No dia em que o Brasil relembrou os 35 anos da morte de Cazuza, em 7 de julho de 2025, um gesto simples, mas carregado de simbolismo, emocionou os presentes na exposição "Cazuza Exagerado", no Rio de Janeiro. Ney Matogrosso, ex-namorado e eterno amigo do artista, esteve ao lado de Lucinha Araújo, mãe do cantor, para uma participação afetuosa no evento que celebra a vida e a obra de um dos maiores nomes da música nacional.
A imagem do reencontro entre Ney e Lucinha, marcada por um beijo na cabeça e olhares de cumplicidade, rodou as redes sociais como um símbolo da memória viva de Cazuza. A foto, feita no Terraço do Shopping Leblon, onde está montada a exposição, resume a profundidade do vínculo que resistiu ao tempo, à morte e às dores do passado... Veja em nossa galeria acima!
A história entre Ney Matogrosso e Cazuza começou no fim dos anos 1970, quando o então jovem poeta tinha apenas 17 anos. O namoro durou poucos meses, mas foi intenso e transformador. Ney já declarou, em diversas entrevistas, que foi “completamente apaixonado” e que via no parceiro uma dualidade fascinante: um Cazuza público, extravagante e rebelde; e outro íntimo, doce e encantador.
Mesmo após o fim do relacionamento, que teve episódios turbulentos e que foram retratados no filme "Homem com H", o carinho nunca deixou de existir. Ney permaneceu ao lado do cantor até seus últimos dias, já debilitado pela AIDS. “Seguimos amigos, nos amando, mas sem sexo”, disse em entrevista recente à Veja.
A exposição "Cazuza Exagerado", que ocupa 1.500 metros quadrados do Shopping Leblon, é a maior já realizada sobre o artista. Com curadoria de Ramon Nunes Mello e idealização da Sociedade Viva Cazuza, presidida por Lucinha Araújo, a mostra apresenta nove ambientes que recriam momentos marcantes da vida de Cazuza, da juventude em Ipanema à explosão solo com álbuns como "Exagerado" e "Burguesia".
No dia 7 de julho, a programação do Cazuza Day foi intensa: teve abertura sonora com Dodô Cunha, apresentação musical de Cadu Caruzo (cover autorizado pela família), e um dos momentos mais esperados: o bate-papo entre Ney, Lucinha e o curador Ramon. Durante o encontro, Ney interpretou “Poema”, música escrita por Cazuza e dedicada à avó, eternizada na voz do próprio Ney Matogrosso. Mais tarde, o jovem cantor Tiago Pantaleão assumiu o palco com releituras emocionantes da obra do homenageado.
Antes de ir ao evento, Ney chegou a publicar uma foto rara dele ao lado de Cazuza, seu eterno amor. "Com Cazuza", escreveu na imagem que mostrava os dois sorrindo, bem jovens, em preto e branco.
player2