






Invasão de campo e duas mortes fora do estádio após atropelamento. O futebol voltou a viver uma tragédia na noite desta quinta-feira (10), no Chile, quando se enfrentaram Colo-Colo e Fortaleza pela segunda rodada da Taça Libertadores. A partida foi interrompida no segundo tempo sem que os times alterassem o 0 x 0 e ainda não se sabe se o jogo será retomado ou não.
Os incidentes começaram quando torcedores tentaram entrar no Estádio Monumental sem ingressos causando um grande tumulto e sendo necessária intervenção dos policiais chilenos. Uma viatura passou a disparar gás lacrimogêneos e na confusão atropelou um garoto de 13 anos e uma adolescente de 18. Ambos morreram.
+ os detalhes chocantes da invasão à casa de Giovanna Ewbank
Pelo menos 10 torcedores do Colo-Colo, cujo centenário será completado no próximo dia 19, foram presos. O "Campeão Eterno" já ganhou uma Libertadores (1991), uma Recopa e uma Copa Interamericana (ambas em 1992), além de 34 campeonatos nacionais (o mais recente em 2024). Aproximadamente 100 pessoas participaram da tentativa de invasão ao estádio, segundo o promotor.
As câmeras de segurança irão apontar o que aconteceu de fato do lado de fora do Monumental. Já no interior do estádio, novamente a Libertadores assistiu à invasão de campo. Jogador do Fortaleza e ex-Palmeiras, Deyverson relatou ao árbitro que objetos foram arremessados pela torcida chilena. O caos se estabeleceria logo depois, aos 24 minutos do segundo tempo.
+ o que aconteceu com funcionários da casa de Giovanna Ewbank após invasão?
O vidro que separa o campo da arquibancada foi quebrado, levando aos "torcedores" a invadir o campo. Nisso, o time do Fortaleza foi às pressas para o vestiário. Já a equipe do Colo-Colo tentou controlar sua torcida e, em seguida, conseguiu acalmar quem permaneceu na arquibancada.
Por sua vez, os árbitros também deixaram o gramado. Após uma hora de paralisação, se optou pela interrupção do jogo. Entidade responsável pela Libertadores, a Conmebol disse em nota lamentar "profundamente o falecimento de dois torcedores" e expressou as "mais sinceras condolências" às famílias.
Ainda resta definir o que irá acontecer em relação à partida em si. Tanto os 21 minutos restantes, mais acréscimos, podem ser jogados em outro dia. Como a Justiça pode determinar o resultado do confronto pelo grupo E, onde estão ainda Atlético Bucaramanga (líder com 4 pontos) e Racing (segundo lugar, com 3), ambos com dois jogos.
O Colo-Colo tem 1 ponto e o Fortaleza, 0 - na classificação, as equipes aparecem apenas com uma partida disputada. Até o momento, o Colo-Colo encara o Racing no dia 22 no mesmo estádio, enquanto o Fortaleza, no dia 23, enfrenta o Atlético na Colômbia.