Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
Power Couple
BBB21
Domingão do Faustão
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliette
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Dieta

Como cuidar dos cabelos no inverno: descubra os 5 erros mais comuns

Você sabe cuidar dos cabelos no inverno? Nessa época do ano, os fios merecem uma atenção especial: é que o frio pode deixar os fios mais secos, opacos, com muito frizz e pontas duplas, além de deixar o couro cabeludo mais seco e, com isso, abrir espaço para caspas. Por isso, confira os possíveis erros que você pode estar cometendo ao cuidar!

Você costuma lavar o cabelo com água quente no inverno? Aumenta a quantidade de creme só para conter o frizz? Se você aposta nesses hábitos, saiba que eles não são nada indicados nos cuidados essenciais com o cabelo no inverno. Nessa época do ano, o frio pode agredir as madeixas, deixando os fios com mais frizz, mais opacidade e até com caspa, devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

"Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia. A caspa, como é popularmente conhecida, pode ficar mais ativa no inverno devido ao calor da água no banho. Em muitos casos, é necessário realizar algum tratamento dermatológico mais específico", explica a dermatologista Analupe Webber, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Vídeo relacionado

Para quem tem fios cacheados e crespos, é comum perceber que o cabelo fica mais seco nessa época do ano por causa do formato do fio, já que não deixa a oleosidade natural chegar as pontas. Confira os 5 erros mais comuns na hora de cuidar as madeixas no inverno com a explicação de especialistas!

1 - Aumentar o intervalo das lavagens

Um erro muito comum no inverno é passar dias sem lavar o cabelo (parece simples, mas a lavagem dos fios exige cuidados específicos). É certo que os cabelos ficam menos oleosos - ao contrário do que acontece no verão - mas deixar um intervalo maior entre as lavagens pode acumular resíduos no couro cabeludo. A dica é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, vale dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.

"Caso seja necessário lavar o cabelo diariamente, a dica é usar um xampu adequado e a hidratação deve ser feita apenas nos fios, longe das raízes", orienta a dermatologista Mariana Figueiredo, também membro da SBD.

2 - Lavar o cabelo com água quente

E por falar em lavar o cabelo, outro erro comum é usar água quente na hora da lavagem. O indicado é usar água morna ou fria, já que a alta temperatura pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.

Segundo a Dra. Analupe Webber, a água fria mantém a cutícula, que é a porção mais externa do fio do cabelo, fechada, mantendo a hidratação do fio e garantindo mais brilho. Já a água quente abre a cutícula e por isso a dermatologista indica lavar os fios com a água morna e finalizar o banho com a temperatura um pouco mais fria.

3 - Deixar a toalha por muito tempo no cabelo

Sabemos que tirar o excesso de água do cabelo após o banho é fundamental! Só que um erro bem comum é deixar a toalha por muito tempo nos fios: esse hábito pode abafar o couro cabeludo, o que pode enfraquecer o cabelo e até ocasionar queda dos fios. A dica é deixar a toalha enrolada nas madeixas por, no máximo, 10 minutos.

4 - Aplicar mais creme para evitar o frizz

Inverno é a época em que o frizz aumenta. E por isso, muita gente comete o erro de aplicar uma maior quantidade de creme para pentear para conter os fios arrepiados. No entanto, esse hábito é um erro: ao aplicar mais creme, você estará pesando o couro cabeludo com produtos, que podem se transformar em caspa que desidratam o cabelo.

O correto, em caso de frizz, é caprichar nas hidratações, já que o frizz é sinal de que as madeixam precisam de água e nutrientes. Vale apostar em máscaras de hidratação ou umectação com óleos capilares. É hora de criar um cronograma capilar e aqui você encontra todas as dicas para montar o seu!

5 - Não aplicar protetor térmico antes do secador

No inverno, o uso do secador aumenta para algumas pessoas. E um erro comum é deixar de aplicar um protetor térmico antes nos fios, ainda molhados, para protegê-los dos efeitos do calor. Sem proteção, os fios podem ficar ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas. O protetor térmico pode ser encontrado em forma de leave-in, creme para pentear e óleos.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.