Aos 45 anos, Gisele Bündchen continua chamando atenção pelo estilo de vida saudável e pelos hábitos que a mantêm com energia e vitalidade. Em seu livro 'Nutrir: Receitas Simples Para Corpo e Alma', a modelo compartilhou alguns segredos da sua dieta, e um deles envolve o consumo regular de frutas.
No livro, lançado no ano passado, a modelo disse ter aprendido muito sobre como o organismo processa os alimentos com o namorado, Joaquim Valente, durante as aulas de jiu-jitsu. Entre as recomendações do lutador e de seus irmãos, Pedro e Gui, está a de consumir frutas ácidas sozinhas, sem misturá-las a outros alimentos, para facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, o que segundo eles é rico para a saúde intestinal.
"Desde que passei a seguir essa orientação, me sinto bem melhor e minha digestão é ótima! Gosto de consumir frutas ácidas cortando uma delas, de preferência madura e da estação, e saboreando-a sozinha: algumas mangas, um abacaxi, uma tigela de frutas vermelhas, frutas cítricas cortadas ou sementes de romã", indicou Gisele.
Bündchen completou: "Você também pode preparar um suco fresco, como de laranja ou tangerina. Congelar frutas ácidas também é uma delícia: experimente o 'Sorvete' de manga ou os picolés de abacaxi com espirulina. Tento não petiscar no intervalo entre as refeições, mas quando faço isso adoro uvas verdes congeladas e mirtilos, que são deliciosos".
Embora siga à risca a regra de não misturar frutas ácidas com outros alimentos, Gisele Bündchen admite que abre exceções. Entre suas combinações preferidas estão o pudim de chia com mirtilos e a sobremesa Delícia de Coco com morangos. "Regras às vezes são feitas para serem quebradas, desde que ninguém se prejudique". escreveu a modelo.
A gaúcha também revelou quais são as suas frutas ácidas favoritas para comer na dieta:
- Manga
- Abacaxi
- Laranja
- Tangerina
- Limão siciliano
- Limão taiti
- Morango
- Framboesa
- Mirtilo
- Maçã verde
- Uva verde
- Romã
- Kiwi
- Cereja
- Pêssego
- Nectarina
- Ameixa
Pouco aproveitada como fruta ácida no Brasil, em comparação com outras opções mais populares, a romã está entre as frutas preferidas de Gisele Bündchen - e não é à toa. Rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, ela é considerada um verdadeiro superalimento, capaz de fortalecer a imunidade, proteger o fígado e até auxiliar na regeneração celular.
Repleta de polifenóis e ácido elágico, a romã se destaca por sua ação anti-inflamatória e hepatoprotetora. Pesquisas científicas mostram que o consumo regular da fruta pode ajudar na limpeza do fígado e estimular processos de regeneração das células hepáticas. Além disso, seus compostos bioativos atuam na prevenção de inflamações e no fortalecimento das defesas do organismo, fazendo dela um escudo natural contra doenças.
Segundo a nutricionista Cátia Medeiros revelou ao site Minha Vida, "a romã é uma fruta nutritiva e saudável que deve ser consumida em qualquer ocasião. É rica em vitaminas B, C e K, fibras, ácido fólico e antioxidantes que protegem o corpo e retardam o envelhecimento celular".
E os benefícios não param por aí: estudos publicados na revista 'Nature Communications' sugerem que a romã pode reduzir os riscos de câncer de próstata e mama, inibindo a multiplicação de células tumorais.
player2