Novela 'Pantanal' na Globo: conheça os personagens, saiba a história e veja fotos!
Atualizado em 24 de março de 2022 15:38
Publicado em 22 de março de 2022 15:44
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
'Pantanal' estreia remake nesta segunda-feira (28). Conheça detalhes da história e quem são os personagens da novela de Bruno Luperi que contam a trajetória de Juma Marruá e José Leôncio. Fotos!
Novela 'Pantanal' na Globo: conheça os personagens, saiba a história e veja fotos! Novela 'Pantanal' ganha remake na Globo a partir de 28 de março de 2022 Joventino Leôncio (Irandhir Santos) é o pai de José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira). Homem justo e pai amoroso, se instala no Pantanal e some durante caçada, na novela 'Pantanal' José Leôncio (Renato Góes) vai sofrer com o sumiço do pai, Joventino Leôncio (Irandhir Santos), durante caçada. O fazendeiro é pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos) na novela 'Pantanal' José Leôncio (Marcos Palmeira) vai ficar frustrado por não ser para os filhos, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos), um pai como foi o seu para ele, na novela 'Pantanal'
Veja + após o anúncio

A novela "Pantanal" ganha remake a partir desta segunda-feira, 28 de março, na faixa das nove na Globo. Com promessa de ser fiel ao original de 1990, mas com pequenas alterações. A novela traz a história de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e seus filhos, um deles, Jove (Jesuíta Barbosa), que se apaixona por Juma Marruá, vivida por Alanis Guillen.

O ponto de partida mostra a chegada de Joventino ao Pantanal com seu filho, José Leôncio, a quem ensina ser um peão. Em uma caçada, porém, o patriarca some e nunca mais aparece. Cabe ao filho tocar os negócios do pai e em uma viagem se apaixona por Madeleine (Bruna Linzmeyer), a rica filha de Antero (Leopoldo Pacheco) e Mariana (Selma Egrei).

Da relação nasce Jove (Jesuíta Barbosa), mas o casamento não resiste ao forte choque cultural de Madeleine com o Pantanal. Paralelamente, Leôncio é surpreendido pela mulher de currutela Filó (Letícia Salles/Dira Paes), mãe de outro filho seu, Tadeu (José Loreto).

'Pantanal' tem vingança contra Gil e Maria

Por fim, um terceiro filho de Leôncio aparece: José Lucas de Nada (Irandhir Santos), filho do fazendeiro com outra prostituta. Ao mesmo tempo, "Pantanal" fala da história de vingança envolvendo grilagem, Gil (Enrique Diaz) e Maria (Juliana Paes), que têm três filhos assassinados e se tornam pais de Juma (Alanis).

Se a jovem pode virar onça, o Velho do Rio (Osmar Prado) tem o poder de se se transformar em cobra. A entidade é uma espécie de protetor daquelas terras e, na realidade, o espírito de Joventino.

Confira quem é quem em "Pantanal" e veja fotos na galeria!

Renato Góes e Bruna Linzmeyer vivem José Leôncio e Madelaine na 1ª fase da novela 'Pantanal' © Divulgação, TV Globo

Novela 'Pantanal': confira quem é quem!

1ª fase

Joventino Leôncio (Irandhir Santos) – É o peão que comanda as comitiva exímio talento. É o pai carinhoso de José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira), além de ser um homem com caráter de justiça e honestidade.

José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira) – Filho único de Joventino (Irandhir Santos) que perdeu a mãe muito cedo. Se torna pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos), mas lamenta não ser para os filhos o pai que o seu foi para ele.

Quim (Chico Teixeira) – Peão dono de comentários na maioria das vezes impertinentes. É amigo de Tião (Fabio Neppo) e ficará ao lado de José Leôncio (Renato Goes) depois que Joventino (Irandhir Santos) some.

Tião (Fabio Neppo) – Outro peão da fazenda de Joventino (Irandhir Santos) é considerado mais que um simples funcionário. Estabelece grande amizade com Quim (Chico Teixeira).

Antero Novaes (Leopoldo Pacheco) – Homem que une educação com honestidade e representante da alta sociedade. Marido de Mariana (Selma Egrei) e pai de Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) e Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado).

Mariana Braga Novaes (Selma Egrei) – Mulher de grande intuição e moralista, é mãe de Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) e Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), a quem controla desde cedo.

Irma Novaes (Malu Rodrigues/Camila Morgado) – Filha mais velha de Mariana (Selma Egrei) e Antero Novaes (Leopoldo Pacheco), sempre foi controlada pela mãe, sendo uma jovem bem obediente e com pudor elevado.

Madeleine Novaes (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) – Filha caçula de de Mariana (Selma Egrei) e Antero Novaes (Leopoldo Pacheco), é uma jovem com muita sensualidade e que não segue as regras. Tem muitos amigos embora a mãe esteja sempre atenta aos seus passos.

Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler) – Também representante da tradicional família do Rio, vê a ligação com a família de Mariana (Selma Egrei) se estreitar a ponto de se relacionar com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), por quem vai ser manipulado com frequência.

Gil (Enrique Diaz) – Homem simples que não sabe ler e em escrever, porém bastante correto e ótimo marido para Maria (Juliana Paes). No Sarandi, Paraná, acaba se envolvendo em um assassinato ao ser passado para trás. É assim que vai parar no Pantanal.

Maria Marruá (Juliana Paes) – Mulher cuja vida é simples e sem nenhum tipo de luxo. Perde três filhos e com eles uma parte de si mesmo. Por isso, acredita ser alvo de maldição quando fica grávida de Juma (Alanis Guillen), chegando a tentar se livrar da criança após o parto.

Velho do Rio (Osmar Prado) – É um ser encantado que se relaciona entre os mundos físico e espiritual. É um guardião das terras que pode se transformar em sucuri.

Eugênio (Almir Sater) – É o chalaneiro mítico que tem como missão acabar com o mal, carregar os espíritos e causando o equilíbrio das terras.

Marcos Palmeira vive José Leôncio na segunda fase de 'Pantanal'

Novela 'Pantanal': confira quem é quem!

2ª fase

Filó (Leticia Salles/Dira Paes) – Se torna empregada de José Leôncio (Renato Goes/Marcos Palmeira), pai de seu único filho. Mulher ligada à fé, foi expulsa de casa aos 12 anos e se abrigou em uma currutela. É uma pessoa disposta a tudo para proteger o patrão.

Tadeu (José Loreto) – Homem simples e que não pensa grande, o filho de José Leôncio (Renato Goes/Marcos Palmeira) recebe a mesma educação que ele recebeu do avô, Joventino.

Tibério (Guito) – Capataz de José Leôncio (Renato Goes/Marcos Palmeira) e homem de confiança do fazendeiro. Tanto que comanda a fazenda em sua ausência, porém nunca usa a força para impor sua palavra.

Trindade (Gabriel Sater) – Violeiro e peão, aparece na fazenda de José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira), para surpresa de todos. Graças a Tibério (Guito) vai ficar na propriedade e espantar a todos com suas visões.

Levi (Leandro Lima) – Peão que trabalha na fazenda de José Leôncio (Renato Goes/Marcos Palmeira) e que quer se tornar maior que ele.

José Lucas de Nada (Irandhir Santos) – Filho de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) com uma prostituta, tem o sobrenome porque não conhecia o seu pai. Criado pela mãe, pela avó, e pelos muitos peões, é peão e caminhoneiro.

Ari (Claudio Galvan) – É o responsável por fazer a comunicação via rádio no Pantanal. É ainda o piloto de avião antes do posto ser ocupado por Tadeu (José Loreto).

Jove (Jesuita Barbosa ) – Filho de Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) é criado no Rio de Janeiro após nascer no Pantanal. Após uns anos, retorna ao Pantanal para reencontrar o pai, se apaixonando por Juma (Alanis Guillen).

Nayara (Victoria Rossetti) – Garota sem qualquer juízo se apaixona por Jove (Jesuíta Barbosa) e só descobre que ele é filho de Madeleine (Karine Teles), a quem segue na web.

Zaquieu (Silvero Pereira) – É o mordomo de Mariana (Selma Egrei) e que já sofreu muito na vida. Vai se encontrar ao ser contratado pela família dela, com quem estabelece forte relação. Tem dom na cozinha.

Juma Marruá (Alanis Guillen ) – Recebe da mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), ensinamentos para se defender de quem cruza seu caminho. É exímia caçadora e independente. Vai se envolver com Jove (Jesuíta Barbosa), depois que o Velho do Rio (Osmar Prado), o larga ferido em sua casa.

Muda (Bella Campos ) – Apesar do apelido, sabe falar. Viaja para o Pantanal querendo vingar a morte do pai, morto por Gil (Enrique Diaz). Vai ser adotada por Maria Marruá (Juliana Paes) e estabelecer relação de amizade com Juma (Alanis Guillen). É assim que desiste de seus planos.

Tenório (Murilo Benício) – Da mesma forma que Muda (Bella Campos) e Maria Marruá (Juliana Paes), Tenório é dono de um passado que opta esconder. É casado com Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia) é cheio de moral e preconceitos, por outro lado tem uma segunda família.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) – Ganha o apelido por ser maltratada, pela vida e por Tenório, seu marido. Vai sofrer com a ida da filha para São Paulo e, ao mesmo tempo, sequer imagina que o marido tem uma outra família naquele estado.

Guta (Julia Dalavia) – Formada em Engenharia, a filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria (Isabel Teixeira) retorna dos estudos com ar mais independente. Se tornou ainda uma mulher forte e será surpreendida com a descoberta que o pai tem outra família. Vai se apaixonar por Jove (Jesuíta Barbosa).

Alcides (Juliano Cazarré ) – Dono de uma beleza diferente, se torna capataz de Tenório (Murilo Benício). Assim como Muda, vai ao Pantanal em busca de justiça, mas será surpreendido ao se ver apaixonado por Maria (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia), porém é desprezado por ela.

Zefa (Paula Barbosa) – Mulher que se torna empregada de Tenório (Murilo Benício) quando Maria Bruaca (Isabel Teixeira) fica sabendo a segunda família do marido. Zefa ama cozinhar e gosta de se meter no que não lhe diz respeito.

Zuleica (Aline Borges) – Mãe de Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Caue Campos), e segunda mulher de Tenório (Murilo Benício), que irá se ver dividido entre ela e Maria (Isabel Teixeira). Zuleika por conta do seu caráter não quer ser feliz às custas de Maria.

Marcelo (Lucas Leto) – Filho mais velho de Tenório (Murilo Benício) e Zuleica (Aline Borges) é sonhador, cheio de disciplina e que ocupa o lugar do pai quando ele está ausente.

Renato (Gabriel Santana) – É o filho de Zuleica (Aline Borges) e Tenório (Murilo Benício) que age por impulso e acredita que sua família se sobrepõe a todas as outras. Tem personalidade ácida e aguda.

Roberto (Cauê Campos) – Rapaz que gosta de estudar e de ler, vai tentar acalmar a situação durante as brigas da família. Não se parece em nada a Renato (Gabriel Santana) e tem personalidade mais parecida com Marcelo (Lucas Leto).

Levi (Leandro Lima) é outro peão da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), na novela 'Pantanal' © Divulgação, TV Globo
Nayara (Victoria Rossetti) é uma jovem que não tem um pingo de juízo. É namorada de Jove (Jesuíta Barbosa), na novela 'Pantanal' © Divulgação, TV Globo
Muda (Bella Campos) parte rumo ao Pantanal em busca de vingança, na novela 'Pantanal', mas que vai estabelecer forte relação com Juma (Alanis Guillen), filha do homem que matou seu pai © Divulgação, TV Globo
Sobre
Palavras-chave
Novela Pantanal Novelas Quem é quem? Elenco Fotos de famosos TV Entretenimento Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
9 de janeiro de 2024
Nova estrela da Globo! Conheça Theresa Fonseca, atriz que ganhou papel de Mariana na novela 'Renascer'
Nova estrela da Globo! Conheça Theresa Fonseca, atriz que ganhou papel de Mariana na novela 'Renascer'
5 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Casamento na novela 'Renascer': Maria Santa (Duda Santos) usa vestido de noiva com crochê no 'sim' para José Inocêncio. Fotos!
Casamento na novela 'Renascer': Maria Santa (Duda Santos) usa vestido de noiva com crochê no 'sim' para José Inocêncio. Fotos!
30 de janeiro de 2024
Tchau, Globo! Paolla Oliveira, Regina Casé, Larissa Manoela, Isabelle Drummond e mais deixam emissora em 2023
Tchau, Globo! Paolla Oliveira, Regina Casé, Larissa Manoela, Isabelle Drummond e mais deixam emissora em 2023
5 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias