A Globo anunciou uma grande dança das cadeiras nos seus telejornais a partir da saída de William Bonner do "Jornal Nacional". O jornalista apaixonado por carros e dono de coleção que reúne um item raro se despede em 3 de novembro e deve ganhar uma homenagem no principal telejornal da emissora.
Em meio a tantas trocas, que envolvem ainda o "Hora 1", "Bom Dia São Paulo", "Hoje" e "Edição das 18h", este da GloboNews, algo foi sentido: todos os cinco jornalistas promovidos são brancos. São eles: César Tralli, Roberto Kovalick, Tiago Scheuer, Natuza Nery e Rafael Colombo.
Por outro lado, âncora do "Bom Dia Sábado", Marcelo Pereira é o novo titular da parte de trânsito e transportes do "Bom Dia São Paulo", único noticiário não de rede nacional afetado pelas mudanças. Mas não custa lembrar que Maju Coutinho foi mantida na apresentação do "Fantástico", da qual é titular desde 2021.
Ao colunista Jeff Benício, um profissional com passagem pela redação da Globo afirmou que a emissora mantém em seu quadro 90% de jornalistas brancos, incluindo seu diretor-geral de jornalismo. A GloboNews conta apenas com Flávia Oliveira entre seus 15 comentaristas fixos.
Já entre os âncoras titulares há apenas Aline Midlej, que em 2023 ancorou a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo ao lado de Rodrigo Bocardi, demitido do canal em janeiro passado de forma polêmica e envolvendo ainda o nome de César Tralli. A jornalista é quem comanda o "Edição das 10" (22h), o principal telejornal do canal pago.
player2