Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Mar do Sertão
Novela O Cravo e a Rosa
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
Novela Será Isso Amor?
Novelas Mexicanas
Novelas Turcas
TV
A Fazenda 2022
Ilha Record
Masterchef Brasil
BBB 23
Reality Show
De Férias com o Ex
Casamento às Cegas
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro
Séries
Pacto Brutal
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Viviane Araujo
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Giovanna Grigio

Félix, Ivan, Ramona e mais! Você lembra dos personagens LGBTQIA+ mais marcantes de novelas?

Félix, Ivan, Ramona e mais! Você lembra dos personagens LGBTQIA+ mais marcantes de novelas?
21 fotos
Ao longo dos anos, a demanda por personagens LGBTQIA+ na televisão foi aumentando. Graças à abertura do assunto em novelas, temas mais sensíveis sobre a comunidade pode ser abordado nas famílias brasileiras. Confira a galeria com alguns personagens LGBTQIA+ marcantes.

Nesta quinta-feira (30), se encerra o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Nas novelas, a representatividade acontece com personagens assumidamente queers. Seja com beijo entre casais do mesmo sexo, ou com personagens e atores trans, aos poucos, a televisão abre espaço para discussões mais profundas e entra na casa do brasileiro. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Abaixo, listamos alguns personagens LGBTQIA+ marcantes em novelas brasileiras

Primeiro beijo homossexual em novelas foi na TV Tupi

O primeiro beijo homossexual entre duas personagens de novela aconteceu na extinta TV Tupi, em 1963. A novela era "A Calúnia" e a cena, o primeiro passo de um marco para a comunidade LGBTQIA+, não tem registros e foi protagonizada pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide.

Entrada da temática trans na TV foi através de Claudia Raia

Claudia Raia foi uma das primeiras personagens trans na TV. Em "As Filhas da Mãe", de 2001, Ramona chegava ao Brasil após fazer a cirurgia de transição de gênero. O público não recebeu bem a personagem. Foi só em 2011, dez anos depois, que as novelas voltaram a mostrar casais LGBTQIA+.

SBT surpreende com beijo homossexual em novela

O primeiro beijo de personagens homossexuais no SBT aconteceu em 2011. As personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) faziam parte da novela "Amor e Revolução". O beijo durou quase um minuto e gerou repercussão na época.

Novelas ganham mais representatividade

A partir de então, a entrada de personagens e casais aumentou. Um dos mais memoráveis e que ganhou foi o casal Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), em "Amor à Vida", 2013. A história dos personagens foi construída ao longo da novela e, com isso, a torcida pelo casal aumentava a cada capítulo. No dia do beijo, o público comemorou como um gol em Copa do Mundo.

Em contrapartida, as personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg foram reprovadas pelo público em "Babilônia", 2015. Logo no primeiro episódio, elas deram um beijo que foi bastante criticado, o que fez com que cenas de afeto entre as duas fossem cortadas.

Carol Duarte trouxe o diálogo sobre a transição de gênero para o grande público em "A Força do Querer", em 2017. Mesmo sendo uma atriz cis, fazendo o papel de um homem trans, Carol conseguiu tratar com o respeito devido o tema. O questionamento da comunidade LGBTQIA+ sobre esse personagem específico era se o certo não seria um ator trans interpretar o papel.

Também em 2017, "Malhação: Viva a Diferença" chegava para tratar de diversos assuntos tidos como polêmicos pela sociedade. A novela foi um sucesso, ganhando, até, uma série após a transmissão na TV aberta. Giovanna Grigio e Manoela Aliperti interpretaram Samantha e Lica e foram bastante shippadas pelos telespectadores.

E falando em atores e atrizes trans. Glamour Garcia foi bastante celebrada ao interpretar Britney em "A Dona do Pedaço", 2019. Pelo papel, a atriz ainda conseguiu ganhar premiações importantes da televisão brasileira.

Atualmente, Silvero Pereira interpreta o personagem Zaquieu, no fenômeno "Pantanal". Na fazenda, o personagem não esconderá sua orientação. Porém, sofre com alguns ataques homofóbicos.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.