A morte de Preta Gil, aos 50 anos vítima de complicações de um câncer, foi marcada por um triste coincidência. Em 2010, também em um 20 de julho, Cissa Guimarães perdeu o filho, Rafael Mascarenhas. O jovem foi atropelado enquanto andava de skate em um túnel fechado do Rio de Janeiro.
Mariana Belém, filha de Fafá de Belém e Raul Mascarenhas, foi quem alertou para a pesada coincidência. O pai da cantora e participante do "Game dos 100" (Record) era pai do filho menor de Cissa. "20 de julho. Quinze anos atrás meu irmão partia e hoje quem parte é uma das pessoas que mais me acolheu sem me conhecer tão bem, a Preta", lamentou a respeito da filha de Gilberto Gil;
Preta havia se mudado para os EUA em maio buscando um outro tratamento contra o tumor descoberto em janeiro de 2023. No final de 2024, a cantora e empresária passou por uma longa cirurgia de quase 24h. Nas últimas horas, a irmã de Bela Gil tentou regressar ao Brasil ao descobrir que já estava desenganada, mas não houve tempo.
A filha de Fafá recordou então que Preta perdeu um irmão, igualmente em acidente de trânsito, em 1990. E que na época recebeu apoio da cantora. "Ela também perdeu um irmão jovem como o meu e me acolheu na mesma dor. Eu sempre falei da minha gratidão a ela por isso. Eu jamais esqueci o quanto ela foi importante no meu luto", destacou Mariana Belém.
A família de Preta ainda trata dos trâmites para o traslado do corpo da empresária e, por ora, não há informações sobre velório e sepultamento ou cremação. Além de cantora e empresária, Preta Gil também foi apresentadora de TV - teve uma atração que durou poucos meses na Band - e atriz de novelas da Globo e da Record.
player2