Tom Cruise é um dos atores de cinema mais famosos de Hollywood. Conhecido por sua fama de galanteador e um charme quase irresistível, o galã passou por um dilema na carreira nos anos 80, muito antes de protagonizar alguns de seus maiores sucessos, como 'Missão: Impossível' e 'Questão de Honra'.
No auge de sua beleza já despontando como principal nome de filmes de ação da época, Tom fez uma escolha ousada ao aceitar protagonizar o filme 'Nascido em 4 de Julho', lançado em 1989. A trama baseada em fatos reais gira em torno de Ron Kovic, um ex-soldado veterano de guerra que retorna do Vietnã em uma cadeira de rodas.
Porém, ao invés de abordar os conflitos sangrentos do personagem, bem como possíveis cenas de ação e na guerra, o filme ousou ao trazer o personagem com paralisia e com uma roupagem mais melancólica. Afetado pelas disputas em campo, Ron se tornou um ativista anti-guerra - e isso foi o fim do mundo para a alta-cúpula de Hollywood.
Preocupados com o rumo que tomaria a carreira de Tom Cruise após o filme, os chefões de Hollywood não negaram seu desespero com o filme no currículo do galã. Em uma notícia da Far Out Magazine, uma manchete ultra dramática ficou eternizada: "You're going to ruin your career" - em tradução: "Você vai arruinar sua carreira".
Apesar dos sucessivos alertas e do pânico que se instaurou em Hollywood, 'Nascido em 4 de Julho' acabou mostrando uma outra face de Tom Cruise diante dos críticos. O galã provou que era muito mais do que um bonitão em filmes de ação, que sabia manusear armas e pular de prédios, mas que também conseguia emocionar o público em papeis sensíveis.
A performance do ex-marido de Nicole Kidman, que hoje tem uma mania um tanto inusitada para dormir, foi tão grandiosa que acabou rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Ator na edição de 1990 da premiação. Tom acabou perdendo o prêmio para o ator Daniel Day-Lewis com o filme 'Meu Pé Esquerdo', mas essa foi a prova de que a escolha foi mais do que certeira.
Anos depois, Tom Cruise comentou sobre o fato durante uma entrevista, onde revelou que sua convicção foi maior do que as críticas de sofreu na época: "Quando aceitei [o filme], disseram: 'O que você está fazendo? Vai arruinar sua carreira'. Mas eu sempre procurei algo que me interessasse. E fiz isso", garantiu o astro.