Poucas horas após a chegada do corpo de Preta Gil ao Brasil, o pai da cantora, Gilberto Gil, se pronunciou pela primeira vez a respeito da morte da filha, vítima de câncer, aos 50 anos, no final de semana, em Nova York (EUA). No voo vieram ainda o único filho e a única neta de Preta, além da madrasta da cantora, Flora Gil, que consolou a menina de 9 anos.
"Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter para sempre", afirmou Gil, que em fevereiro de 1990 havia perdido o filho Pedro Gil após o músico ficar nove dias em coma por conta de um acidente de carro. No seu Instagram, o cantor e compositor compartilhou trecho de show ao lado da filha - veja postagem nesta matéria - além de várias fotos com a herdeira.
O corpo de Preta será levado agora ao Rio de Janeiro e, atendendo desejo da cantora, será velado no Theatro Municipal. A cerimônia de despedida deve começar às 9h e se estender até as 13h, sem contar com a presença de um trio elétrico, como a artista queria.
Por outro lado, ruas próximas ao teatro serão fechadas já na noite desta quinta-feira (24) a partir das 19h. Em seguida, o corpo será cremado no Cemitério da Penitência - a filha de Gil teria manifestado desejo de ser sepultada em Salvador, cidade natal do pai.
Preta Gil estava nos EUA desde maio para um tratamento experimental contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. No ano passado, a doença apresentou metástase em quatro órgãos, e o reto precisou ser amputado.
Já em dezembro, a cantora passou por uma longa cirurgia de mais de 20 horas. Nos últimos dias, a saúde de Preta se agravou ainda mais e a filha de Gil tentou voltar ao Brasil, porém morreu em uma ambulância quando se dirigia ao aeroporto.
player2