Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Órfãos da Terra
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Jezabel
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
The Voice Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo agosto 2019
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Maquiador ensina passo a passo ideal da make: 'É um equívoco começar pela pele'

Compartilhe no Facebook
O especialista e instrutor de maquiagem do Senac RJ Paulo Cézar Souza esclarece por que não é aconselhado iniciar a produção passando base em todo o rosto. Segundo ele afirma em entrevista ao Purepeople, o ideal é optar por passar as sombras primeiro, principalmente se forem de alguma cor mais escura ou mais pigmentada: 'Se você iniciar com a pele para ir aos olhos, se manchar e tiver com a pele pronta, vai ter que tirar toda aquela parte que você já fez'

Corretivo, base, sombra, delineador, lápis, pó compacto, blush, iluminador, batom... São tantos produtos de maquiagem que muitas vezes bate a dúvida sobre qual deles deve ser usado primeiro. Conseguir o famoso efeito Cinderela para uma pele impecável é o desejo de todas as mulheres, mas engana-se quem pensa que a pele deve ser o primeiro passo na make. É o que garante o maquiador Paulo Cézar Souza em entrevista ao Purepeople: "Há um equívoco de se começar pela pele."

Olhos antes da pele: 'Sempre ensino a começar pelos olhos'

Com as cores em alta para enaltecer o olhar e a tendência do metalizado escuro, o ideal é optar por começar pelos olhos para não correr o risco de borrar e estragar a pele como indica o instrutor do Senac RJ: "Eu sempre ensino a começar pelos olhos, porque, se você iniciar com a pele para ir aos olhos, pode fazer um olho escuro e, se manchar e tiver com a pele pronta, vai ter que tirar toda aquela parte que você já fez." Além de ter essa organização, Paulo explica que dentro do próprio olho tem uma ordem a ser seguida. "Então você começa pelos olhos e quando acabar vai para a sombra, delineador e máscara de cílios e só depois disso é que vem a pele", aconselha.

Primeiro passo: 'Usar água termal para fazer essa limpeza'

Antes de mais nada, a pele precisa ser bem cuidada e preparada para depois iniciar o uso dos cosméticos. O especialista opta pelo mesmo recurso do penteado wet hair: "Antes de fazer a pele tem que higienizá-la e eu recomendo usar água termal para fazer essa limpeza. Depois é só vir com o corretivo, a base e o pó compacto." Assim como os olhos, é recomendado fazer a make seguindo a ordem estabelecida pelo profissional e dar o último acabamento. "Após isso, é só finalizar! Pode ser com um spray fixador de maquiagem ou então um pó solto, translúcido para o acabamento da pele ficar mais homogêneo", sugere Paulo.

Maquiagem menos elaborada: 'Carregue no nécessaire'

Na correria do cotidiano, pode ser difícil conseguir alguns minutos para dedicar a uma maquiagem impecável, mas isso não é um problema para o especialista! Ele aconselha diminuir a quantidade de produtos para conseguir o mesmo efeito. "Para quem não tem muito tempo e quer ter uma make básica para qualquer imprevisto, indico que sempre carregue no nécessaire um corretivo, uma máscara de cílios, lápis de olho, duo de sombras marrom e bege e um batom. Pronto, estará feita", revela o maquiador.

(Com apuração de Helena Marques e texto por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.