equivalem a 100 abdominais". Para ele, a técnica e a respiração são essenciais para a eficácia da prática. Esse exercício isométrico desafia especialmente os músculos abdominais profundos, além de ativar os flexores do quadril, as costas, o assoalho pélvico e até mesmo os glúteos.
Os benefícios da navasana vão além do fortalecimento muscular. A prática regular da ioga pode também reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Um estudo do S. Nijalingappa Medical College, na Índia, publicado na revista Biomedicine, comprovou que várias sessões regulares de ioga e meditação diminuíram significativamente esses níveis.
Xuan Lan, professora de ioga e especialista em bem-estar, reforça esses benefícios: "Navasana é uma postura intensa que combina exercícios para abdominais e costas, além de trabalhar o equilíbrio". Para ela, essa é uma das posturas mais eficazes para fortalecer o core (núcleo abdominal) e conquistar uma barriga firme e definida.
Além de queimar gordura abdominal e fortalecer os músculos centrais, a navasana fortalece também os músculos das costas, protegendo a região lombar, e tonifica os braços e os quadríceps, que atuam durante a postura.