A morte precoce de Gilsinho, cantor de sambas-enredo da Portela no carnaval do Rio, por complicações de uma cirurgia bariátrica deixaram o mundo do samba de luto. Com passagens por outras escolas, como Vai-Vai e Tom Maior, o intérprete morreu aos 55 anos na última terça-feira (30) e o corpo foi velado na quadra da azul e branca sob forte emoção da família e amigos.
A tragédia que envolveu Gilsinho lembra a morte de uma atriz de novelas da Globo em agosto de 2011 aos 51 anos e que contracenou com Angélica no infantil "Flora Encantada". Fernanda Lobo se submeteu à cirurgia para redução do estômago, porém enfrentou complicações e acabou não resistindo, vindo à óbito.
Mineira de Cataguases, cidade afastada 5h da capital, Belo Horizonte, teve papel de destaque em "Chocolate com Pimenta", na qual foi a Mulher Barbada. Formada pela Casa das Artes das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, nos anos 1980, chegou à Globo na década seguinte e fez outras novelas como "Fera Ferida" e o remake de "Irmãos Coragem".
O último trabalho na TV, em 2010, foi na série de humor "S.O.S Emergência". No mesmo ano esteve em nova versão para o cinema do livro "Meu Pé de Laranja Lima", adaptado algumas vezes para a televisão, ao lado de João Guilherme, filho de Leonardo e intérprete do sofrido protagonista Zezé.
Dois anos antes da morte trágica de Fernanda, Chiquinho Scarpa enfrentou complicações também por conta de bariátrica e permaneceu 45 dias em coma induzido. Em 2022, um novo susto com internação de cinco meses e seis cirurgias, além da perda de 8kg de massa muscular. O conde enfrentou ainda quadro de diverticulite.