Como cuidar dos cabelos no inverno: descubra os 5 erros mais comuns
Publicado em 21 de julho de 2020 12:46
Por Purepeople
Você sabe cuidar dos cabelos no inverno? Nessa época do ano, os fios merecem uma atenção especial: é que o frio pode deixar os fios mais secos, opacos, com muito frizz e pontas duplas, além de deixar o couro cabeludo mais seco e, com isso, abrir espaço para caspas. Por isso, confira os possíveis erros que você pode estar cometendo ao cuidar!
Cuidados com o cabelo no inverno: os erros mais comuns durante a estação
Cabelos cacheados e crespos no inverno: os fios tendem a ressecar mais, por isso exigem mais cuidados
Confira os 5 maiores erros nos cuidados com o cabelo no inverno
Um erro nos cuidados com o cabelo no inverno é deixar de lado o protetor térmico antes de secar o cabelo com secador
Um erro comum nos cuidados com o cabelo no inverno é lavar os fios com água quente. O correto é usar água quente ou morna
Para cabelos cacheados, crespos, ondulados e lisos: água quente é um erro muito comum e prejudica a saúde dos fios
Lavar o cabelo com água quente no inverno é um dos maiores erros nos cuidados com os fios
Intervalos grandes entre as lavagens também pode danificar os cabelos no inverno
Para evitar o frizz do cabelo no inverno, dica é caprichar nas hidratações e umectações
O cabelo no inverno precisa de cuidados especiais: confira os 5 maiores erros
Cabelo no inverno precisa de cuidados. Coloque em prática já!
Veja + após o anúncio

Você costuma lavar o cabelo com água quente no inverno? Aumenta a quantidade de creme só para conter o frizz? Se você aposta nesses hábitos, saiba que eles não são nada indicados nos cuidados essenciais com o cabelo no inverno. Nessa época do ano, o frio pode agredir as madeixas, deixando os fios com mais frizz, mais opacidade e até com caspa, devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

"Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia. A caspa, como é popularmente conhecida, pode ficar mais ativa no inverno devido ao calor da água no banho. Em muitos casos, é necessário realizar algum tratamento dermatológico mais específico", explica a dermatologista Analupe Webber, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Para quem tem fios cacheados e crespos, é comum perceber que o cabelo fica mais seco nessa época do ano por causa do formato do fio, já que não deixa a oleosidade natural chegar as pontas. Confira os 5 erros mais comuns na hora de cuidar as madeixas no inverno com a explicação de especialistas!

1 - Aumentar o intervalo das lavagens

Um erro muito comum no inverno é passar dias sem lavar o cabelo (parece simples, mas a lavagem dos fios exige cuidados específicos). É certo que os cabelos ficam menos oleosos - ao contrário do que acontece no verão - mas deixar um intervalo maior entre as lavagens pode acumular resíduos no couro cabeludo. A dica é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, vale dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.

"Caso seja necessário lavar o cabelo diariamente, a dica é usar um xampu adequado e a hidratação deve ser feita apenas nos fios, longe das raízes", orienta a dermatologista Mariana Figueiredo, também membro da SBD.

2 - Lavar o cabelo com água quente

E por falar em lavar o cabelo, outro erro comum é usar água quente na hora da lavagem. O indicado é usar água morna ou fria, já que a alta temperatura pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.

Segundo a Dra. Analupe Webber, a água fria mantém a cutícula, que é a porção mais externa do fio do cabelo, fechada, mantendo a hidratação do fio e garantindo mais brilho. Já a água quente abre a cutícula e por isso a dermatologista indica lavar os fios com a água morna e finalizar o banho com a temperatura um pouco mais fria.

3 - Deixar a toalha por muito tempo no cabelo

Sabemos que tirar o excesso de água do cabelo após o banho é fundamental! Só que um erro bem comum é deixar a toalha por muito tempo nos fios: esse hábito pode abafar o couro cabeludo, o que pode enfraquecer o cabelo e até ocasionar queda dos fios. A dica é deixar a toalha enrolada nas madeixas por, no máximo, 10 minutos.

4 - Aplicar mais creme para evitar o frizz

Inverno é a época em que o frizz aumenta. E por isso, muita gente comete o erro de aplicar uma maior quantidade de creme para pentear para conter os fios arrepiados. No entanto, esse hábito é um erro: ao aplicar mais creme, você estará pesando o couro cabeludo com produtos, que podem se transformar em caspa que desidratam o cabelo.

O correto, em caso de frizz, é caprichar nas hidratações, já que o frizz é sinal de que as madeixam precisam de água e nutrientes. Vale apostar em máscaras de hidratação ou umectação com óleos capilares. É hora de criar um cronograma capilar e aqui você encontra todas as dicas para montar o seu!

5 - Não aplicar protetor térmico antes do secador

No inverno, o uso do secador aumenta para algumas pessoas. E um erro comum é deixar de aplicar um protetor térmico antes nos fios, ainda molhados, para protegê-los dos efeitos do calor. Sem proteção, os fios podem ficar ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas. O protetor térmico pode ser encontrado em forma de leave-in, creme para pentear e óleos.

Palavras-chave
Lifestyle Cabelo Beleza & Estilo Beleza Inverno Outono/Inverno
Sobre o mesmo tema
Verão: 5 produtinhos para cuidar do cabelo durante e depois da praia!
Verão: 5 produtinhos para cuidar do cabelo durante e depois da praia!
20 de dezembro de 2023
Beleza em dia na gravidez: descubra como evitar estrias, hidratar rosto e manter mais cuidados com corpo
Beleza em dia na gravidez: descubra como evitar estrias, hidratar rosto e manter mais cuidados com corpo
27 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
1 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias