Justin Timberlake voltará ao Brasil em 2025 para um show no Lollapalooza, após 8 anos sem pisar no país. O cantor, preso por embriaguez recentemente, é um dos principais nomes do festival musical que acontece em São Paulo, e a escolha revoltou algumas pessoas - principalmente fãs de Britney Spears, eterna princesinha do pop, e de Janet Jackon, rainha do R&B e irmã do eterno Michael Jackson. Não entendeu o motivo da indignação? Pois o Purepeople te explica! Aqui vão 5 polêmicas envolvendo a voz de 'Cry Me a River':
Justin e Britney eram o casal mais shippado dos anos 2000. Eles começaram o relacionamento em 1999 e foram até 2002, sendo referência em looks - quem não lembra do icônico all-jeans? - e aparições fofíssimas. Contudo, felicidade de diva pop dura pouco... No período em que estiveram juntos, situações tenebrosas aconteceram na vida da loira. Algumas delas foram narradas em sua autobiografia 'A Mulher em Mim', divulgada em 2023.
No livro, Spears conta que engravidou do então amor de sua vida e foi incentivada por ele a abortar. "Justin definitivamente não estava feliz com a gravidez. Ele disse que não estávamos prontos para ter um bebê em nossas vidas, que éramos muito jovens. [...] Sempre quis que um dia tivéssemos uma família juntos. Se dependesse apenas de mim, eu nunca teria feito. Mas Justin tinha muita certeza de que não queria ser pai. Até hoje, é uma das coisas mais agonizantes que já experimentei em minha vida", expressou ela nas páginas da obra.
Ainda em 'A Mulher em Mim', Spears admite ter traído Justin Timberlake. No entanto, a loira deixa claro que o artista também foi infiel - e mais de uma vez! Segundo ela, eles combinaram de seguir em frente e esquecer o passado. Pouco tempo depois, o artista terminou com ela por mensagem de texto, enquanto a voz de 'Toxic' gravava um videoclipe! Enquanto a cantora ficou arrasada e 'destruída', ele continuou correndo 'feliz por Hollywood'.
Como se não bastasse todo o momento caótico, Timberlake lançou um single em que se coloca como vítima de uma traição. No videoclipe, ele usou uma sósia de Britney Spears para ajudar na narrativa! No livro, a intérprete de 'Womanizer' deixa claro que o ex usou da trama da infidelidade para promover seu disco, sem mencionar que ele também traiu! "Passei a ser vista como uma prostituta que partiu o coração do menino de ouro da América", reforçou, dizendo ainda que era vaiada em todos os lugares que ia.
Em 2004, Janet Jackson, diva do R&B, foi convidada pela NFL e pela MTV para se apresentar no icônico show de intervalo do Super Bowl. Ela, que na ocasião já tinha mais de 5 discos de sucesso, estava prestes a se consagrar como uma artista ainda maior, no entanto, um detalhe acabou com tudo. Justin Timberlake foi o convidado surpresa do evento e performou 'Rock Your Body' ao lado da irmã de Michael. Enquanto ele cantava a letra 'vou deixar você nua no final desta música', ele rasgou parte de sua roupa , deixando o seio de Janet exposto para 140 milhões de espectadores!
A cantora, mais que depressa, tentou esconder, mas já era tarde. Foram mais de 500.000 ligações feitas à organização do evento para reclamar da situação. Seu nome ficou na mira dos tablóides norte-americanos, como se ela tivesse alguma culpa pelo ocorrido! Ao longo dos meses, a voz de 'All for You' foi sendo boicotada em diversos lugares. No Grammy, por exemplo, ela estava confirmada como uma das apresentadoras mas, após o incidente, teve seu convite cancelado. Já Timberlake pôde aparecer tranquilamente - e escolheu o silêncio, frente as críticas absurdas que a estrela recebia.
Anos depois, Janet falou em entrevista a um programa estadunidense que as pessoas buscam por um culpado, mas que ela já seguiu em frente e até conversava, de vez em quanto com Justin. Ainda assim, é triste de lembrar!
Justin Timberlake e Jessica Biel são casados desde 2012, mas em 2019, uma situação mexeu com a relação do casal. O cantor foi flagrado de mãos dadas - e sem aliança - com Alisha Wainwright, sua colega de elenco no filme 'Palmer'. A polêmica repercutiu bastante e Timberlake decidiu usar o próprio Instagram para se pronunciar e pedir perdão para a companheira, com quem tem dois filhos, Silas, de 9, e Phineas, de 3.
"Eu sempre mantenho distância das fofocas sempre que posso, mas pela minha família, acho importante falar dos recentes rumores que estão magoando as pessoas que amo. Há algumas semanas, eu fui julgado de forma errônea - mas me deixem explicar. nada aconteceu entre mim e minha colega de elenco. Bebi demais naquela noite e me arrependo do meu comportamento", escreveu ele.
"Eu deveria saber. Este não é o exemplo que quero dar ao meu filho. Peço desculpas à minha mulher maravilhosa e familiares por colocá-los em uma situação vergonhosa e estou decidido a ser o melhor marido e pai que posso ser. Não foi nada daquilo. Tenho um orgulho incrível em trabalhar em Palmer. Não vejo a hora de continuar com as filmagens deste longa", concluiu.
Não é de hoje que Timberlake é alvo de críticas sobre sua postura em videoclipes, músicas e estilo. Alguns internautas avaliam que o artista copia trejeitos de artistas pretos, principalmente do hip-hop e rap. O assunto voltou a ficar em alta em 2016, quando Justin se envolveu em uma confusão no X/Twitter. Na ocasão, ele assistiu à transmissão do BET Awards - premiação musical voltada para a cultura negra - e decidiu elogiar o discurso de Jesse Williams, que recebeu o prêmio humanitário e falou justamente sobre apropriação.
"Então isso quer dizer que você vai parar de se apropriar de nossa música e nossa cultura? E também pedir desculpas à Janet [Jackson. Pelo incidente no SuperBowl de 2004, onde expôs o seio da cantora]", cutucou um usuário em resposta ao tweet de Timberlake. Pouco depois, o cantor respondeu: "Ó, doce alma. Quanto mais você perceber que somos iguais, mais podemos ter uma conversa. Tchau". O tweet foi apagado.
Por fim, Timberlake escreveu mais um 'textão', dizendo ter sido mal interpretado. "Respondi a um tweet específico que não era pra ser uma resposta geral. Eu não deveria ter respondido de qualquer maneira... Eu esqueço de como é este lugar às vezes... Fiquei muito inspirado pelo discurso do Jesse Williams porque realmente sinto que somos todos iguais... Uma raça humana. Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Não sinto além de AMOR POR VOCÊS E POR TODOS NÓS", escreveu. Tirem suas próprias conclusões!
Após quase duas décadas de silêncio, Timberlake usou o Instagram para se pronunciar sobre as polêmicas envolvendo Britney e Janet - pressionado por internautas. Sem citar algum evento em específico, em 2017 ele publicou em seu perfil: "Eu quero pedir desculpas especificamente a Britney Spears e Janet Jackson individualmente, porque eu me importo com essas mulheres e as respeito, e sei que falhei".
"Eu lamento profundamente pelas vezes na minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei demais ou quando não falei pelo que era certo. Eu entendo que fiquei aquém nesses momentos, e em muitos outros, e me beneficiei de um sistema conivente com misoginia e racismo", concluiu, sem falar mais nada.
Vale ressaltar que 7 anos depois, ele achou de bom tom alfinetar Britney em um show em Nova York. Na época, a cantora se mostrou arrependida de ter exposto algumas situações sobre o ex no livro e o elogiou. A resposta dele veio em forma de ironia. "Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir desculpas... Para definitivamente ninguém nesse c*ralho", disse ele, achando que estava abalando!